Como abrir uma choperia

O Brasil é um dos maiores países consumidores de chopps e, consequentemente, de cervejas. Simplesmente o brasileiro ama de paixão chopps, cervejas e é claro, carnes. E, se tem um empreendimento que faz o maior sucesso tanto no Brasil quanto no mundo esse empreendimento é uma choperia. Que você consegue abrir sem maiores problemas em relação a parte de legalização e que não requer muita burocracia quanto outros estabelecimentos, diga-se de passagem.

Em todo tipo de local as cervejas são comercializadas e vendidas, padarias, supermercados, açougues. Em todo lugar está disseminada a venda deste tipo de bebida, de tão consumida que é a mesma no Brasil, porém, é em choperias que o pessoal gosta mesmo de degustar um chopps de extrema qualidade com os amigos e jogar, é claro, papo fora. Vale frisar que desde o Egito, mais precisamente na Babilônia, já era comum degustar cervejas, hoje em dia existem dezenas de centenas delas e de diversos tipos e gostos, até cerveja preta faz o maior sucesso atualmente e entre as mulheres.

Como abrir uma choperia

Devido à crise que se instalou no Brasil nos últimos tempos, os empreendedores estão optando cada vez mais por estabelecimentos a prova de crise, ou seja, estão apostando em negócios que tem alto consumo, como a cerveja, por exemplo. Independente do estágio de um país, as cervejas não pararam de vender e estão fazendo o mesmo sucesso como antigamente, e, isso acontece pois o público é muito variado, além disso, o público-alvo de uma choperia é de classe média alta, com isso a crise não os afeta tanto relacionado a outras classes, como as mais baixas, por exemplo.

Se tem uma coisa que movimenta simplesmente dezenas de centenas de milhares de milhões de dólares e diariamente, por incrível que pareça, esse negócio é o de cerveja. É um mercado lucrativo e que nos fins de semana simplesmente estouram. Vale ressaltar que em algumas cidades, principalmente do interior, a concorrência de choperias é quase nula, sendo assim, é um mar de oportunidades a espera de um empreendedor para fazer sucesso e é claro a diferença.

O mercado de choperia em grandes cidades tem alta concorrência, porém, por outro lado, o número de pessoas dispostas a gastar e frequentar estes locais também são gigantescos, sendo assim, a concorrência vai diminuindo. Indo mais ao interior, por exemplo, de São Paulo, onde eles amam demais as cervejas e são bem consumistas, a concorrência é quase nula, como já fora dito e, por isso, as chances de você ter uma choperia de sucesso é muito maior ainda.

Pensando de um outro modo, este empreendimento é um dos melhores para se ter sucesso e vender muito, porém, ele também requer um alto investimento pelo empreendedor, mas, todo e qualquer investimento neste mercado vale super a pena pela lucratividade final, que é bem alta em relação a essa bebida. Bolar um plano de negócios e principalmente estudar bem a concorrência é parte superimportante, caso contrário por melhor que seja a ideia de seu negócio, ele poderá falhar e, quiçá, você saberá onde esteve o erro por não ter feito um plano de negócios bem elaborado.

Estudar o público-alvo também é papel fundamental de um empresário, com isso é possível oferecer um serviço melhor para aquele tipo de público que será o que consumirá em seu estabelecimento. O estudo do público-alvo vale para todo e qualquer estabelecimento e falando em choperia não é diferente. O local onde você deve instalar a choperia deve ser de acordo com o seu público-alvo, assim como até a decoração do mesmo tem que ser combinando com o seu tipo de público.

Conheça também o Como Montar uma Pizzaria de Sucesso, vale a leitura.

São muitas coisas fundamentais e que fazem a maior diferença e que está ligado diretamente ao sucesso ou até mesmo ao fracasso de seu empreendimento. A sua tática de divulgação também passará pelo estudo do seu público-alvo, caso contrário à sua choperia, infelizmente, ficará as mínguas, como se diz em muitos lugares do Brasil.

Para você ter uma ideia, em muitos locais dependendo do negócio em questão, são usadas táticas de divulgação diferentes. Se é um negócio mais simples e que atende um público de classe mais baixa, geralmente a divulgação é feita através de panfletos. Se o serviço é oferecido a um público de maior poder aquisitivo a divulgação já muda de rumo e acontece em outdoors, pois essas pessoas andam mais de carros, por exemplo.

Se você não tem tal experiência para poder criar um estudo do seu público-alvo e, principalmente, da sua concorrência, seria melhor você adquirir este serviço através de uma empresa terceirizada, pois como já dito, isso está diretamente ligado ao sucesso ou fracasso de seu empreendimento. E como esse negócio é de alto investimento e necessita também de um bom capital de giro, quanto menos erros, melhor para você e para o seu bolso consequentemente.

Como abrir uma choperia

Equipamentos de uma choperia

Os equipamentos necessários de uma choperia são tão importantes quanto os citados anteriormente. Freezers, geladeiras, liquidificadores, balcões frigoríficos, balcões de frios, choperias elétricas e muito mais. Porém, é disso que você necessita de imediato para abrir uma choperia. Você também deve combinar da melhor maneira possível a decoração com a luminosidade da mesma, assim como também devem combinar: vitrines, entradas, estacionamento e é claro, fachadas. Tudo de acordo com o seu público-alvo.

Investimento inicial de uma choperia

O investimento médio inicial de uma choperia pequena de 90 metros quadrados aumentou nos últimos anos, porém, o valor ainda vale o investimento, pois a lucratividade é grande e a demanda maior ainda. Com cerca de aproximadamente R$ 180 mil reais já é possível abrir uma choperia de boa qualidade e que irá atender umas boas dezenas de pessoas. Esse valor pode variar um pouco dependendo de cada estado e principalmente se você optar por adquirir uma franquia, que é o ideal para pessoas sem experiência.

Um Quiosque Chopp da Brahma, está beirando os R$ 100 mil reais, por exemplo, e vale super a pena pois é uma marca de bebida conhecida e isso já lhe dará autoridade e lhe ajudará a vender. Mas, se você tem dúvidas se é melhor abrir um empreendimento do zero ou abrir uma franquia, recomendo que você leia este post que abordei este assunto.

Mais alguma dúvida de como abrir uma choperia? Deixe o seu comentário abaixo e bons negócios!

Leave a Reply