Como montar uma distribuidora de bebidas

As bebidas estão presentes em todas as festas e encontros. São cervejas, drinks, cachaças, vinhos, refrigerantes, dentre outras populares no Brasil. Para quem quer entrar no mercado de bebidas, aqui vão dicas de como montar uma distribuidora de bebidas partindo do zero.

Como montar uma distribuidora de bebidas

Sumário

Nesse passo a passo que preparamos para você, trazemos dicas desde a pesquisa de mercado até a divulgação do seu negócio que é o pontapé final para conquistar clientes!

como montar distribuidora bebidas


#1. Mercado

Antes de montar uma distribuidora de bebidas, o empreendedor deve conhecer o mercado para saber quais as bebidas que são mais vendidas. O proprietário deve escolher entrar no mercado de bebidas brasileiro comercializando apenas um tipo de bebida ou variar nos produtos.

Com o tempo o empresário deve ver qual bebida é mais vendida e investir mais nela, mas isso somente no caso de escolher mais do que um tipo de bebida para a distribuidora.


#2. Localização

Na hora de escolher uma localização para sua distribuidora de bebidas, opte por uma área em que haja boa circulação de pessoas, que tenha um espaço físico para fazer um depósito, um bom acesso de representantes e que possua uma logística adequada, de fácil acesso para clientes e fornecedores.

É preciso conhecer bem a região em que a empresa funcionará. Antes de escolher o local da sua distribuidora de bebidas é preciso falar com a Prefeitura para conseguir uma permissão.

VEJA TAMBÉM: Montar uma Distribuidora de Bebidas é bom negócio


#3. Estrutura e equipamentos

A estrutura mínima para montar uma distribuidora de bebidas deve ter pelo menos 600 m² de área para ser distribuída entre escritório e um espaço para dividir com as outras coisas, como: recepção, estoque, banheiros e vestiários para funcionários e uma área livre que pode servir para colocar os carros e caminhões para levar as bebidas.

Os equipamentos necessários para iniciar uma distribuidora de bebidas são: emissor de notas fiscais, veículos para entrega, computador, carrinhos manuais, empilhadeiras e prateleiras. As prateleiras devem suportar muito peso e o computador é necessário para controlar a saída e entrada de produtos do estoque.


#4. Investimento

O investimento necessário para montar uma distribuidora vai depender de vários fatores. Entretanto, precisará de no mínimo R$ 215 mil. Esse valor é uma base para o empreendedor decidir se realmente vale a pena investir seu capital nesse tipo de produto.


#5. Automação

A automação é uma tendência que os empreendimentos vêm trazendo para melhorar a rapidez dos serviços e tem como consequências, a diminuição das filas, o tempo de espera e mais facilidade para os consumidores conseguirem fazer suas compras. As notas fiscais podem ser emitidas com maior facilidade, os caixas eletrônicos são modificados e muitos outros benefícios.

O empreendedor deve pesquisar qual a contribuição que a automação trará para sua distribuidora de bebidas, para assim investir nos equipamentos e aumentar seus lucros.


#6. Pessoal de uma distribuidora de bebidas

O pessoal que deve compor o quadro de funcionários de uma distribuidora de bebidas deve ser especializado em suas atividades. Alguns mais do que outros. Eles precisam de cursos para se preparar e exercerem suas funções, especialmente, os que trabalharão na área de vendas. A prioridade deve ser o bom atendimento ao cliente e o pessoal de uma distribuidora deve saber trabalhar em equipe.

O perfil profissional das pessoas que trabalham em um negócio de bebidas que é diretamente com o público deve incluir: respeito, responsabilidade, receptividade, criação, agilidade e prestação de serviços adequada. Para isso se torna necessário fazer treinamentos periódicos.

VEJA TAMBÉM: Como Montar Uma Distribuidora de Água Mineral


#7. Divulgação

A divulgação é a alma do negócio. Isso é verdade, porque um novo empreendimento não é anunciado a todas as pessoas, precisando que seja conhecido por suas qualidades. Para divulgar uma distribuidora de bebidas, são muitas as opções como: propaganda boca a boca, panfletos, redes sociais e até cartões de visitas. Se estiver na dúvida, contrate um profissional de marketing que resolverá o problema.

Portanto, se quer abrir um negócio de distribuição de bebidas, saiba que esse segmento arrecada milhões no Brasil todos os anos e é uma boa forma de ganhar muito dinheiro. Entretanto, para obter sucesso é preciso fazer tudo direito.

Leave a Reply