Como montar uma empresa de artigos para churrasco

Churrasco. Só de pronunciar esta palavra tenho certeza que todo mundo fica com água na boca e com vontade de apreciar este prato delicioso. E, não é à toa, que centenas de milhares de brasileiros pensam assim e, por isso, fazem do churrasco uma das opções de comidas mais gostosas de aproveitar com os amigos e acompanhando uma gelada!

Mas, para fazer um excelente churrasco, aquele que não falta nada, é preciso de diversos tipos de carnes, como de boi, franco e porco, bem temperados e com acompanhamentos saborosos, como farofas, maionese fresca, vinagrete, saladas e diversos outros. Então, que tal aproveitar esta grande demanda e abrir um negócio próprio que ofereça tudo para churrascos?

Como montar uma empresa de artigos para churrasco

Quem entra no segmento dos artigos para churrasco precisa ter em mente que precisa atender toda esta complexidade e oferecer os melhores produtos e um serviço completo para seus clientes não precisarem se deslocar para outros lugares a procura de alimentos que faltam para seu churrasco. Na verdade, os estabelecimentos voltados para a venda de artigos para churrasco são semelhantes a açougues, a única diferença é que eles são mais modernos e procuram dar condições para os clientes fazerem o seu churrasco completo tudo em um único lugar.

Análise de mercado de artigos para churrasco

No Brasil, além dos açougues normais, há pouca exploração no mercado de artigos para churrasco. Porém, este é um segmento extremamente promissor, já que a grande parte da população adora fazer um churrasco nos finais de semana e feriados. Ou seja, público você tem para atender e concorrência quase não há!

Localização de uma casa de artigos para churrasco

A escolha do melhor lugar para abrir uma casa de artigos para churrasco é crucial, já que um erro na localização pode ser caminho andado para o fracasso do negócio. Portanto, antes de escolher a primeira proposta que for apresentada a você, primeiro analise o local, o perfil das pessoas que circulam por ali e, principalmente, se há uma boa movimentação de pessoas por ali durante a semana toda e de dia.

Vale ressaltar que, geralmente, os potenciais consumidores de uma casa de artigos para churrasco são as pessoas de poder aquisitivo maior, já que são estas que gastam mais dinheiro nos seus churrascos completos.

Além disso, mesmo que não haja muita concorrência em artigos para churrasco, é importante analisar se há outros potenciais estabelecimentos que possam afetar os lucros do seu negócio e que não precisam ser necessariamente do mesmo aspecto seu. Supermercados e açougues normais, por exemplo, são concorrentes em potencial.

Conheça também o Como Montar um Negócio de Marmitex, vale a leitura.

Estrutura de uma casa de artigos para churrasco

Uma casa de artigos para churrasco não tem muito segredo em relação a sua estrutura. Mas, é claro que deve haver algumas separações dentro do estabelecimento, principalmente por questão de higiene. Uma área reservada para os cortes da carne, outra para o escritório, outro para o banheiro dos funcionários, o caixa, um local para atender os pedidos de carne e outro (que pode ser em frente da bancada) para expor os outros produtos do estabelecimento.

Em relação aos equipamentos para abrir uma casa de artigos para churrasco, os básicos e principais no início são:

  • Balanças
  • Empacotadeiras
  • Bandejas
  • Facas
  • Freezers
  • Geladeiras

Os equipamentos para churrasco também devem fazer parte das vendas do seu estabelecimento, como os espetos de madeira e metal, grelhas, churrasqueiras, carvão e entre outros. Em relação aos móveis do escritório, você pode se limitar ao básico, que é um computador, impressora e um telefone.

Perfil do consumidor de artigos para churrascos

Como já abordamos anteriormente de forma breve, os potenciais clientes de uma casa de artigos para churrasco são aqueles que possuem um poder aquisitivo maior, ou seja, são as pessoas que querem fazer um churrasco completo e não medem gastos. Mas, para que eles deixem de consumir os seus produtos em açougues ou supermercados, é muito importante que você ofereça novidades e, principalmente, os melhores produtos de churrasco, incluindo carnes, acompanhamentos e variedades de bebidas.

Mas, isto também não quer dizer que uma população de poder aquisitivo menor não vá comprar no seu estabelecimento. Ledo engano. Eles também compram muito, porém, estamos fazendo um levantamento dos mais potenciais consumidores.

Conservação de carnes (Muito Importante!)

Se você quer clientes, então primeiramente você precisa oferecer carnes de qualidade e frescas. Para tanto, é necessário que você contrate e especialize os seus funcionários para terem boas condições higiênicas e siga as regras estabelecidas pelos órgãos brasileiros, como, por exemplo, em relação ao piso do local que devem ser brancos, azulejos brancos e diversas outras exigências.

Na conservação de carnes, é fundamental que você mantenha os seus freezers e geladeiras na temperatura ideal para deixá-las ideais para consumo. Atente-se também para a data de validade de cada produto e, principalmente, faça uma fiscalização rigorosa de cada produto que entra no seu estabelecimento. Só assim você garante um serviço e produtos de qualidade para sua clientela.

Tipos de carnes para vender em uma casa de artigos para churrasco

Os tipos de carnes para churrasco são os mais diversos. Da carne bovina, por exemplo, é retirado a picanha, a costela, a maminha, a fraldinha, a alcatra, o filé, o contrafilé e entre outros. Da suína, pode ser retirado a paleta, a costeleta e o pernil, principalmente. Já a carne de frango, pode ser aproveitado diversos cortes, como a coxa, a sobrecoxa, o peito de frango e as asas.

Em relação aos acompanhamentos que devem ser vendidos em uma casa de artigos para churrascos, destacam-se, principalmente, as saladas, o pão, a linguiça, o queijo, o vinagrete, as farofas (variadas) e maionese.

É fundamental que no seu estabelecimento, você procure oferecer essa variedade de carnes e acompanhamentos, pois assim você agradará diversos tipos de clientes, evitando que eles saiam da sua casa de artigos para churrasco insatisfeitos.

Dicas para melhorar o seu negócio

É muito importante que você siga algumas dicas para evitar futuras complicações no seu estabelecimento. Entre elas, destacam-se:

  1. Emissão da nota fiscal: A nota fiscal é a única garantia que o seu consumidor tem para reivindicar os seus direitos caso seja necessário, então é muito importante que você faça a sua parte emitido-as. Caso você deixe de lado este dever, as chances de você ter algum problema com a justiça, no nível do fechamento do negócio, é muito grande.
  1. Treinamento dos funcionários: Se o seu cliente deixou de frequentar açougues ou supermercados e optou por frequentar a sua casa de artigos para churrasco, então o mínimo que ele espera é que o local possua um atendimento agradável, um local aconchegante e higiênico. Portanto, um bom treinamento dos funcionários é essencial.
  1. Uso do uniforme: Para melhorar ainda mais a qualidade do serviço e dos produtos do seu estabelecimento, é muito importante que haja o uso do uniforme na sua casa de artigos para churrasco, como luvas, toucas e peças de roupas brancas.
  1. Mantenha o local impecável e pratique a boa higiene: Lavar as mãos a todo momento e, principalmente, manter o local impecável e livre de sujeiras, é fundamental. Muito cuidado!

Perfil do empreendedor de artigos para churrasco

O empreendedor que deseja abrir uma casa de artigos para churrasco, precisa, portanto, levar jeito com este segmento. Ter bons conhecimentos no passo a passo da realização de um churrasco completo, saber e sempre pesquisar os preços médios das carnes no mercado e ter excelentes noções em negócios, marketing, atendimento ao cliente e divulgação, é muito importante.

Sempre procurar por dicas para deixar o seu negócio blindado na crise é essencial para evitar imprevistos. Além disso, ser um líder da sua equipe de funcionários também é importante para incentivar o bom trabalho, o bom atendimento e outros aspectos primordiais.

Como montar uma empresa de artigos para churrasco

Divulgação da casa de artigos para churrasco

A Televisão ainda é um dos meios de conversão para propagandas grandioso, porém, quem não dispõe de um orçamento tão alto para investir neste meio de publicidade, também pode optar por outras ferramentas, como as redes sociais, os jornais ou panfletagem. Entre esses três, a melhor opção são as redes sociais que estão crescendo drasticamente. Realizar campanhas patrocinadas no Facebook, por exemplo, no Facebook para Empresas, pode ser uma excelente estratégia de conquistar mais clientes. Além disso, você pode setar o seu público-alvo como quiser, levando em consideração a cidade que quer atingir, idade, interesses e sexo.

Desenvolvimento de um plano de negócios

Embora tenhamos dados todas as dicas de como montar uma empresa de artigos para churrasco, elas não substituem a elaboração de um minucioso plano de negócios. Na verdade, para garantir o sucesso do seu estabelecimento, o planejamento é, com certeza, a chave principal para evitar complicações e imprevistos. Os quesitos mais importantes que devem fazer parte deste documento são localização, capital de investimento inicial e análise de mercado. Caso você não saiba como fazer um planejamento, clique aqui para conferir como fazer um plano de negócios perfeito.

E aí, caro leitor, agora que você já sabe como montar uma empresa de artigos para churrasco, que tal começar a providenciar os primeiros detalhes? Tenho certeza que o seu negócio será um sucesso! Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo e curtir a nossa página no Facebook para acompanhar as dicas de negócios e novidades que trouxemos para você. Bons negócios!

One Response

Leave a Reply