Como montar um Berçário ou Creche

A mulher, hoje em dia, está muito mais inclusa no mercado de trabalho e, por isso, a dificuldade em encontrar alguém para cuidar dos filhos é bastante. A melhor maneira e que também garante mais tranquilidade para os papais de plantão são os berçários ou creches. Então, que tal aproveitar a grande demanda e investir em um empreendimento que pode te gerar altos lucros? Caso você não saiba por onde começar e ainda tenha dúvidas de como montar um berçário ou creche, te daremos um caminho ao longo deste artigo para começar a pensar no que é necessário para este tipo de empreendimento, confira abaixo!

Como montar um berçário ou creche

O que é um berçário ou Creche

Os berçários e creches funcionam de forma semelhante à escolas. São, em grande parte das vezes, empresas particulares e que oferecem o serviço de cuidado às crianças durante o horário comercial, principalmente para os pais que trabalham fora de casa. A idade das crianças que são aceitas neste espaço, geralmente, é entre dois a seis anos.

Análise de Mercado

No Brasil esse tipo de serviço ainda é relativo com a região. Em algumas a demanda pode ser grande, mas o mercado já está saturado. Em outras, a procura pode ser ainda maior, porém, não há nenhum investimento neste setor na cidade ou há muita falta. Ou seja, é um empreendimento que vale a pena investir, porém, deve ser levado em conta a concorrência do local e, caso tenha, investir em detalhes para se destacar e atrair cada vez mais pais interessados em deixar os seus filhos no berçário ou creche, é importantíssimo.

Para te ajudar neste quesito, aconselho que você elabore um plano de negócios, pois este documento te auxilia a enxergar a viabilidade da ideia. Caso você não saiba como fazer, neste artigo eu ensinei como fazer um plano de negócios passo a passo, inclusive os principais tópicos que devem estar presentes neste tipo de planejamento. Não deixe de conferir, pois é fundamental um planejamento!

Localização de um berçário ou Creche

A localização do seu empreendimento pode ser fator determinante para o sucesso ou fracasso do seu negócio. Opte por instalar o seu berçário ou creche próximo a centros movimentados, seguros e que sejam de fácil acesso para os pais quando saem do trabalho e quando levam às crianças para a creche. Evite locais isolados, pois, além de serem difíceis de achar, podem ser perigosos e te fazer perder clientes.

Os bairros residenciais também podem ser uma opção viável, já que você atinge as pessoas daquele lugar de início e, com o marketing de boca a boca que os pais costumam ter entre si, você poderá conquistar cada vez mais pais dispostos a deixar os filhos no seu espaço.

Opte por lugares que possuam também fácil acesso à transportes públicos, que tenham saneamento básico, coleta de lixo, etc. Além disso, um estacionamento para os pais deixarem o carro também é indispensável. Todos estes detalhes, embora simples, podem fazer toda a diferença e apontar se o seu empreendimento fará sucesso ou irá à falência.

Estrutura de um berçário ou Creche

Outro ponto que merece destaque aqui neste artigo de como montar um berçário ou creche é a estrutura do empreendimento. Não basta apenas você pegar um espaço qualquer, um quartinho que seja, e esperar que alguma mãe ou pai leve o seu filho para você cuidar. É muito mais do que isso. As creches precisam ser encaradas como um local que precisa de planejamento na estrutura.

Um espaço de, pelo menos, 200m² é o mínimo para um bom funcionamento de um empreendimento deste porte. Boa circulação de ar, pisos não escorregadios, e cuidados com móveis que possam machucar as crianças é muito importante. Um local colorido e decorado para agradar as crianças e ficar bem infantil é indispensável, além é claro, de áreas para brincadeiras com muitas opções de brinquedos.

Mais de um banheiro (para banho e fraldário também), separados em masculinos e femininos, e espaços para separar as crianças por idades também é fundamental. Evite deixa-las todas juntas, pois os cuidados ficam “confusos” e as brincadeiras não são do mesmo nível. Crianças mais novinhas, embora agitadas, dormem mais e necessitam de mais atenção e cuidados. As maiores, até 6 anos, já são mais independentes e não precisam de alguém do lado a todo momento.

Uma cozinha arejada e limpa também deve fazer parte da estrutura de um berçário ou creche, tanto para o preparo das refeições, quanto para uma área para o almoço e lanchinho das crianças. Outra dica que os pais reparam é em relação ao chão, invista em pisos emborrachados, pois garantem a segurança dos pequenos. Além disso, é importante cada uma das crianças possuir um armário para os pertences que os pais mandam de casa, como fraldas, medicamentos, roupas, mamadeiras, etc. Todos os cantinhos precisam estar identificados com o nome de cada um.

E brinquedos? É claro que não podem faltar! Não deixe de comprar para o seu futuro berçário ou creche brinquedos para entreter as crianças, como bolas, quebra-cabeça, carrinhos, bonecas, etc. Apenas tome cuidado com peças pequenas, pois crianças novinhas podem engolir.

Como montar um berçário ou creche

Investimento necessário para montar uma creche ou Berçário

O investimento necessário pode variar muito de região para região, assim como o tamanho do empreendimento. De acordo com as nossas pesquisas, uma creche ou berçário que atenda entre 50 à 100 crianças por dia, precisa de um investimento de cerca de R$200 mil à R$400 mil.

O valor cobrado de cada criança, também dependerá da quantidade de tempo que a criança precise ficar na creche. Se ela ficar apenas no período da manhã, por exemplo, então você cobrará apenas por isso. Vale ressaltar que despesas com alimentação não são de responsabilidade dos pais, e sim, da creche. Então, isso também deve estar incluso na mensalidade.

E aí, caro leitor ou cara leitora, o que achou dessas dicas de como montar um berçário ou creche? Se você tiver mais alguma dúvida, dica ou sugestão, deixe o seu comentário para a nossa equipe logo abaixo. Bons negócios!

 

Leave a Reply