O Paintball é hoje um dos jogos mais amados pelos brasileiros, pouco se fala deste esporte, porém, quase em todas as cidades brasileiras ele é praticado, principalmente pela classe média e classe média alta, tamanha a demanda de equipamentos deste esporte, que cá entre nós, não é muito barato. Uma arma de Paintball, por exemplo, pode chegar a custar cerca de aproximadamente R$ 1000 reais, porém, existem as mais baratas que custam aproximadamente R$ 400 reais, mas, o alcance deixa a desejar, e isso é horrível se tratando de Paintball, onde os campos de batalhas são grandes e os adversários estão provavelmente bem longe do oponente.
O Paintball surgiu nos Estados Unidos da América e chegou no Brasil há pouco tempo se comparado aos EUA. O esporte ficou mais conhecido após o game Counter Strike ter chego ao Brasil, já que as pessoas que jogavam CS queriam algo mais “hard” e optaram por praticar isso pessoalmente.
Um campo de Paintball não é difícil de ser montado, na verdade, só é preciso de um terreno baldio. Entretanto, objetos pelo caminho é que dão todo o charme pelo terreno, como casas destruídas, latões e etc… Isso acaba servindo como moradia e esconderijo de quem está praticando o Paintball. Muitas pessoas hoje em dia usam o terreno baldio para fazer campos de Paintball a fim de ganhar algum dinheiro no final de semana, isso é o que está acontecendo em grandes metrópoles pelo Brasil afora.
Como Montar um Campo de Paintball
É claro que se você quiser montar um campo de Paintball profissional você vai precisar de um local maior, de uma estrutura de qualidade, e de uma infraestrutura de dar inveja, a não ser que você não tenha nenhuma concorrência neste mercado, desse modo fica muito mais fácil para você crescer e é claro se sobressair neste mercado e conquistar o seu lugar no empreendedorismo.
Uma área aceitável seria de até 3 mil metros, de jogo 1,500 metros é o suficiente, porém, lembremos novamente da infraestrutura, local de descanso, sala de espera, de equipamentos, vestiários e etc…
O piso do local deve ter uma boa durabilidade, até porque dezenas de centenas de pessoas vão pisar ali diariamente, sem contar os materiais que estarão em cima do piso, como latões, que podem riscar o piso, por outro lado, este piso tem de ser de fácil limpeza, pois as bolas de Paintball tem tintas e quando elas estouram fazem a maior sujeira.
Pisos de cores claras é o ideal para este tipo de ambiente, isso facilita a visualização do local a fim do jogo ter uma maior rotatividade, dando a você empreendedor mais dinheiro, pois quanto mais pessoas jogam, consequentemente, mais dinheiro você ganhará.
Armas, munições, sapatos, roupas de proteção, capacete, óculos, tudo isso e muito mais também é necessário para o seu local de Paintball se destacar perante a concorrência e fazer realmente a diferença perante os concorrentes. As pessoas querem sempre do bom e do melhor e não economizam quando o serviço prestado é de qualidade, portanto, invista o máximo possível em seu empreendimento que com certeza você poderá cobrar muito mais caro e terá o melhor retorno possível.
Nunca deixe o local de jogo o mais enfeitado possível. Paintball tem de ser um local de guerra, e quanto mais ele parecer um melhor será, tanto para o jogador quanto para você. Faça o local parecer simplesmente a Síria, as pessoas que jogam Paintball querem ter a mentalidade de que estão realmente em uma guerra e você é que tem de fazer as pessoas se sentirem ali, colocando o máximo de objetos possíveis que façam as pessoas imaginar que estão realmente em uma guerra.
Pedras, corpos espalhados sobre o chão com marcas de sangue (bonecos), empreendimentos quebrados ao meio por ataques de mísseis, tanques de guerra, sacos de areia, latões, tudo como já fora dito anteriormente. Esses são apenas alguns objetos que você pode colocar em seu empreendimento para fazerem as pessoas imaginarem realmente que estão em guerra.
Como funciona o jogo e como melhorar
Em todos os lugares que já fui jogar Paintball o som era apenas o ambiente, e como todos sabem, o som de uma guerra é muito mais do que acontece em jogos de Paintball. Por essas e outras que lhe recomendo que use e abuse das trilhas sonoras de guerra dentro do seu estabelecimento de Paintball a fim de dar uma cara mais real ao jogo. Barulho de mísseis, granadas e bombas são muito bem-vindas, isso faz os jogadores ficarem muito mais atentos e com a alma realmente na Síria, preocupados por todos os lados e com a pressão sanguínea lá em cima, não só preocupado com o oponente do outro lado o atirando nele com munição de bolas de tinta.
Juízes que entendam do jogo dentro do campo de batalha é essencial, caso contrário muitas pessoas podem tentar ludibriar o oponente dizendo que o tiro não pegou, por essas e outras que pessoas responsáveis, na verdade juízes de batalha também são essenciais, mas, que não fiquem parando o jogo regularmente pois isso atrapalha a guerra e o clima de batalha se perde em tantas regras.
Em muitos estabelecimentos que tem Paintball, o jogo fica muito mais parado do que rolando e isso é horrível para o jogador, pois geralmente jogos de Paintball são pagos por tempo e a pessoa o tempo que ela pagou ela quer jogar e usufruir desse esporte da melhor maneira possível, e não ficar ouvindo sobre regras e mais regras por todo o tempo do jogo pago.
Recomendo que se use apenas 5 minutos de jogo para se falar sobre as regras do jogo de Paintball e o restante gasto em realmente aproveitar o Paintball da melhor maneira possível. Não podemos nos esquecer também que o tempo pago dá ao jogador um número X de bolinhas e quanto mais ele jogar, mais bolinhas ele vai gastar e ele precisa jogar para gastar e comprar outro pente de munição, ou seja, é bom para você empreendedor que o jogo realmente não pare.