Como montar uma lanchonete

Quando se pergunta que tipo de negócio montar, muitos empreendedores buscam na lanchonete uma das respostas frequentes. Por ser um dos últimos setores a ser abalados por crises econômicas. Mais dinheiro em caixa diariamente e adaptação a todo tipo de público e investimento. A área de alimentação é a mais frequente opção entre empreendedores, que procuram montar um negócio.

Como montar uma lanchonete

O ramo é bastante receptivo por oferecer vários itens de consumo que atingem todas as camadas populares, abrindo um leque de possibilidades. Para intender mais deste ramo e preciso fazer uma análise como:

  • Conversar com outros professionais
  • Visitar estabelecimentos similares
  • Definir o público alvo
  • Realizar pesquisa de mercado a fim de identificar o potencial da região carências no mercado, tendências.

O dinheiro está curto para montar um novo negocio? Não tem problema, veja como montar uma pequena lanchonete.

Montando seu investimento

Para se montar uma lanchonete o investimento vai depender muito de fatores como estrutura, mobiliário e tipo de equipamentos que você pretende usar. Neste mercado a estimativa de investimento para quem deseja abrir uma lanchonete fica em torno de R$ 40 mil reais dependendo do local e características do empreendimento. Mais a outra opção de se montar uma lanchonete pequena pode gerar a redução deste valor.

A grande vantagem de se montar uma lanchonete é que o retorno do investimento é rápido, pois como a maior parte das compras são pagas à vista, o giro é alto e não é necessário empatar capital a longo prazo.

Muitos empresários também buscam uma forma de fazer este processo de montar um lanchonete mais fácil por isso muitos buscam franquias. Para aprender com alguém que já tenha experiência no setor, a opção de montar um franquia para se ter um lucro mais rápido e menos trabalho este pode ser o melhor caminho. O investimento nesse tipo de lanchonete é maior, mais em compensação você recebe todo treinamento necessário para já entrar ganhando, como uma dica de franquia no ramo de lanchonete podemos citar a franquia Box 20 do Habibs e a franquia da Subway. A ideia de montar franquias devem ser bem avaliadas.

Aproveito para recomendar a compra do livrinho Como Montar uma Lanchonete de Sucesso, certamente ajudará o seu negócio a entrar pelo caminho certo. Acesse aqui.

Encontrando o local certo

Buscando o ponto comercial certo para abrir sua lanchonete, podemos citar que o melhor ponto e em lugares movimentados, com um fluxo de pessoas passando diariamente toda hora. Locais como perto de escolas e faculdades costumam trazer ótimos resultados em função do fluxo de pessoas. Mais fazendo uma análise entre vários empreendedores neste ramo, descobri que a localização bastante cobiçada e perto de pontos de ônibus com um volume grande de linhas.

A escolha do ponto comercial é, seguramente um dos aspectos mais importantes para o sucesso do empreendimento. Estar próximo de todos esses pontos em geral, traz bons resultados, é importante frisar que a escolha do local dever estar associada à linha de produtos e serviços, e com isso vai determinar a formação de um público especifico.

Montando a estrutura

A estrutura deverá ter seus espaços bem definidos e distribuídos, oi seja a distribuição dos equipamentos será bastante importante, pois dela dependerá a facilidade de locomoção dos funcionários, além disso, devido ao tipo e número de equipamentos utilizados, deve-se dar especial atenção à instalação elétrica. O objetivo é evitar sobrecarga.

A área destinada ao público deverá ter 02 banheiros sendo um masculino e um feminino. Sendo que o banheiro de funcionários deverá ser feito distante de área de atendimento. Para instalações em áreas mais reduzidas, com pequeno balcão e sem lugar para sentar. Poderá haver apenas um lavabo.

A área reservada para estoque deverá ser bem protegida, arejada e separada do público.

Equipamentos necessários

Para a montagem de uma lanchonete você precisará de vários equipamentos para área operacional como:

  • Balcões climatizados
  • Freezer e geladeiras
  • Fritadeiras
  • Chapas
  • Forno
  • Coifa
  • Utensílios de cozinha, pratos e talheres
  • Exaustor
  • Espremedor de frutas, liquidificar
  • Vitrine quente, estufa, fritadeira elétrica
  • Prateleiras para exposição de bebidas

Temos também alguns equipamentos que são básicos para qualquer tipo de negócio como móveis e utensílios assim equipamentos de caixa para pagamento. O layout da cozinha para disposição dos equipamentos deve ser observado para que se possa realizar o processo produção e manipulação dos alimentos da maneira mais eficiente possível. Itens como circulação de ar e de pessoas, instalação elétrica e iluminação também devem ser levados em consideração no momento do planejamento.

Deve se observar a eficiência energética das maquinas no momento da compra através da coleta de informações com fabricantes e indicações de marca e modelo por outras empresas, a fim de que haja economia elétrica, o que gera economia e sustentabilidade econômica e ambiental.

Contratando funcionários

Nesta meta de contratação podemos buscar funcionários com experiência para várias funções como:

  • Chapeiro
  • Responsável pelos pratos e lanches
  • Copeiros que farão atendimento ao público e ajudaram no preparo de lanches, sucos

Dependendo do horário de funcionamento da lanchonete, será necessário adotar dois turnos de trabalho, e com isso aumentara o número de funcionários. A oferta deste tipo de mão de obra é grande, por isso você devera uma seleção criteriosa, porque eles terão influência direta no sucesso de seu negócio, serão responsáveis pela preparação dos lanches, e o mais importante estarão em contato com o cliente toda hora.

A escolha também do horário de funcionamento dependerá do público que se pretende atingir, geralmente trabalha se além do horário de funcionamento da casa.

Como montar uma lanchonete

Montando o cardápio

Normalmente os cardápios não variam muito. Confira o que é mais pedido em serviços nos estabelecimentos concorrentes para ter ideia do que pode ser feito de diferente em sua lanchonete. Em vista em lanches originais do estabelecimento, para atrair a clientela e dar uma identidade a lanchonete. Seja diferente e atualizando sempre seus lanches para sempre ter novidades para trazer mais fluxos de clientes.

Foi pensando em alguns cardápios para você começar vou te dar alguns alimentos e produtos que não podem faltar em sua lanchonete como:

  • Bebidas, refrigerantes, Agua mineral, cerveja, suco, Vitaminas
  • Porções, batata frita
  • Sanduiches frango, queijo, misto, completo
  • Salgados
  • Doces

O empreendedor deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar sua lanchonete para obter informações quanto as instalações físicas da empresa e também pegar o alvará de funcionamento para ter tudo regularizado como código de defesa do consumidor

E aí, caro leitor, gostou das nossas dicas de como montar uma lanchonete? Se você tiver mais alguma dúvida, sugestão ou experiência que queira compartilhar conosco ou com outras pessoas que estão visando abrir uma lanchonete, deixe o seu comentário logo abaixo para a gente. Boa sorte, ou melhor, bons negócios!

Leave a Reply