Como Montar uma Sorveteria e ver o negócio dar certo

Apesar de haver uma grande concorrência, dependendo da região, as sorveterias é um dos negócios que trazem bastante resultados e lucros para o empreendedor, desde que seja feito um bom planejamento e alguns cuidados sejam tomados. Se você quer saber como montar uma sorveteria de sucesso, então continue lendo este post para conferir algumas informações extremamente úteis para quem está iniciando nesse ramo.

negocio de sorvete

Veja outras ideias de pequenos negócios que pode começar ainda hoje e recomendo também a nossa leitura sobre como fazer um plano de negócio.

Análise de Mercado, Concorrência e Consumidores

Apesar da sorveteria ser um negócio simples e sem muitas complicações, já que o único produto oferecido é o sorvete, essa ideia também deve ser muito bem avaliada para a prevenção de futuros imprevistos. Se você reside em um local que tenha o clima frio, por exemplo, abrir uma sorveteria pode ser uma ideia pouco promissora, já que as pessoas ainda acreditam nas histórias de que tomar sorvete no inverno corre o risco de pegar um resfriado, etc. Se esse é o seu caso, infelizmente, você só tem duas opções: ou encontrar outro local para abrir a sua sorveteria, ou mudar de área de negócio.

Mas, se na sua região o verão é aqueles bem quentes, e até mesmo no inverno, o pessoal adora tomar um sorvetinho no final da tarde, a sorveteria pode ser uma ideia extremamente promissora e que garantirá resultados, desde que você comece com o pé direito. Como assim com o pé direito? Faça um planejamento impecável da sua sorveteria antes de botar a mão na massa, analise o mercado, a concorrência, os produtos oferecidos por ela, os preços, as estratégias de Marketing, e principalmente, os seus possíveis consumidores.

Um equívoco muito comum por quem é novo no mundo do empreendedorismo é justamente a falta de um plano de negócios. Apesar deste ser um simples documento no qual estará contido todos os objetivos, metas e expectativas do empreendimento, o planejamento tem um papel fundamental quando o assunto é a avaliação da ideia, recursos e fins para colocá-la em prática. Por isso, vale a pena.

Localização da Sorveteria

Se você quer saber como montar uma sorveteria, então preste bastante atenção a esse quesito: a localização. Encontrar um ponto comercial atrativo, no qual há um grande movimento de possíveis clientes, e principalmente, crianças (querendo ou não, elas são um dos principais alvos) é muito importante. Além disso, pense comigo: que pessoa, em sã consciência, iria atravessar a cidade inteira só para ir tomar um sorvete? Ela simplesmente vai até a mais próxima e confortável. E é isso que você deve garantir a ela.

Dê preferência a pontos estratégicos. Escolas, por exemplo, pode ser uma ótima opção para garantir um bom giro de caixa. Além disso, os shoppings também podem ser uma boa escolha, tanto dentro quanto próximo a ele. O ideal é que você avalie o seu mercado consumidor e instale a sua sorveteria próximo a ele.

como montar sorveteria

Investimento Inicial Para Montar Uma Sorveteria – Custos Com Equipamentos e Funcionários

Uma sorveteria, mesmo que pequena, precisa ter todos os equipamentos necessários para garantir o bom funcionamento do local e, consequentemente, a satisfação dos clientes. Inicialmente, não é necessário que você inicie o seu negócio com um espaço absurdamente amplo. Esse tipo de estabelecimento, no geral, costuma ser mais pequeninho, porém confortável e com uma grande variedade de sabores para oferecer para os clientes, portanto, pense sempre na qualidade.

Os equipamentos fundamentais para uma sorveteria funcionar sem quaisquer problemas são os seguintes:

  • Balcões para atendimento e caixa;
  • Freezers para os sorvetes;
  • Embalagens plásticas;
  • Mix de Milk Shake;
  • Balança, caso o tipo de serviço seja por quilo;
  • Mesas e cadeiras;
  • Maturadores;
  • Batedeira;
  • Liquidificador;

Além destes, ainda pode ser que você necessite de mais algum utensílio ou equipamento, porém, isso irá variar do tipo do seu negócio e também do tamanho.

Em relação a funcionários, não há uma quantidade exata de pessoal para te ajudar, porém, isso também dependerá do tamanho do seu empreendimento. Uma a duas pessoas, no início, já são suficientes para uma sorveteria de porte médio.

Mas, quanto terei que desembolsar para pagar tudo isso? De acordo com as nossas pesquisas, para abrir uma sorveteria de médio porte, bem equipada, agradável, com mesas e cadeiras bem distribuídas e com uma grande variedade de sabores de sorvetes e mais alguns itens como água e refrigerantes, o seu capital de investimento inicial terá de ser em torno de R$30 mil à R$40 mil reais.

Marketing e Divulgação da Sorveteria

Para garantir que a sua sorveteria seja de sucesso, é indispensável que você pense na etapa anterior a abertura: as estratégias de divulgação. Fazer o Marketing do seu negócio é tão importante, pois cria uma certa expectativa no consumidor a querer ir na data de inauguração, e se gostar, continuar sendo um cliente em potencial.

Apesar de ser “apenas uma sorveteria”, as pessoas adoram novidades e, quando isso tem a ver com alimentação, o resultado se torna ainda mais positivo. Por isso, não hesite em investir nesse setor com divulgação, porém, antes faça uma breve análise: o seu público costuma ouvir rádios? Então faça uma propaganda por lá; o seu público sai muito de casa? Então invista em cartazes e panfletos; o seu público adora usar as redes sociais? Então invista em anúncios na internet e crie uma página no Facebook para a sua sorveteria. Tenho certeza que esse simples detalhe fará muita diferença no dia da inauguração da sorveteria.

Como Aumentar as Vendas da Sorveteria

Infelizmente, as sorveterias não são um negócio que é prospero o ano todo. Durante o inverno, principalmente, as pessoas não costumam comprar sorvetes e isso afeta demasiadamente as vendas. Para driblar esse problema, uma boa estratégia é, além de investir no marketing, oferecer outros produtos dentro da sua sorveteria. Chocolate quente, cafés, cafés expressos, cappuccino, sorvete quente, e outras variações, podem ser bastante atrativos.

Montar uma sorveteria é fácil, o difícil é você conseguir manter a estabilidade das vendas, e por isso, nesse negócio você precisa ter um tanto de jogo de cintura para conquistar a clientela. Ah, não se esqueça do plano de negócios impecável, aliás, ele é a alma do seu empreendimento!

E aí, caro leitor, gostou das nossas dicas de como montar uma sorveteria? Se você tiver mais alguma dúvida, sugestão ou experiência que queira compartilhar conosco ou com outras pessoas que estão visando abrir uma sorveteria, deixe o seu comentário logo abaixo para a gente. Boa sorte, ou melhor, bons negócios!

Leave a Reply