Montar o próprio negócio é uma alternativa para aquelas pessoas que querem fugir da crise financeira do Brasil, onde tudo está muito caro e não dar mais para viver com um salário mínimo. Uma dica para quem quer se destacar no mercado é investir em um negócio diferente como a impressora 3D.
Quer sair do trabalho e ser seu próprio chefe? Saiba POR QUE SAIR DO TRABALHO E INVESTIR EM UM NEGÓCIO PRÓPRIO
Impressora 3D vale a pena comprar para montar um negócio
Muitas pessoas se perguntam se valeria a pena investir em uma impressora 3D para iniciar um negócio, a resposta é sim. Contanto que a pessoa tenha conhecimento na utilização dessa máquina, força de vontade, foco e a certeza de que é isso que ela quer.
Montar um negócio com impressora 3D é diferente e desafiador, mas se tudo for feito da forma correta pode trazer muita satisfação e sucesso para aqueles que tiverem coragem de começar.
Dicas para montar um negócio com impressora 3D
Tenha uma ideia nova – Trabalhar com uma impressora 3D não é fácil, por isso, antes de iniciar o seu negócio, tenha ideias de como usar esse equipamento para atrair clientes. Uma boa dica é oferecer produtos fabricados nessa impressora e também serviços como produtos personalizados para cada cliente.
Procure boas referências – Antes de começar o seu empreendimento com a impressora 3D pesquise empresas que fazem sucesso nesse ramo para poder se inspirar. Um exemplo é a empresa 3D Trophy Factory, especializada em produzir troféus via impressão 3D. Outra empresa conhecida nessa área é a Stratasys que fabrica materiais para que estudantes de medicina realizem simulações de cirurgias delicadas. Esses materiais também são utilizados por médicos experientes.
Custos baixos – É fundamental para qualquer tipo de negócio, inclusive com impressoras 3D, manter os custos baixos. Escolha uma base para trabalhar que seja eficiente e não comprometa o seu orçamento.
Como escolher uma impressora para abrir um negócio
A impressão 3D representa o avanço da tecnologia e vem mudando o mercado. Diversas áreas de aplicação e conhecimento já utilizam a tecnologia 3D e apresentam ganhos altos em disponibilidade, custos e adaptabilidade.
Mesmo a impressora 3D sendo mais usada por grandes empresas e organizações, uma impressora 3D pode muito bem fazer parte de uma pequena empresa, pois, ela possibilita resolver problemas domésticos ou de pequenos negócios, por isso, muitas pessoas estão buscando as impressoras 3D para iniciar um negócio.
Para escolher uma impressora 3D para abrir um negócio é preciso saber que no mercado existem impressoras para todos os usos. Desde máquinas para imprimir peças decorativas até impressões de peças técnicas e complexas. Quando se fala de impressora 3D, existem 4 principais técnicas, são elas:
SLA – Estereolitografia;
DLP – Processamento por luz direta;
SLS – Sinterização seletiva a laser;
FDM – Fusão e deposição de material.
Cada técnica possui mecanismos diferentes e apresentam resultados distintos. Para escolher uma impressora 3D siga as dicas abaixo.
- Calcule o investimento – Antes de iniciar a pesquisa das impressoras disponíveis no mercado, calcule qual o investimento que você tem para aplicar na compra da máquina. No Brasil é possível encontrar impressoras 3D com modelos a partir de R$ 1.500 até opções de R$ 25.000.
Defina qual o seu objetivo com a impressora 3D – Esse ponto é muito importante, pois, algumas impressoras têm limitação de uso, seja pela velocidade de impressão, tamanho, qualidade da peça impressa ou pelos materiais aceitos pela máquina. Então pense no seu objetivo ao trabalhar com uma máquina dessas e só depois adquira a sua.
Se qualifique – Para usar uma impressora 3D é necessário se qualificar para assim conhecer todas as funções desse equipamento. Só compre uma impressora 3D quando entender tudo relacionado a ela.
Determine seu tempo disponível para trabalhar – As impressoras 3D só funcionam com uma pessoa do lado, por isso, se quiser abrir um negócio com esse equipamento é necessário ter tempo disponível para usá-la.
Portanto, abrir um negócio com impressora 3D pode valer muito a pena, porém, para isso é preciso uma pessoa que tenha conhecimento e vontade de trabalhar com essa tecnologia.