Que estamos em crise, isso ninguém tem dúvidas, mas a realidade é que, enquanto alguns choram, outros vendem lenços. Enquanto alguns se fazem de coitados e esperam de ajuda, outros vão lá e fazem a diferença se capacitando ainda mais para conquistar um lugar no mercado de trabalho. E como falar de mercado de trabalho sem falar na língua inglesa, não é mesmo? Pois bem, atualmente uma nova moda está surgindo, aulas de inglês via Skype, sim, isso mesmo, aulas online e em tempo real por Skype.
O Skype é um software de chamadas muito utilizado para comunicação, principalmente entre empresas. Com o Skype você pode se comunicar com outra pessoa apenas por voz ou até mesmo por áudio e vídeo, além disso, você também pode fazer chamadas telefônicas por Skype e é super barato. Tamanha tecnologia que alguns professores resolveram usar o Skype para ensinar e consequentemente ganhar dinheiro online de forma honesta e rápida, até por que, como todos sabem, as escolas de idiomas atuais só enrolam o aluno e ensinam da pior maneira possível, fazendo o aluno neste caso ficar de 4 a 5 anos em uma sala de aula para aprender o básico de inglês, pois o pagamento é mensal e quanto mais a escola reter o aluno mais ela lucra.
Com as aulas online isso não acontece, pois, o pagamento é feito por horas, com isso, a produtividade é muito maior, sem enrolação e o aprendizado é de todo local, seja qual dia for, pode ser todos os dias e por muitas horas, isso depende do aluno e da disponibilidade do professor, é claro. Se você é professor de inglês e pretende dar aulas via Skype vou te dar dicas preciosas neste artigo para você conquistar os seus primeiros alunos, após isso, basta você alavancar os seus resultados aplicando cada vez mais o mesmo método.
Como conseguir alunos para dar aulas de inglês via Skype
Atualmente, o YouTube é uma ótima fonte de tráfego, e é a partir dela que vamos conquistar os nossos primeiros alunos. Antes de qualquer coisa, vale frisar que o YouTube é hoje a segunda maior rede de busca do mundo, só perdendo para o Google, em até 2018 o YouTube poderá tomar essa posição, pois até lá a maioria das pessoas quererão achar resultados para as suas respostas em vídeo do que em texto, que é o que acontece atualmente, diga-se de passagem.
Você mostrando o rosto passa também mais confiança, por isso resolvi investir no YouTube para você conquistar os seus primeiros alunos, depois de boca a boca os seus alunos passarão o seu contato para mais gente e aí vira uma bola de neve e vai lhe faltar tempo para ministrar aulas, mesmo online o dia todo e para várias pessoas ao mesmo tempo. Pois online você pode dar aulas para dezenas de centenas de milhares de pessoas por todas as partes do mundo, coisa que seria impossível e simplesmente inviável de fazer em uma cidade dando aulas presenciais, por maior que a cidade seja.
Crie um canal e faça vídeos diários dando dicas sobre a língua que quer ensinar, grave com uma boa câmera, de preferência em HD, use um bom microfone, de preferência de lapela, sem chiado. Passe profissionalismo, seja firme no que diz. Conquiste muitas pessoas com as suas dicas, passe dicas preciosas e que realmente irão agregar valor a quem assistir o seu vídeo. Não enrole as pessoas, passe simplesmente 90% do seu conhecimento de forma gratuita, as pessoas irão, com certeza, pagar pelos 10% restantes.
Conheça também o Como abrir uma agencia de Conteúdo, vale a leitura.
Geralmente, as pessoas que empreendem na internet não têm sucesso, pois passam se quer 10% de conteúdo gratuito e querem vender os outros 90%. Não faça isso, passe 90% do que você sabe gratuitamente e venda o restante, será muito mais fácil do aluno dar o passo de querer uma aula com você.
Crie aulas diárias de até 10 minutos no máximo, mas as aulas podem ser tranquilamente de apenas 2 a 5 minutos. O importante é em todos os vídeos passar algum conhecimento. Na descrição do vídeo e ao final de todos não deixe de deixar todos os seus contatos, e-mail, Skype, telefone se necessário e etc… Isso passa confiança e novamente profissionalismo.
Dê realmente aulas gratuitas e profissionais, pois as pessoas querem mesmo é tirar dúvidas com o professor, e isso ela não consegue nas aulas gratuitas, com isso ela ficará louca para pagar e ter seu tempo para tirar todas as dúvidas que rondam a cabeça dela. Você pode cobrar tranquilamente R$ 75 reais por 1 hora de aula online exclusiva por Skype. O pagamento você pode aceitar por Pagseguro ou até mesmo por Paypal, sempre adiantado para não haver complicações.
Mas, saiba que inglês não se aprende uma única vez, então nessa aula passe todo profissionalismo possível, em relação a aula e aos equipamentos, internet de boa qualidade, microfone e câmera, caso contrário você poderá ministrar a melhor aula, mas o enredo todo deixou a desejar e o aluno não voltará a querer outra aula com você.
Você também pode conquistar clientes através de um blog, porém, a pessoa não estará lhe vendo como em um vídeo e a comunicação ficará comprometida, por isso que eu lhe recomendo investir em vídeo-aulas no YouTube, lá a gama de pessoas é infinita. O YouTube tem hoje dezenas de centenas de milhares de visitas diárias únicas sedentas por conhecimento e neste conhecimento está incluso a língua inglesa, simplesmente a língua mais falada e a língua mais importante do mundo.
Já fora comprovado que quem sabe inglês tem um acréscimo de aproximadamente 20% no salário, e em tempos de crise e onde está difícil arrumar emprego, isso faz ainda mais diferença na hora de arrumar um. As pessoas estão desesperadas para adentrar novamente ao mercado de trabalho e nesta crise estão tentando se qualificar, e quem está dentro quer se qualificar ainda melhor para não perder a vaga, então a hora de você conquistar mais alunos é agora. Bons negócios!