Com grandes tendências aparecendo no mundo das decorações, o antiquário continua sendo um local que combina com essas tendências. Muitas pessoas apreciam esse tipo de local, pois buscam móveis e objetos antigos, que podem ter um aspecto diferente dos modernos, além de ter materiais que costumam ser de maior qualidade. Veja como montar um antiquário do zero!
Os antiquários são esses locais especializados em ter objetos variados e antigos, comercializando eles. Podem contar com camas, sofás, esculturas, cristaleiras, taças de cristal, relógios, luminárias, entre outros. Com uma parte das tendências sendo absorvida por esse lado vintage, os antiquários têm feito muito sucesso.
Dicas para montar um antiquário
O antiquário vai contar com uma grande lista de objetos que podem ter diferentes funcionalidades, mas tem em comum a sua idade. Há também locais que também fazem o comércio de outros objetos, como livros, como sebos, além de vender também roupas antigas junto com os objetos decorativos.
No antiquário, o consumidor vai poder comprar peças diferentes das que encontra em lojas regulares, pois costumam ser os únicos que restaram. É possível montar uma boa decoração para casas, comércios, escritórios, restaurantes, com esses objetos que são bem diferentes e que deixam qualquer ambiente mais charmoso.
VEJA TAMBÉM: Como montar um abatedouro de pequeno porte
Quanto mais antigo for um objeto, mais atraente para quem gosta ele se torna. Por isso, existem muitos locais que comercializam até mesmo objetos de séculos antigos. Quanto mais antigo for uma peça também é esperado que o seu preço seja ainda maior, além de variar conforme o estado de conservação do objeto.
Mercado de antiguidades
Para quem é um grande apaixonado por antiguidades, deve saber que é um negócio que tem como dar certo. O mercado de decoração segue crescendo no Brasil, movimentando uma grana. Com uma melhora na renda das famílias, decorar um ambiente não é algo de luxo, podendo contar com mais pessoas interessadas nisso.
Com uma tendência na decoração e na moda de utilizar objetos vintages, os antiquários têm servido como o local certo para encontrar esses objetos. Em busca de peças valiosas e que possam combinar com os ambientes, muitas pessoas buscam nos antiquários peças para decoração ou para coleção também.
Como é um setor que tem uma chance de conseguir continuar expandindo, também conta com os seus riscos, como todo negócio. Antes de abrir uma empresa é importante verificar se na região vai haver um bom público que se interesse, além de analisar as possíveis concorrências próximas.
É importante conhecer os seus concorrentes mais próximos para verificar quais os principais pontos fortes e fracos deles, para conseguir pegar a melhor parte do concorrente e implementar no seu negócio e pegar os pontos fracos para conseguir não ter o mesmo no seu.
Além disso, participar dos seminários e cursos de decoração pode ser uma dica valiosa para conseguir estar por dentro das novas tendências, além de conseguir conhecer pessoas do ramo que podem se interessar e divulgar o seu negócio.
Localização
Escolher bem a localização do seu negócio, principalmente de um antiquário é muito importante. Os consumidores de antiguidades costumam ser um público mais específico, por isso, eles vão querer realizar as compras em um ambiente seguro, de maneira confortável. Oferecer um espaço confortável e com um atendimento de qualidade no antiquário.
VEJA TAMBÉM: Como montar uma loja de roupa íntima
Assim, é importante ter um espaço que vá acomodar bem todos os objetos, com acesso fácil para conseguir também ter como realizar a carga e descarga dos produtos. Além disso, contar com os requisitos para que o local esteja legalizado junto aos órgãos públicos, contando com uma segurança no local também por contar com itens de alto valor sendo comercializados e que podem ser visados por ladrões.