Dicas para sobreviver à crise financeira

Em tempos de crises financeiras temos que recorrer aos mais variados meios para tentar manter o padrão de vida e assim garantir o suprimento de necessidades básicas, mais o que fazer quando vemos o orçamento apertando e as dividas aumentando? O que fazer quando as vacas magras devoram as vacas gordas?

Dicas para sobreviver à crise financeira

Economize

A substituição de produtos por outros de igual qualidade, mas com um preço mais acessível pode ser um ótimo começo, mudar o tipo de consumo sem afetar muito o estilo de vida é também uma ótima opção para se manter bem em tempos difíceis isso se faz evitando despesas desnecessárias e vetando desperdícios, é necessário que toda a família pense no futuro e tente gastar o dinheiro sempre investindo em qualidade aliada ao custo benefício, poupar hoje para não precisar se desfazer de um bem durável amanhã.

Planeje gastos em família

Traçar metas de consumo e colocar no papel uma lista de prioridades assim o consumo vai ser linear e proporcional o gasto familiar seguirá um padrão de prioridades, exemplificando suponhamos que na lista feita por um casal e seus dois filhos o item 1° seja alimentação e o item final digamos o 12° seja vestuário o dinheiro irá sendo gasto de acordo com as prioridades desse modo se ao gastar com todos os itens anteriores definidos pela família como necessários a família ainda tiver recursos o item 12° seja atendido, caso contrário ele poderá ser incluso na lista do mês seguinte e se tornar mais prioritário na próxima planilha de acordo com o planejamento familiar.

Seja um empreendedor

Em tempos difíceis pessoas criativas tem uma tendência a se sobressair ganhando dinheiro e se tornando empreendedores de sucesso, problemas financeiros tem a capacidade de revelar verdadeiros gênios quando se fala em criar e transformar uma situação desfavorável em seu próprio benefício.

Faça um bom plano de negócios, ele funcionará como uma bússola e guiará você empreendedor no caminho certo, trace metas simples, analise o público alvo, veja as necessidades do mercado e daí faça o seu plano de negócios, a primeira sugestão básica é pé no chão você a partir de agora será seu chefe, terá obrigações de administrador, o sucesso do empreendimento deve ser sua meta, o bom resultado virá com muito trabalho, o trabalho fornecerá a você a experiência e a partir daí o caminho não vai ser de mão dupla só haverá uma estrada e na chegada o sucesso que espera por pessoas decididas e criativas como você que não tem medo de ousar ir onde os outros têm receio.
Características de um empreendedor de sucesso

Criatividade

Ter um olhar inventivo pode fazer toda a diferença, as pessoas não deixam de consumir em tempos de crise. O consumo passa por um crivo, que podemos chamar de qualidade. O investimento em bens e serviços de qualidade permanece por isso o investidor deve ficar atento as mudanças e necessidades do mercado. Criar o próprio negócio é sem dúvida um ótimo refúgio em meio a intempéries financeiras e pode mudar o cenário de arrocho no orçamento familiar.

Resiliência

Haja com cautela, porém sem medo do sucesso se você já tentou ser empreendedor e por algum motivo não foi como você esperava pesquise, reveja seus métodos, quem tem talento consegue recriar e evoluir. Pessoas resilientes tem uma capacidade enorme de se adaptar a novas condições, enxergam as oportunidades e as aproveitam e sobretudo tem seus objetivos e metas em foco.

Leia também:  Empresários de sucesso que todo  mundo  deveria conhecer 

Persistência

Criatividade e talento muitas pessoa tem! Estamos exaustos de ver pessoas se tornando empreendedores diariamente, alguns que a gente chega a pensar nossa poderia ser eu ou eu havia pensado nisso… Mas embora o empreendimento do vizinho pareça incrivelmente promissor em poucos dias ele desiste e fecha as portas, sabe por quê? Faltou persistência. Você tem que ser insistente, obstinado assim sendo você contará uma história difícil, mas de sucesso quando conseguir vencer a crise.

Uns choram, outros fabricam lenços!

Se você controlar gastos evitando o consumo do que é secundário, planejar gastos em família para que cada membro perceba qual seu papel frente a situação econômica e ainda conseguir empreender em tempos de crise pode ficar tranquilo, você está trilhando o caminho correto para se sobressair em tempos difíceis.
Podemos olhar a crise de duas maneiras ou sentamos e sofremos com ela ou nos levantamos e nós tornamos indivíduos capazes de idealizar e colocar em prática negócios exitosos.

Seja qual for a sua decisão saiba que você é o protagonista do seu sucesso. Pode não ser fácil se levantar e correr atrás de mudanças positivas, mas com toda certeza valerá a pena correr riscos até por que você só tem duas saídas lembra? A maneira como você vai agir influenciará na maneira como a crise passará ou não por você, empodere-se!

Leave a Reply