10 Dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

Devido ao momento de crise econômica que o País enfrenta com recessões e aumento do desemprego muitas pessoas passaram a pensar em formas alternativas para se manterem financeiramente. E um dos caminhos a seguir foi investir em habilidades que ficaram guardadas enquanto se estava no mercado de trabalho formal como forma de superar o desemprego.

10 Dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

O momento de crise econômica pode indicar também um tempo de criatividade e produtividade e quem tem boas ideias está um passo a frente. O contexto de crise econômica exige soluções inovadoras, estratégias capazes de vencer a crise e garantir a sobrevivência. Inovação neste quadro não está relacionada apenas aos grandes inventos tecnológicos com altas aplicações em recursos financeiros. Inovar neste cenário condiz principalmente com a mudança de hábitos e atitudes, atos simples mas de grande projeção.

O mercado atualmente é muito competitivo e exigente, por isso seu produto tem que superar as expectativas dos seus consumidores, apostar em produtos de base inovadora tem sido a chave para o sucesso de um bom negócio. Faça uma releitura do que já existe no mercado, identificando pontos fracos das opções já existentes no mercado e agregue um diferencial que vá fazer a diferença.

Abra-se para novo, saia do seu “mundinho”, aceite as ideias diferentes, pois elas poderão estimular seu processo criativo e produtivo. Pois em tempos de dificuldades não se sabe de onde nem como surgirá uma inspiração.

Leia também: Como  Trabalhar  a partir de Casa 

Aplicando a grana curta

Para quem deseja investir as economias na abertura do negócio próprio vale apena refletir um pouco sobre a sua ideia de negócio, será que ela de fato é boa e tem sustentabilidade ou se trata apenas de uma utopia. Identificar a importância do seu projeto irá lhe ajudar a saber se vale a pena continuar indo em frente ou se é hora de redefinir os pensamentos.

Aconselhar-se com amigos e parentes é válido, porém por eles terem uma relação afetiva estabelecida com você a probabilidade de opinarem de forma a lhe satisfazer é grande , o que acabará comprometendo a veracidade dos fatos . O mais aconselhável é pedir ajuda a quem não está envolvido na questão ou tem conhecimento de causa, alguém que já passou por situação semelhante.

Se a questão é grana curta uma alternativa é buscar parcerias. Encontre alguém para ser seu sócio. Alguém que o ajude não só do ponto de vista financeiro, como também na inspiração e discussão sobre as oportunidades do negócio. Não esquecer

Com as ferramentas certas e uma estratégia bem montada você poderá gerenciar exitosamente seu negócio e após o retorno dos investimentos, deve-se levar em consideração fatores essenciais para a produtividade.

Dicas de investimento

1- Invista em algo que entenda, não dá para sair por ir investido em algo que tu não entendas. O momento é delicado e exige atenção e estratégias para que o pouco de dinheiro que tens não vá ralo a baixo.

2- Aproveitar os recursos disponíveis. Veja o que você tem em casa ou do antigo escritório ou emprego e que pode lhe ser útil, assim você já minimiza gastos desnecessários.

3-Faça com que seu negócio fature mais e gaste menos, tenha em mente um Plano de Ação que o orientará em todas as etapas.

4- Analise a concorrência. Veja quais são as ameaças e quais são as suas potencialidades e o que pode oferecer a mais.

5 -Evite desperdícios , produza somente o necessário, planeje e organize mantendo o controle sobre a produção conforme a demanda real, não para o estoque e caso ocorra que seja o mínimo possível.

6- Estabeleça um padrão de qualidade para o seu produto ou serviço, baixa qualidade gera gastos e agrega valor negativo perante os consumidores.

7- Evite a espera desnecessária do cliente. Nada é mais aborrecedor para o cliente que a demora excessiva, logo planeje as etapas para que ocorram em um fluxo contínuo das atividade, evitando assim insatisfações.

8 – Mantenha seu ambiente de trabalho sempre limpo e organizado, apenas com os materiais e os equipamentos necessários para o processo sempre em bom funcionamento.

9- Busque informações com quem entende do assunto. Orientar-se com um profissional da área que pretende atuar é o mais aconselhável.

10- Tenha seus clientes como o seu maior patrimônio. Um dos caminhos para o sucesso no mundo dos negócios hoje em dia é colocar o cliente em lugar de destaque. Faça-o perceber o quanto é importante para o seu negócio.

Leave a Reply