Como abrir uma loja de produtos naturais

A nova onda do Brasil é a alimentação saudável. Através de muitas propagandas de marketing, nos últimos anos, os brasileiros estão ficando cada vez mais conscientizados da importância de consumirem alimentos mais saudáveis e que não farão mal à sua saúde, muito pelo contrário, vão contribuir para ela.

Como abrir uma loja de produtos naturais

E uma forma de você se aproveitar desse episódio, é investindo a sua poupança em um empreendimento deste segmento: uma loja de produtos naturais.
Porém, em meio a tantos detalhes, é muito comum que os novos empreendedores tenham dúvidas sobre como abrir uma loja de produtos naturais, ou de qualquer outro empreendimento. Para te ajudar, o Gera Negócios reuniu algumas dicas que irão te auxiliar neste processo e tornar tudo mais simples. Veja só!

Mas, o que é uma loja de produtos naturais?

Uma loja de produtos naturais não passa de um mini mercado como qualquer outro. A única diferença é a troca dos alimentos convencionais pelas opções naturais, saudáveis.

Estes alimentos podem ser tanto os frescos, como verduras, frutas e legumes longe de aditivos químicos, quanto também podem ser os alimentos empacotados, como o açúcar que será trocado pelo magro, o sal substituído pelo sal marinho, entre outros alimentos como os chás, cafés, grãos, barras de cereais e mais!

Ainda em produtos, podemos citar outra dica de produto natural que vende bastante: as cápsulas de emagrecimento! Muitas pessoas ainda buscam por alternativas como medicamentos para emagrecer, e você oferecendo opções naturais é uma vantagem. Então vale investir.

Os suplementos naturais também podem ser outra forma de aumentar o seu lucro, pois atingem o público que frequenta academias. É claro que esse tipo de pessoa raramente se interessa em produtos naturais, mas os suplementos sempre são um atrativo.

É muito importante que você venda produtos naturais diversificados dentro do seu mercado, pois se não, não compensará para a pessoa em busca desses alimentos virar o seu cliente, afinal, ela poderá não encontrar tudo o que precisa lá. Então é sempre bom investir na mercadoria que mais possui demanda, quanto aqueles itens necessários em estoque.

Como funciona a estrutura de uma loja de produtos naturais?

Na verdade, muito simples. Você precisará, inicialmente, de gôndolas e prateleiras para dispor os seus produtos, prezando sempre a organização. Os produtos menores e mais caros, como os produtos para emagrecimento é correto que estejam dispostos em vitrines fechadas e só retiradas de lá pelo funcionário. Você também pode deixa-las expostas em cima do balcão.

O investimento para abrir uma loja de produtos naturais não precisa ser grande. Na verdade, com até R$60 mil reais você consegue ter um bom estoque e, ainda, comprar as prateleiras e demais itens, incluindo ainda os gastos com funcionários, aluguel e burocracia.

Em relação ao estoque, você não precisa de um espaço tão grande. Um pequeno cômodo, de aproximadamente 12m², é o suficiente para você guardar os produtos que não estarão em exposição.

Algumas lojas ainda estão investindo em outra forma de atrair mais clientes para dentro da sua loja de produtos naturais: investir em uma pequena lanchonete. Sim, uma pequena lanchonete dentro do seu mercado! Isso é ótimo, pois eleva o seu faturamento e os gastos a mais são poucos. Na verdade, você apenas precisará de um pouco a mais de espaço para dispor algumas cadeiras e mesas. Além disso, é necessário que você sempre tenha a venda lanches frescos, como sanduíches naturais, bolos, pães, tortas, cafés e sucos.

Existe concorrência para as lojas de produtos naturais?

O grande concorrente de todo setor alimentício ainda são as redes de fast-food. Mas, por esse tipo de comida não ser nem um pouco comparado a saudável, é claro que o seu tipo de público não frequentaria estes locais e vice-versa.
Portanto, a concorrência de uma loja de produtos naturais ainda é baixa. Poucos empreendimentos foram abertos até hoje, o que é melhor para você, já que a visão de crescimento passa dos 50% para os próximos anos.
Os únicos empreendimentos que podem afetar a sua atração de clientes são os próprios supermercados, pois alguns deles também vendem as opções naturais de alguns produtos.

Como abrir uma loja de produtos naturais

Qual a melhor localização para abrir a minha loja de produtos naturais?

Se você tem dúvidas sobre como abrir uma loja de produtos naturais, então provavelmente outra questão em aberto comum deve ser relacionada à localização.
Por ser um empreendimento no setor de alimentação, não se tem um local específico que podemos dizer ser o perfeito para abrir a sua loja. No entanto, é recomendado abrir este tipo de loja em centros comerciais, em ruas com grande fluxo de pessoas durante o dia todo e próximo a locais que “lembrem” os produtos naturais e possam ajudar a conquistar clientes para você, como as academias, centros de pilates e ioga, clínicas de estética e entre outros.

Uma dica de local que pode ser a melhor opção para você abrir a sua loja de produtos naturais é o shopping. Este é um local com grande movimentação de pessoas durante o dia todo e você sempre terá demanda para o que está vendendo. Algumas franquias de produtos naturais até estimulam a abertura da sua rede dentro destes estabelecimentos, por ser mais lucrativo.

Mas, antes de definir o local, é muito importante que você analise os aspectos de cada um. Pode ser que o aluguel de uma loja dentro do shopping pode ser tão alto que não compense em relação aos seus possíveis lucros. Abrir uma franquia pode ser uma boa ideia, pois você garante a fama da marca e a segurança que a empresa te fornece, entre outros detalhes…

Agora que você já conferiu todas essas dicas sobre como abrir uma loja de produtos naturais, não deixe de investir neste segmento que cresce a cada ano. Gostou do nosso post e das nossas dicas? Restou alguma outra dúvida acerca do assunto? Então deixe o seu comentário no campo abaixo e aproveite para compartilhar estas ideias com quem deseja abrir uma loja de produtos naturais e você conhece. Bons negócios!

Leave a Reply