Como Montar Uma Locadora de Veículos

Se você pensa em empreender você veio ao lugar certo. Hoje falaremos mais precisamente de como você pode montar uma locadora de veículos e faturar alto com o seu próprio negócio. O Brasil está mudando e com ele os novos negócios também, cada vez mais o empreendedorismo está em alta e a partir disso as pessoas investem cada vez mais no seu próprio negócio.

Porém, vale frisar que montar uma locadora de automóveis não é nada fácil, é preciso coragem e acima de tudo muita dedicação, caso contrário o seu negócio poderá dar errado e o prejuízo certamente será grande, até porque, o investimento necessário neste ramo é alto, carros não são para quaisquer pessoas e se você quer montar uma locadora de veículos, precisa mais do que nunca de carros e mais carros de extrema qualidade, diga-se de passagem.

Como Montar Uma Locadora de Veículos

Exigências específicas para montar uma locadora de veículos

Antes de qualquer coisa vale frisar que é recomendável ter experiência para abrir uma locadora de veículos, porém, não é necessário ter experiência exclusiva em locação de veículos, mas sim experiência em empreender, o mercado não é fácil e muito menos o de locação de veículos, as dificuldades são grandes e os impostos maiores ainda.

Você terá impostos do município, dos estados e impostos também federais, assim como PIS, Cofins e ISS. Além é claro de impostos coo ICMS e IPI, seguro dos carros e o famoso e velho IPVA. Ou seja, empreender no Brasil não é fácil, muito menos no segmento de locação de veículos, onde este objeto é sinônimo de riqueza.

Você como empresário também tem que estar atento a outros problemas que irão culminar em gastos extras, ainda mais quando estamos falando de carros. Multas de trânsito é uma delas e, você como dono do carro é que vai ter que arcar com o prejuízo e não o seu empregado que dirigirá o automóvel da sua empresa.

Ainda é preciso pensar nas estradas e rodovias brasileiras, que estão em péssimas condições o que pode ocasionar problemas e mais problemas mecânicos no carro, como algum amortecedor quebrado ou até um pneu furado, onde o jogo e muitas das vezes pode chegar a até impressionantes R$ 400 reais.

Vale ressaltar que você precisará também de uma grande área para estacionar o seu veículo, tudo isso para mantê-lo seguro e em perfeitas condições, caso contrário o seu veículo poderá ser furtado ou até perder tempo de vida. Vale frisar que o tempo de vida útil de um carro de locação de veículos é curto, cerca de aproximadamente 3 anos.

Você também precisa de um mecânico de confiança, tudo para ele fazer um trabalho de manutenção de extrema qualidade, economizar em manutenção é um tiro no pé e isso só sairá cada vez mais caro para você lá na frente. Por outro lado, é preciso pensar que dificuldades ocorrem em todos os setores, os lados positivos são muito maiores do que os negativos, é preciso persistir e se arriscar se quer se dar bem na vida. O que queremos passar neste artigo são informações, seja ela negativas ou positivos, o importante é você não abrir o seu negócio por impulso, mas sim com noção de gestão empresarial e acima de tudo planejamento.

Pois bem, até aqui só falamos de pontos negativos de abrir um negócio de locação de veículos, vamos agora falar um pouco dos pontos positivos. Primeiramente o veículo no Brasil ainda é caro, pessoas de baixa renda não possuem acesso e os impostos para comprarem um veículo podem ultrapassar impressionantes 50% do valor do veículo, portanto, muitas pessoas preferem nos dias de hoje poder alugar um veículo para alguma ocasião especial do que comprar um veículo e ter que arcar com altos impostos, manutenção e combustível, seja ele álcool ou gasolina.

Conheça também Como Montar Um lava Jato Profissional, vale a leitura.

Consumidor de uma locadora de veículos

No Brasil existem atualmente dezenas de centenas e até milhares de locadoras de veículos, grande parte delas com muitos anos no mercado e com um conhecimento técnico sobre o mercado extremamente gigantesco, porém, há sempre novas oportunidades para empreender e conquistar o seu lugar ao sol, o primeiro passo para não falhar em um mercado é saber o público-alvo do segmento que você pretende investir. 

Ou seja, a partir de agora iremos relatar o público-alvo que consome o que você irá oferecer, ou seja, locação de automóveis. O principal público-alvo deste setor é o turista, que muitas das vezes viajam a trabalho ou até mesmo a férias e muitas das vezes o local de destino é longe, portanto, prefere optar por utilizar um meio de transporte mais rápido, como um avião, por exemplo. Por outro lado, este turista não quer depender apenas de um táxi ou até mesmo um Uber para se locomover por onde viajou, é aí que entra então a locação de veículos, que é onde ele pode utilizar um veículo por quanto tempo desejar, no modelo que preferir e pagando bem pouco. 

Nem todas as pessoas que vai a uma locadora de automóveis é turista, algumas delas precisa de um automóvel pois o carro delas está no conserto e a mesma não pode ficar sem, as vezes o seguro da mesma não dá a opção de carro reserva e a pessoa precisa de um carro para ir ao trabalho ou até mesmo fazer coisas pessoais.

Há um novo consumidor neste mercado e que cresce assustadoramente mês a mês, é o público da classe C, que não possui recursos financeiros para comprar um carro próprio, mas que prefere um carro alugado para poder viajar com a família com todo conforto e segurança que a família tanto merece.

Escolha da localização da locadora de veículos

A localização de uma locadora de veículos é parte essencial do projeto, de nada adianta você ter uma locadora de automóveis em locais distantes da cidade, lembre-se que o público-alvo principal do seu negócio são turistas, por essas e outras que os melhores locais para você abrir a sua locadora de veículos são em aeroportos e rodoviárias, ou seja, locais estratégicos onde o seu consumidor está.

Como Montar Uma Locadora de Veículos

Parcerias

Outra forma de se destacar neste mercado é criando parcerias co agências de turismo nacionais e do exterior para conseguir cada vez mais clientes. Hoje em dia é possível em muitas das vezes já comprar a passagem de destino juntamente com um aluguel de veículos, isso faz o consumidor economizar tempo e principalmente dinheiro, o que será perfeito para ele e também para você, já que conseguirá cada vez mais clientes.

Franquia de locadoras de veículos

Como pudera ver até aqui, esse é um mercado gigantesco e em grande expansão, porém, não é nada fácil entrar nele, muito menos sem experiência, nesse caso o recomendável é entrar já com um suporte de quem teve sucesso neste mercado, sendo assim, contratar uma franquia de locadoras de veículos é o melhor jeito de fugir das dificuldades deste mercado, além é claro, que adquirindo uma franquia de locadoras de veículos, você terá treinamento especial e as suas chances de se dar bem no mercado serão muito maiores.

Porém, nada muda em relação ao investimento, que também terá de ser alto, sendo ela franquia e/ou não. Taxa de franquia, compra dos veículos ou até mesmo aluguel dos mesmos, impostos e mais impostos e espaço físico da empresa.

Ou seja, o investimento é alto, o segmento é promissor e difícil, mas, todo o esforço vale a pena pois o retorno é quase que garantido, pois o público-alvo é maioritariamente turista e turista não economiza quando viaja, muito menos em locação de veículos.

Leave a Reply