Como montar uma construtora

Se tem uma coisa que estourou nos últimos anos, foram as casas. Desde 2013 o mercado brasileiro de casas está a todo vapor e de lá para cá aconteceram dezenas de centenas de milhares de entregas de novas casas, boa parte delas proveniente do mercado: Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

Sendo assim, montar uma construtora é um ótimo negócio nos dias atuais, e o melhor, vai permanecer nesse ritmo bom pelo menos até meados de 2018. Mas, assumir os riscos de abrir uma construtora não é para qualquer um, esse mercado requer coragem e desafios diários, ou seja, não é um mercado para pessoas com pouco capital para investir ou até mesmo para pessoas com pouca experiência, principalmente.

Como montar uma construtora

Conhecer o setor empresarial e ter dinheiro para o investimento inicial e para fazer a máquina girar mensalmente é extremamente importante, caso contrário a roda para de girar e o negócio estaciona de uma forma que você só tem a perder. A melhor forma de se ganhar com uma construtora nos dias atuais é firmar parcerias com o Governo, que é como as construtoras que já estão no mercado fazem, como a MRV, por exemplo. Que é de Minas Gerais, mas que tem prédios em boa parte do Estado de São Paulo, principalmente no interior.

São diversos prédios de excelente qualidade, prédios de 47 metros quadrados chegam a custar aproximadamente R$ 150 mil reais. O que é um ótimo preço para a construtora. Vale frisar que se você decidir por abrir uma construtora, você não necessariamente precisa criar prédios residenciais, mas pode também criar escritórios, consultórios, shoppings, hotéis e obras públicas.

Conheça também o Como montar  um Lava Jato Profissional,vale apena a leitura.

Conheça o mercado

Antes de tudo você precisa conhecer o mercado, e como já dissemos, o mercado está ótimo no atual momento e em grande expansão, apesar de o Governo ter oferecido nos últimos anos milhares de moradias, milhões de pessoas ainda estão sem o seu próprio teto e necessitam mais do que nunca de um lar. É a oportunidade perfeita para você oferecer novas oportunidades para as pessoas poderem adquirir a sua tão nova e sonhada casa própria.

Porém, para se destacar nesse mercado onde existem gigantes construtoras é necessário inovar e fazer diferente. A MRV, por exemplo, tem milhares de reclamações no Reclame Aqui, assim sendo, muitas pessoas que as pesquisam pela internet acabam por desistir de adquirir um imóvel por ela. Com isso você tem boas oportunidades de angariar clientes e fazer realmente a diferença.

Um dos piores pesadelos que as pessoas passam hoje em dia é em relação ao tamanho do apartamento, que são muito pequenos, de 39 metros quadrados a no máximo 59 metros quadrados. Se você começar a oferecer um apartamento de boa qualidade com 67 metros quadrados você já tomará com certeza esse cliente de outra concorrente. Claro que você precisará manter o preço de um apartamento que está sendo vendido com 59 metros quadrados, porém, valerá a pena e você terá lucros da mesma forma.

Mas, é preciso se analisar tudo, você também não pode lucrar muito pouco, pois o investimento é alto e ficar sem dinheiro é o pior pesadelo para um empresário. E a obra não pode parar de forma alguma, caso contrário os dois lados sairão perdendo e você principalmente, pois uma marca de empresa suja é o fim para um empreendedor.

Conhecer o público-alvo dos seus clientes também é extremamente necessário. Você precisa escolher por um público antes de qualquer coisa. Você quer atingir um público-alvo de mais poder aquisitivo ou maior? Se você quer atender um público com maior poder de compra você precisa criar um apartamento maior e de melhor qualidade, sempre oferecendo produtos de primeira linha, pois a grana gasta pelos seus clientes será maior e eles são mais exigentes e querem realmente uma casa de qualidade, e não apenas um lar.

Você precisa direcionar para o público certo e focar, ter um plano de negócios bem feito e ideias inovadoras para se destacar no mercado de trabalho. Falando em mercado de trabalho, você não irá ter problemas com mão de obra especializada, nesse momento o Brasil possui 10 milhões de desempregados e muitos deles são da construção civil, com isso você consegue bons trabalhadores e que estão parados devido ao momento brasileiro. Mas não se assuste, o mercado imobiliário brasileiro está a todo vapor só esperando novos investidores para aproveitarem esse espaço.

O diversificado processo produtivo da construtora

Neste ramo para se dar bem é preciso diversificar da melhor forma possível, ou seja, não tente você como empresário fazer tudo, repasse cada parte para uma equipe especializada, assim a sua empresa terá mais produtividade e as coisas fluirão muito mais fáceis, além é claro, de você não comprometer nenhuma parte do projeto. Como se diz, cada um com seu qual.

Neste tipo de negócio não são perdoadas falhas, portanto, adquira o que tem no mercado do bom e do melhor, desde profissionais até equipamentos, mas, sempre pensando no melhor custo-benefício para o seu negócio se manter saudável. Faça parcerias com fornecedores de equipamentos, sejam elas de instalações, ferramentas, materiais ou mercadorias.

mini_Como-abrir-uma-construtora-de-pequeno-porte

A lei e o CREA

Como todos sabem, o Brasil é simplesmente o rei da burocracia e no ramo imobiliário não é diferente. Para você poder montar uma construtora é necessário no mínimo ter um engenheiro registrado no CREA, que significa: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Um CNPJ também é necessário, mas, nesse caso, como uma construtora geralmente vai movimentar milhões de reais, o CNPJ que pode ser emitido pela internet não servirá no caso.

Você precisa ir até a Receita Federal munido de CPF, comprovante de residência e RG, tanto cópia quanto original, de ambos os donos da empresa. Contrato Social, Registro na Junta Comercial, Inscrição Estadual, Alvará da Prefeitura também são necessários, assim como a liberação do local pelo Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Como fora dito, a burocracia é grande e você vai perder algum tempo para ter tudo em ordem. Mas, nada de fazer tudo correndo, já que um planejamento impecável é fator determinante para o sucesso do seu empreendimento. Bons negócios!

Leave a Reply