Após a coleta e a separação do material reciclável nos centros de triagem da prefeitura ou de cooperativas de catadores, o lixo é comprado por indústrias a preços vantajosos, onde é reutilizado na fabricação de novos produtos. Materiais como alumínio, plástico e vidro, que são materiais de maior densidade, podem ser reaproveitados para criar estruturas como barras, caixas, tubos, placas e outros tipos.
Quando falamos de lixo reciclável para a criação de outros produtos, basta por a mente pra funcionar e extrapolar na criatividade. Existem empresas que já fabricam tijolo para construção de casas a partir de plástico reciclado, com isso, surge a ideia de produzir próteses a partir desses materiais.
Atualmente existe um grande número de deficientes físicos, e uma boa parte deixa de ser atendida por causa do alto custo das próteses ortopédicas, que são feitas desde o aço, até titânio e fibra de carbono, que são materiais com custo bem alto, e a realidade é que um deficiente de uma região carente, não tem acesso a esse material.
Materiais como plástico e alumínio, por exemplo, têm um custo mais acessível e podem ser reforçados, além de ser um material leve, podendo ser utilizadas para produção de próteses rígidas e articuladas também.
Esta com pouco dinheiro mais quer ter seu próprio negócio? Não se preocupe aprenda como ter seu negócio gastando apenas 2000 reais
Como vai funcionar a empresa?
Primeiramente temos que visar os responsáveis pela projeção e criação das próteses, como engenheiros mecânicos, por exemplo, ter alguém que saiba como construir uma prótese bem feita é essencial para a empresa, também devemos procurar por pessoas que saibam como manusear os materiais reciclados como vidro, plástico e alumínio, essas pessoas saberão como enrijecê-los para tornar o material mais forte e trazer segurança para aqueles que as usarão.
Leve em conta que essa é uma empresa de médio à grande porte, pois a área deve ser grande, já que quanto mais independente for a empresa, melhor será para os lucros. Criar sociedades com empresas como as indústrias que vendem esses materiais é de grande importância, além de empresas das áreas da medicina ortopédica que também será interessante.
A empresa pode ter uma sociedade com essas outras, mas também pode fazer a contratação dos profissionais dessas áreas. É sempre bom lembrar que ter investidores é ótimo para o crescimento empresarial.
O que a empresa pode oferecer? E investir?
A empresa tem como objetivo principal atender a todos como um só, oferecendo próteses de qualidade produzidas a partir de material reciclado, a fim de oferecer um material com um custo de venda acessível para comunidades carentes, mas que também atenda os requisitos pedidos pelas pessoas da classe média e alta, como o investimento de maior tecnologia na produção, já que algumas próteses possuem mecanismos de movimento que vão desde sistemas manuais até elétricos.
Podem ser oferecidos também, os serviços ortopédicos como análise da amputação dos clientes que serão atendidos, além de um centro de reabilitação realizado por médicos e fisioterapeutas, que poderá levar um tempo maior pra acontecer já que será necessário um alto investimento para materiais, máquinas, construções ou aluguel de local pronto, e pagamento de funcionários especializados como engenheiros, médicos, montadores e outros mais, deve ser lembrado também de investir em equipamentos de segurança, pois uma boa empresa precisa ter à disposição de todos os funcionários, EPIs próprios de cada área e possuir como norma a obrigatoriedade da utilização dos mesmos.
Como podemos expandir esse negócio para o mundo?
Uma das melhores formas de expansão empresarial é a criação de filiais, além da divulgação do produto que está sendo oferecido, contudo para o produto chegar ao exterior, fica mais complicado já que boa parte dos produtos que temos aqui vem de fora.
Uma grande oportunidade para a divulgação desse produto é num grande evento que ocorre de quatro em quatro anos, os Jogos Olímpicos, que reúne o mundo inteiro num evento esportivo, mas o que isso tem a ver com o produto da empresa?
Ha alguns anos atrás se deu início aos jogos paralímpicos que são nada mais nada menos que os jogos olímpicos realizados por deficientes de diversos tipos, mas tendo como maior porcentagem os deficientes físicos, faz com que esse evento se torne uma oportunidade maravilhosa para divulgar as próteses e até mesmo conversar com outros empresários sobre equipamentos esportivos paralímpicos que futuramente poderão fazer parte dessa empresa, sem contar que se os atletas fizerem o uso do seu produto, ou até mesmo utiliza-los como patrocínio, fará com que um produto de criação nacional possa ser divulgado pelo mundo inteiro.
Gostou da ideia? Que tal botar a mão na massa, pegar a sua caneta e começar a projetar uma empresa diferenciada? Lembre-se, nenhuma empresa surge do nada, esse projeto pode levar bastante tempo para sair do papel, e ainda mais tempo para entrar no mercado, mas não se desaponte, pois uma empresa como essa é uma chance certa de sucesso, produzir o inusitado faz toda a diferença e chama muita atenção, então boa sorte e mãos à obra.