Dicas para franquear seu negócio

Você já escutou falar em franchising ou franqueamento de negócios? Essa é a questão inicial que precisa ser resolvida, para você entender o restante deste conteúdo. Porém, você também precisa saber que abrir uma franquia, pode ser um plano bem complicado, mas não impossível. Neste artigo, vamos te dar dicas para franquear seu negócio.

O cenário é sempre o mesmo. Primeiro, você abre as suas portas e seu negócio começar a se alavancar e se destacar de outros. Com o passar do tempo, sua empresa ainda permanece no topo e é considerada uma das especialistas em determinado produto ou serviço.

A partir daí, você começa a encontrar empreendedores que te questionam: “você não me permitiria abrir uma franquia do seu negócio?”. É exatamente neste momento, que você começa a pensar nas possibilidades de adquirir a liberação delas. Mas afinal, é uma boa ideia?

O que é o franchising em si?

Pois bem, se trata de um passo a mais para expandir um negócio único. Para isso, precisa ser uma empresa que possa ser replicada, por exemplo, o MC Donalds. A empresa mais famosa de fast foods, conta com diversas franquias pelo mundo!

A ideia é ótima, mas colocá-la na prática pode ser um tanto complicado. Para que tudo saia nos conformes, é ideal que se averigue alguns documentos e monte uma equipe. Os procedimentos diários que a empresa opera, precisam ser registrados em manuais, é necessário ter uma assessoria jurídica que crie um bom contrato, junto a chamada Circular de Oferta de Franquia (COF).

Além disso, montar e estruturar uma equipe que servirá de apoio a quem comprou sua franquia, é imprescindível. Todas essas exigências devem ser cumpridas e isto, demandará um investimento muito alto.

VEJA TAMBÉM: Como lucrar com o frete grátis


Franquia de empresas: Dicas para franquear seu negócio

dicas para franquear

Ao decidir que deseja tomar essa iniciativa, veja as dicas para franquear seu negócio, todos elaborados pela FORBES.

#1. Verifique se vale a pena

Você precisa entender se sua marca possui o potencial de expansão. Muitos empresários erram neste momento. Por acreditarem que possuem um negócio expansivo, mas que na verdade, não possui a demanda suficiente para isso, acabam falindo em seus investimentos altos.

No entanto, a primeira das dicas para franquear seu negócio, é fazer a análise das possibilidades de dar certo. Existem muitas empresas que oferecem o que você possui? Se você for único, em uma grande região, pode ser uma boa ideia. Ou até mesmo, se seu único negócio não esteja dando conta de atender a todos.

#2. Fique atento aos detalhes

Para que uma plano de crescimento como este dê certo, você precisará pensar em cada detalhe. É indicado que você conte com outras pessoas, principalmente, que sejam especializadas no assunto.

É preciso lembrar que o trabalho de sua empresa, será ordenado por outra pessoa. Este pode ser o grande problema inicial, uma vez que, essa pessoa pode nunca ter trabalhado com seu tipo de negócio.

#3. Tenha um bom advogado

Para a criação dos variados documentos específicos que uma franquia demanda,você precisará contar com um excelente advogado. O COF e o contrato da franquia, precisam ser bem criados. E claro, eles são os profissionais mais indicados para isso.

Você também precisa ter o registro da sua empresa que será franqueada. Vá atrás de informações sobre os custos em lei para criar um franchising e contrate um advogado especializado no assunto.

#4. Converse com pessoas que já passaram pelo processo

Ter o contato com aqueles que já passaram por todo processo de franqueamento, é uma das grandes dicas para franquear seu negócio. Comece ir a eventos relacionados, entre em grupos de empreendedores e aprenda com eles.

#5. Faça a eleição dos seus franqueados

É ideal que você inicie com uma franquia, e somente depois de ver como as coisas funcionam, conceder a abertura de outras. Não selecione apenas aquele que deseja e possua dinheiro.

Verifique o pensamento e a visão dos participantes. Caso contrário, colocar o nome da sua empresa na mão de qualquer um, pode acabar com sua marca.

VEJA TAMBÉM: Como montar uma academia de CrossFit do zero

Essas são as melhores dicas para franquear seu negócio. Com muita pesquisa e as pessoas certas ao seu lado, tudo pode acontecer da forma correta.

Leave a Reply