Como montar um pequeno negócio

Abrir um pequeno negócio pode ser uma ótima oportunidade de começar a ganhar dinheiro. Salão de beleza, de manicure, lanchonete, loja de roupas ou sapatos são apenas algumas opções de negócios que podem garantir altos lucros se forem bem administrados. O problema é que mesmo com toda a informação existente, várias pessoas ainda não sabem ao certo o que devem fazer para começar o seu trabalho. E foi por esse motivo que decidi fazer esse artigo para te ajudar, querido leitor ou querida leitora, a tirar as suas dúvidas sobre como montar um pequeno negócio e ser um empreendedor de sucesso. Continue lendo para conferir algumas dicas!

Como montar um pequeno negócio

  1. Escolha a área em que deseja atuar

Antes de tudo, é muito importante que você já tenha definido qual a área em que você deseja atuar. Não adianta tentar em um dia um negócio e em outro, um negócio diferente. Defina apenas um e de preferência aquele em que você já tenha conhecimento. É fato que qualquer empreendimento no começo tem as suas dificuldades e você não terá lucros desde o inicio, por isso é primordial que você não se desanime e mantenha a mesma motivação.

  1. Defina um plano de negócios

Como assim definir um plano de negócios? Simples, coloque no papel tudo aquilo que envolva o sucesso do seu estabelecimento. A maior falha dos novos empreendedores que vão logo no primeiro ano à falência é a ausência de um planejamento. Comece a conhecer o mercado em que irá atuar, analise a concorrência local, escolha um espaço que esteja localizado em um lugar relativamente bem movimentado o dia todo, invista em divulgação, monte estratégias, estabeleça metas reais e se possível já tenha em mente como você quer que o seu negócio esteja daqui 5 anos. Um planejamento feito com paciência garante o sucesso do seu negócio, lembre-se disso!

Conheça também  Melhores negócios para montar ainda neste ano, vale a leitura.

  1. Calcule o investimento

Chegamos ao quesito que pesa no bolso dos empreendedores. Mas, para suavizar o medo (rs) tenha em mente que você terá um retorno em poucos anos ou até mesmo meses. Calcular o investimento que o seu negócio irá necessitar é importante para que não aja nenhum imprevisto futuramente. Coloque tudo, tudo mesmo no papel! Caso você não tenha o capital necessário para investir, lembre-se que vários bancos aqui no Brasil disponibilizam financiamentos para quem deseja montar o seu próprio negócio. Vale a pena ir atrás para obter informações se for necessário.

Como montar um pequeno negócio

  1. Preocupe-se em agradar o seu público

Todo mundo adora ser bem recebido, por isso preocupe-se ao máximo em manter a sua clientela bem confortável. Um ambiente agradável, com uma boa ventilação, limpo e com um bom atendimento é o básico para ter o seu público satisfeito. Se for uma loja ou um salão de beleza, procure colocar alguns puffs ou sofás para garantir o máximo de conforto para as clientes.

  1. Comprar ou alugar, eis a questão

Há quem prefira comprar, e há quem prefira alugar. Isso vai de cada negócio e de cada empreendedor. Particularmente, aconselho que no começo você alugue um espaço até se estabelecer, principalmente se você não tiver um grande capital de investimento.

  1. Legalidade

Não adianta ter um negócio definido, montado e preparado para abrir se ele não está legalizado. Por isso, antes de qualquer coisa, aconselho que você contrate um contador ou um técnico em contabilidade para ajuda-lo nesses quesitos. Fazer um contrato social, registrá-lo, INSS e etc, são apenas alguns dos custos legais que você terá.

Essas foram as dicas de como montar um pequeno negócio, tomara que tenha ajudado. Boa sorte e até mais!

 

 

 

Leave a Reply