Abrir um pequeno negócio pode ser uma ótima oportunidade de começar a ganhar dinheiro. Salão de beleza, de manicure, lanchonete, loja de roupas ou sapatos são apenas algumas opções de negócios que podem garantir altos lucros se forem bem administrados. O problema é que mesmo com toda a informação existente, várias pessoas ainda não sabem ao certo o que devem fazer para começar o seu trabalho. E foi por esse motivo que decidi fazer esse artigo para te ajudar, querido leitor ou querida leitora, a tirar as suas dúvidas sobre como montar um pequeno negócio e ser um empreendedor de sucesso. Continue lendo para conferir algumas dicas!
-
Escolha a área em que deseja atuar
Sumário
Antes de tudo, é muito importante que você já tenha definido qual a área em que você deseja atuar. Não adianta tentar em um dia um negócio e em outro, um negócio diferente. Defina apenas um e de preferência aquele em que você já tenha conhecimento. É fato que qualquer empreendimento no começo tem as suas dificuldades e você não terá lucros desde o inicio, por isso é primordial que você não se desanime e mantenha a mesma motivação.
-
Defina um plano de negócios
Como assim definir um plano de negócios? Simples, coloque no papel tudo aquilo que envolva o sucesso do seu estabelecimento. A maior falha dos novos empreendedores que vão logo no primeiro ano à falência é a ausência de um planejamento. Comece a conhecer o mercado em que irá atuar, analise a concorrência local, escolha um espaço que esteja localizado em um lugar relativamente bem movimentado o dia todo, invista em divulgação, monte estratégias, estabeleça metas reais e se possível já tenha em mente como você quer que o seu negócio esteja daqui 5 anos. Um planejamento feito com paciência garante o sucesso do seu negócio, lembre-se disso!
Conheça também Melhores negócios para montar ainda neste ano, vale a leitura.
-
Calcule o investimento
Chegamos ao quesito que pesa no bolso dos empreendedores. Mas, para suavizar o medo (rs) tenha em mente que você terá um retorno em poucos anos ou até mesmo meses. Calcular o investimento que o seu negócio irá necessitar é importante para que não aja nenhum imprevisto futuramente. Coloque tudo, tudo mesmo no papel! Caso você não tenha o capital necessário para investir, lembre-se que vários bancos aqui no Brasil disponibilizam financiamentos para quem deseja montar o seu próprio negócio. Vale a pena ir atrás para obter informações se for necessário.
-
Preocupe-se em agradar o seu público
Todo mundo adora ser bem recebido, por isso preocupe-se ao máximo em manter a sua clientela bem confortável. Um ambiente agradável, com uma boa ventilação, limpo e com um bom atendimento é o básico para ter o seu público satisfeito. Se for uma loja ou um salão de beleza, procure colocar alguns puffs ou sofás para garantir o máximo de conforto para as clientes.
-
Comprar ou alugar, eis a questão
Há quem prefira comprar, e há quem prefira alugar. Isso vai de cada negócio e de cada empreendedor. Particularmente, aconselho que no começo você alugue um espaço até se estabelecer, principalmente se você não tiver um grande capital de investimento.
-
Legalidade
Não adianta ter um negócio definido, montado e preparado para abrir se ele não está legalizado. Por isso, antes de qualquer coisa, aconselho que você contrate um contador ou um técnico em contabilidade para ajuda-lo nesses quesitos. Fazer um contrato social, registrá-lo, INSS e etc, são apenas alguns dos custos legais que você terá.
Essas foram as dicas de como montar um pequeno negócio, tomara que tenha ajudado. Boa sorte e até mais!