Quando se trata de vendas de artesanato online, a várias alternativas que você pode escolher. Se você é do tipo de pessoa que quer ganhar algum dinheiro com a venda de seus produtos artesanais online, provavelmente não achara muito cedo para montar um site, e montar toda uma gestão em uma loja online completa.
Felizmente, uma grande variedade de soluções surgiram para ajudar neste mundo de vendas pela internet, permitindo que todos possam buscar informação e ter ótimos resultados em vedas.
Segundo dados do instituto Brasileiro de geografia e estatística, no brasil, cerca de 9 milhões de pessoas se dedicam a vender seus produtos artesanais pela internet. O setor movimenta mais de 50 bilhões de reais por ano
Qualquer que seja a plataforma que você escolher para vender, a responsabilidade recai em grande parte sobre você para direcionar o trafego para sua loja virtual. Algumas formas de trazer trafego para sua loja virtual e gerar venda de seus produtos artesanais são através de:
- Blogs
- Mídias Sociais
- Vídeos no Youtube
Montano o plano de ação
Sumário
Como todos os empreendimentos, você precisa de um planejamentos bem feito e montar um plano de negócio, para dar o pontapé inicial a suas vendas online.
O que você irá vender? Quem vai cuidar da produção? Quanto irá cobrar por cada produto? O seu fornecedor de matéria-prima tem condições de atender uma maior demanda e quem será seu público alvo.
É a partir dessas respostas que você irá traçar suas mentas e montar a estratégia e o posicionamento da sua marca. As ferramentas ao dispor de quem vende artesanato na internet são infindáveis. É certo que bom seria você estar presente em vender em todas elas. Mas não daria pois, acabaria ficando sem tempo para fazer seus artesanatos. Para um primeiro plano seria a criação de um Blog, para expor os seus produtos, criar um e-mail, para receber os contatos de quem quer comprar o seu artesanato.
Criar uma página de facebook, para divulgar os seus produtos e interagir com as suas fás e crie uma conta de Pay Poal, para poder receber e fazer pagamentos em todo o mundo de forma segura
Trabalhando as fotos e descrição
Em qualquer loja virtual esses dois itens são importantes, para quem vende artesanato mais ainda. Os clientes precisam ter acesso a boas fotos para conhecer bem seu produto. Use imagens com alta resolução e feitas de diversos ângulos para que consiga, perceber a riqueza dos detalhes, e acredite, que irão encontrar aquele mesmo item em outro lugar.
Jogar com exclusividade, aliás, é um ótimo negócio para sua loja virtual onde você poderá colocar todo suas peças de artesanatos exclusivas para venda. Por se tratar de produção manual, cada peça é única e você deve frisar isso ao seu cliente.
Na hora de descrever, fale sobre os matérias utilizados e sobre p processo de produção. Esses detalhes valorizam o seu trabalho e permitem que você cobre um valor mais elevado. Avise, ainda em quais cores e tamanhos você pode produzir cada item. Mostrando ao consumidor que ele pode ter uma experiência personalizada.
Conheça também o Como Montar um Brechó, vale a leitura.
Montando o marketing
Além de mostrar todos seus produtos na loja virtual, montar um plano de marketing usando todas as redes sociais é uma estratégia muito forte que vai alavancar suas vendas.
O Facebook. Integram, Google são uma boa jogada para este topo de negócio. Como ambas as redes sociais são muito visuais, elas valorizam o ponto forte do seu trabalho manual.
Além de tirar e postar fotos das mercadorias, você pode incentivar que clientes compartilhem imagens dos produtos adquirindo em sua loja virtual.
Lembre-se que uma recomendação vinda de um amigo tem mais valor do que a sua autopropaganda. Portanto, incentive o compartilhamento.
Uma maneira muito feita entre empreendedores neste mundo de vendas online, e a divulgação de seus produtos em outros sites de venda e compra de artesanato.
Antes de começar a aplicar a todos os diferentes sites que estão lá fora, certifique-se que você tem feito alguma pesquisa de mercado como:
- O site se encaixa com seu nível de preço do mercado alvo, e marca
- Será que eles realmente vendem os produtos que se tem
- Quais são os seus critérios de seleção, termos e condições
- Quais são os custos
- O que acontece quando os consumidores devolverem os produtos
- Quem matem o estoque e envia seus produtos para o consumidos
A vários lugares onde você pode colocar seus produtos para a venda como:
- Elo7-O primeiro e mais importante site que você utiliza para vender sus produtos artesanais
- Airu– Também é uma ótima opção para quem está começando a vender pela internet, pois você cadastra seu produto e tem a chance de ser encontrado por vários amantes de artesanato
- Quem Barato– Essa é um site de classificados no qual você pode cadastral seus produto gratuitamente e esperar por compradores
- Mercado Livre– É o maior site de leiloes do brasil e um grande potencial pata suas vendas
Trabalhando seu cliente
Não se esqueça dos seus clientes, é mais barato manter um cliente do que angariar um novo, por isso, faça um bom acompanhamento do seu cliente. Peça a ela que envia uma foto de sua peça, para lhe falar se está satisfeito com ela, e perguntar o que poderá fazer para melhorar seu trabalho. Isso seroa fundamental para que o cliente se sinta mimado por si e volte a comprar as suas peças.
Fale com seu compradores, não necessário telefonar, mais se vir que faz sentido faça. Hoje em dia ninguém usa este método de comunicação, e por isso mesmo, é um dos melhores.
Que seja por telefone, por e-mail, se comunique ao seu comprador.
E aí, caro leitor e futuro empreendedor, o que achou das nossas dicas de como vender artesanato pela internet? Se você tiver mais alguma dúvida, sugestão ou experiência que queira compartilhar conosco deixe o seu comentário logo abaixo que te responderemos.