O Brasil está passando por uma crise e mesmo as pessoas com trabalho fixo estão sentindo dificuldades em ter uma vida confortável. Muita gente está deixando seus empregos para abrir o próprio negócio, mas para isso é preciso muita coragem, trabalho e dinheiro para investir no empreendimento.
Quer sair do trabalho e virar seu próprio chefe? POR QUE SAIR DO TRABALHO E INVESTIR EM UM NEGÓCIO PRÓPRIO
Em geral, todos os ramos podem dar altos lucros, porém, o ramo de alimentação continua sendo o mais requisitado, já que, mesmo na crise as pessoas precisam comer. Um dos negócios que mais rendem no ramo alimentício é o das quentinhas.
Benefícios em abrir um negócio de quentinhas
Um dos maiores benefícios em abrir um empreendimento de quentinhas é que é possível trabalhar em casa, economizando o dinheiro do transporte e do aluguel do ponto comercial. Qualquer pessoa que saiba cozinhar pode preparar as quentinhas em sua casa e distribuir para seus clientes.
Outro benefício de ter um negócio de quentinhas é que a comida oferecida não precisa ser sofisticada, pois, as quentinhas que mais fazem sucesso são as que trazem: arroz, feijão, macarrão e bife.
A clientela desse negócio costuma aumentar rapidamente, porque, muitas pessoas estão deixando de lado a alimentação gordurosa das lanchonetes pela comida caseira que é bem mais deliciosa.
Como montar um negócio de quentinhas
Planejamento – O primeiro passo para montar qualquer negócio de sucesso é o planejamento. Coloque no papel o dinheiro que vai precisar para comprar as marmitas, os alimentos, os acessórios que vai usar na cozinha como avental, luvas e touca e tudo mais. Só comece o seu negócio se tiver dinheiro suficiente para sustentá-lo, pelo menos, nos dois primeiros meses.
Serviços oferecidos – Logo no início do negócio de quentinhas é necessário escolher o modelo que ele vai seguir, pois pode ser uma venda em um endereço fixo ou no sistema delivery. Quem optar pela venda de quentinhas em endereço fixo terá um investimento mais alto, pois, terá que gastar dinheiro com um espaço para atender as pessoas, investir em mobília e cuidar da parte burocrática como licenças e alvarás de funcionamento.
Em contrapartida, optar pela venda de quentinhas em modo delivery sai muito mais em conta. Pois a comida pode ser preparada na própria cozinha da casa do empreendedor e as entregas podem ser realizadas de bicicleta, moto ou carro.
Comprar alimentos – Para ter lucros no seu negócio de quentinhas é necessário saber comprar alimentos de boa qualidade e com preços mais baixos. Assim seu investimento será o mínimo e recuperado em pouco tempo.
Preços – Uma das coisas mais difíceis ao abrir um negócio de quentinhas é saber o preço que será cobrado por cada quentinha. A dica é anotar mais ou menos o que gastou em cada uma e aumentar em torno de 30% a 50%. Outra opção é falar com pessoas que já são do ramo e perguntar quanto elas cobram. Para que seus concorrentes não saibam as suas intenções, não pergunte o preço, adquira uma quentinha deles e assim vai saber quanto custa.
Divulgação – A propaganda é a alma do negócio. Então ao abrir seu negócio de quentinhas, faça panfletos e cartões de visitas e distribua em empresas, obras de construção e entre as pessoas da rua. Com isso, em breve seus clientes começarão a aparecer. Divulgue seu negócio também nas redes sociais.
Entrega – No ramo das quentinhas, a entrega é um dos itens mais importantes. Contrate duas ou três pessoas e invista em motos ou bicicletas. Sempre que receber um pedido, tente entregá-lo o mais rápido possível.
Estrutura – Mesmo o negócio de quentinhas sendo feito em casa, é fundamental que tenha alguém sempre disponível para atender o telefone. Sem falar que a cozinha precisa ter um fogão potente para preparar as comidas rapidamente. Todos os utensílios de cozinha também são necessários.
Higiene – Na sua empresa de quentinhas, priorize a higiene, porque trabalhar com comida requer muita limpeza.