Como montar uma adega

Já pensou em montar uma adega? Mas não aquelas que seja apenas uma parte da casa, onde normalmente se monta em um local subterrâneo para ter a temperatura apropriada para armazenar vinhos e azeites. A Adega ou Wine Bar também é o nome do estabelecimento comercial que vai servir bebidas alcoólicas, principalmente vinhos.

Como montar uma adega

como montar adega

Com um consumo cada vez maior de vinhos no Brasil, esse é um estabelecimento que tem crescido e se tornado popular nas grandes cidades. Assim, caso na sua cidade não tenha nada do tipo, pode ser uma oportunidade de investimento muito boa. Quer saber mais sobre a área? Confira as nossas dicas:

Mercado

NO Brasil, cerca de 80% dos vinhos são considerados vinhos de mesa, assim são elaborados com uvas americanas e hibridas com um sabor intenso e frutado. O Rio Grande do Sul é responsável por 95% da produção nacional, mas 35% é vendido e engarrafado em São Paulo. Hoje em dia, existe uma área de produção muito grande de vinho.

Sendo um dos principais produtos de vinho do hemisfério sul, o Brasil tem visto um mercado que está crescendo rapidamente no mundo todo. Mesmo que o país seja considerado um mercado importador, as vendas de vinhos e de espumantes brasileiros conseguiram crescer bastante nos últimos anos.

VEJA TAMBÉM: Como montar um posto de gasolina

O vinho não é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no Brasil, visto que outras bebidas são mais populares. Mesmo assim, a bebida tem conseguido conquistar cada vez mais adeptos e se tornado uma boa ideia de negócio, mostrando o potencial que o Brasil tem para crescer o consumo de vinho.

Plano de negócios

Para o empreendedor começar, ele precisa montar um plano de negócios para conseguir verificar como está o mercado e como vai conseguir implementar as suas ideais. É nesse ponto que deve ser pensada a questão financeira, além dos recursos humanos para conseguir desenvolver a empresa.

É nesse ponto que deve ser pensado todos os investimentos iniciais com os materiais, pagamentos, equipamentos. Também deve ser pesquisado o público que vai se interessar pelos seus serviços, procurando saber como está aquecido o mercado e como está a concorrência.

Localização

A escolha da localização é muito importante para garantir o sucesso do seu negócio, pois, para montar uma adega, é ideal contar com um lugar com boa visibilidade e com fácil acesso. Assim, para começar a pensar nisso, é necessário já ter definido qual vai ser o público alvo que vai ser atingido com o seu negócio.

Procurar saber onde estão esses consumidores para escolher um local com um bom volume de pessoas, verificando também a existência ou não de concorrentes. Como o wine bar costuma ser um local com produtos mais sofisticados, procurar estar em regiões de alto poder aquisitivo se torna mais viável e interessante.

Colaboradores

Dependendo da necessidade e do tamanho do empreendimento, o número de colaboradores vai variar. Para conseguir montar uma adega, é preciso contar com gerentes, vendedores, auxiliares administrativas e sommelier.

Normalmente, a adega vai ter um horário de funcionamento noturno, mas dependendo dos outros serviços, podem abrir mais cedo. Na hora de escolher um colaborador, é importante procurar aqueles que se identifiquem com o assunto e que tenham abertura para aprender sobre vinhos.

Equipamentos

Os equipamentos que são mais importantes são aqueles que vão dar a climatização necessário para manter o estoque de vinhos. Como eles são importantes, é importante procurar saber quais as melhores marcas, além de calcular quantas pessoas podem circular na adega, com tanta frequência, isolar as paredes, saber o número de garrafas que podem ser armazenadas, entre outros. O próximo passo é pensar também em um condensador e evaporador.

VEJA TAMBÉM: Como montar um lava-jato de sucesso

Leave a Reply