Você tem o forte desejo de abrir um negócio e quer fazer isso o mais rápido que puder? É preciso entender algumas coisas antes de começar, como por exemplo, o Capital de giro. Ele se trata de algo muito importante na área de administração financeira de um negócio e não pode ser deixado para trás.
A saúde de seu negócio é algo importante. O Capital de giro é algo que trabalhará na nutrição dessa saúde, implicando que os valores em acúmulo deste capital, seja fundamental para sua empresa. Ainda não está entendendo como?
Uma pesquisa recente que foi realizada pelo SEBRAE, mostrou que cerca de 27% das novas empresas finalizam suas atividades logo no primeiro ano de atuação. Cerca de 50% fecham suas portas dentre os 4 primeiros anos, onde deveriam estar em processo de investimentos para se estabilizar ainda mais.
A pesquisa teve como resultado final que, entre as causas do fechamento, três delas possuem envolvimento com o Capital de giro, que é responsável pela nutrição financeira de qualquer negócio. Isso vem acontecendo porque a grande maioria dos empresários iniciais não conhecem a importância.
VEJA TAMBÉM: Como montar uma academia de CrossFit do zero
Afinal, o que é Capital de giro?
Ele é considerado tão importante pois se trata de um ativo circulante. Tudo bem, o que é isso? O ativo circulante é o valor de reserva que sua empresa deve ter para realizar pagamento de contas fixas. Essas, precisam ser pagas, mesmo que você não esteja possuindo grande retorno.
Ou seja, o Capital de giro é o valor que você possui estocado, são os investimentos líquidos, valores guardados em contas no banco, pagamentos que estão a receber e tudo que está envolvido no cuprimento necessário de obrigações de um negócio. Sua empresa não funciona sem o capital, por isso, você deve manter sempre o foco nele.
Ele não tem relação com seus investimentos iniciais em equipamentos, veículos, imóveis, etc. O Capital de giro é um valor que atua na manutenção para o bom funcionamento empresarial. Um bom exemplo: Se você fez uma venda em maio e receberá ela somente em julho, para o mês de junho será preciso contar com o capital para realizar o pagamento de contas fixas. Entendeu?
Qual é a verdadeira importância do Capital de giro?
A importância envolvida por trás desse dinheiro em estoque, é justamente a disposição que uma empresa possui em cuidar de suas obrigações e realizar o pagamento de suas contas. Os negócios que possuem um grande capital, correm menos risco de ter que realizar empréstimos e de fechar as suas portas, se quiser manter o negócio.
Aquelas que trabalham com um Capital de giro baixo, são as que mais se encontram com despesas imprevistas e eventos que podem os levar a falência. Por esse motivo é que mencionamos a relação entre o capital e a saúde de uma empresa. Aprenda a calcular e manter o fluxo constante e de preferência, alto.
Quanto maior for o seu valor de capital, mais tempo a sua empresa estará garantindo o espaço no mercado, seja ele qual for. Tenha uma perspectiva inicial de 6 meses e você não precisará se preocupar tanto com a necessidade de fechar o seu negócio.
Como calcular
Para fazer o cálculo não tem segredo. Você precisará subtrair o seu passivo circulante pelo seu ativo circulante. A expressão fica desta forma:
CGL = AV – PC (Capital de giro líquido = ativo circulante – passivo circulante)
O passivo circulante diz respeito ao valor total de todas as despesas fixas de sua empresa. O ativo circulante é referente ao seu valor disponível em bancos, suas aplicações de origem financeira, contas a receber, etc. Quanto maior foro resultado de seu Capital de giro, maior será considerada a capacidade de sua empresa em cumprir as obrigações e realizar investimentos.
VEJA TAMBÉM: Como fazer dinheiro com lanche natural
Não deixe seu investimento falir, monte suas estratégias e conte sempre com um bom Capital de giro.