10 Formas de financiamento para uma pequena empresa

Com o aumento da taxa de desemprego e o salário mínimo sem conseguir suprir as necessidades das contas da família devido à quantidade de inflação, é muito normal vermos algumas pessoas planejando ser donos de seu próprio negócio e conseguir, desta forma, driblar essa crise financeira.

10 Formas de financiamento para uma pequena empresa

Precisa de Dinheiro? EMPRÉSTIMO OU FINANCIAMENTO: QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA SUA EMPRESA?

Mas para planejar algo, é necessário de tempo e dedicação, e claro, o mais importante, o capital financeiro! Mas como conseguir? Você tem algumas opções de financiamento, basta procurar ver qual o que mais se adequa ao seu perfil empresarial e colocar a mão na massa!

Mas como conseguir financiamento para minha empresa, é fácil?

Antes de citar aqui 10 formas de financiamento para uma pequena empresa, é importante que você saiba também como planejar-se para alcançar propostas de financiamento, até porque nada é dado de mão beijada. Você, primeiramente, deverá ter um Plano de Negócios. O que seria isso?

Um plano de negócios são todos os seus objetivos e justificativas de percurso que sua empresa levará ao decorrer do caminho, assim como os ajustes necessários para que você alcance o sucesso com todas as suas ideias de empresa. Planejando orçamentos e mantendo o foco.

Tudo certo com seus planos de negócios? Então vamos conhecer 10 formas de financiamento para pequena empresa!

  1. Conseguir dinheiro com família e outras pessoas

Tem muitas pessoas que possuem dinheiro, mas não são adeptas ao empreendedorismo, por falta de tempo ou outros motivos. Mas caso você mostre o seu plano de negócios e o interesse, poderá ser que ele invista em seu projeto com incentivo inicial de capital.

  1. Cheque especial

O cheque especial pode ser uma saída para que você dê início ao seu negócio. Se você tiver planos que consiga pagar sua dívida em curto prazo, esta será uma ótima opção para quem procura abrir um negócio de forma rápida, já que ele cobra bastante juros a contas de pessoas físicas e jurídicas.

  1. Leasing

Este é um tipo de financiamento para quem precisa de uma solução financeira de médio a longo prazo, dando a chance do empreendedor comprar máquinas e equipamentos necessários, dando a ele a chance de depois poder pagar as prestações e por fim ter a opção de comprar o bem no final do contrato.

  1. Fundo perdido para financiamento

Este é um tipo de financiamento por algumas instituições no Brasil que ajudam a alavancar ideias de projetos sem que haja a necessidade do empreendedor devolver o valor do empréstimo ou pagar juros pequenos, como é o caso do CNPq e Finep.

  1. Financiamento com bancos

Há bancos que podem emprestar dinheiro ao empreendedor para que ele monte seu negócio, lucre, e devolva o valor do financiamento com juros mais baixos e com uma carência de prazo bem maior que os outros bancos no Brasil, como o Banco do Nordeste e o BNDES.

  1. Consiga dinheiro com seus clientes

Como assim? Simples, você pode vender o seu produto e receber por ele antes dele ficar pronto, é dessa maneira que você conseguirá usar o dinheiro deles para conseguir bancar custos de produção, e ainda investir mais com o que sobrou.

  1. Use seu próprio dinheiro

Se você não gosta de pedir dinheiro emprestado a ninguém ou não quer correr o risco de se endividar com juros altos de banco, use seu próprio dinheiro para dar início ao seu negócio. Junte todo mês do seu salário uma quantia e acumule o que seu plano de negócios acha que é o suficiente para dar início.

  1. Conta garantida

Ela é bastante semelhante com o cheque especial, mas com a vantagem de geralmente possuir juros mais baixos. São créditos rotativos, onde a pessoa pagará os juros apenas sobre o limite que solicitou.

  1. Tenha um sócio

Juntos vocês podem abrir o negócio desejado e ainda diminuir as chances de ter mais dívidas, mas é importante que seu sócio seja ciente sobre os altos e baixos do negócio.

  1. Antecipação recebível

Ótimo financiamento para aqueles que lidam com comércio. Coloque seu produto à venda no cartão e peça a antecipação do pagamento para a operadora. Recebendo o dinheiro mais rapidamente e podendo investi-lo em outras coisas na sua empresa.

Leave a Reply