Como Abrir uma Lavanderia e fazer Dar Certo

Toda empresa prestadora de serviços que visa proporcionar uma maior comodidade, tempo e satisfação para os seus clientes, tem tudo para dar certo e se destacar no mercado. A lavanderia é, por exemplo, um modelo de negócio que vem chamando bastante atenção nos últimos anos, principalmente por conta da correria do dia a dia na vida das pessoas e, principalmente, pelo fato das mulheres, que antes faziam apenas os serviços domésticos, estarem ganhando um maior espaço no mercado de trabalho e se tornando mais independentes, e por isso, precisando de alguém que cuide de suas roupas. Além disso, diversas empresas estão buscando terceirizar os seus serviços de limpeza para não haver necessidade de contratação de mais funcionários e pelo custo-benefício.

abrir uma lavandaria

A partir desse cenário atual, fica claro que investir em uma lavanderia pode ser uma excelente ideia de negócio. Mas, como montar uma lavanderia? Se você não tem tanta experiência nesse mercado ou é novo no ramo do empreendedorismo, então continue lendo este artigo, pois aqui você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre como abrir uma lavanderia, e conseguir ser um empresário bem-sucedido. Confira.

Investimento Inicial Para Abrir Uma Lavanderia

Dúvidas como “como abrir uma lavanderia”, e principalmente, “qual o investimento inicial”, assustam quem nunca presenciou esse mercado. Para ser mais direta, o capital inicial para montar uma lavanderia não é barato, porém, o prazo de retorno do investimento não é longo, entre 6 até 1 ano. A grande parte do capital será investido na estrutura do negócio, principalmente na aquisição dos equipamentos necessários. Depois, em segundo plano, custos com ponto comercial, legalização da empresa, decoração e contratação inicial de pessoal também devem entrar no orçamento.

De acordo com as nossas pesquisas, uma lavanderia bem equipada, que atenda uma grande quantidade de pedidos ao longo do dia e que seja relativamente grande, necessitará de um investimento de cerca de R$100 mil reais. Porém, isso dependerá diretamente do tamanho do seu empreendimento e, também, da região em que você irá instalar a sua lavanderia. O ideal é que você sempre busque pesquisar bastante preços dos mais variados fornecedores e lojas. Lembrando que, por ser um modelo de negócio, os equipamentos devem ser industriais e não aqueles comuns.

Análise de Mercado, Localização e Clientes

Se você tem dúvidas de como montar uma lavanderia, então, o primeiro passo que você precisa analisar antes de colocar a mão na massa é o mercado, a concorrência e os seus possíveis clientes. Como em qualquer outro empreendimento, o objetivo principal de todos é atender a uma demanda oferecendo um serviço ou produto. No caso da lavanderia, ela também tem uma demanda: as pessoas que não tem tempo de lavar e cuidar das suas próprias roupas, e as empresas que preferem terceirizar os seus serviços de limpeza.

No entanto, é necessário que você conheça o seu público-alvo. Em relação ao serviço doméstico, você precisa entender que estará lidando com pessoas de classe média ou de classe alta, já que elas são as mais consumidoras desse tipo de serviço. Por isso, abrir uma lavanderia em um local popular não é uma boa escolha, já que os seus possíveis consumidores estarão localizados em bairros mais nobres, prédios de luxo, etc.

Já no caso de os consumidores serem empresas que terceirizam a limpeza das peças, a localização já não é um ponto tão importante a ser considerado, já a sua empresa estará encarregada em coletar e entregar o serviço. Mas, de qualquer forma, instalar a sua lavanderia próximo a hospitais, motéis, hotéis, etc., pode ser legal.

Escolha do Segmento – Industrial ou Doméstico

Como já foi dito anteriormente, falamos sobre os dois tipos de segmentos que podem ser atendidos, o doméstico e o industrial. Apesar de parecer válido a ideia de atender a essas duas demandas, não é. O melhor a se fazer é você se especializar em um só e focar nisso. Hoje em dia, a maior parte das lavanderias tem o seu serviço focado apenas para o segmento doméstico, e por isso, investir em atender a demanda das empresas pode ser uma boa opção. Porém, investir em Marketing é importantíssimo para garantir que o seu negócio não fique para trás.

Estrutura Necessária Para Montar Uma Lavanderia

Para que a sua empresa possa oferecer o melhor serviço é indispensável que você invista em uma estrutura de qualidade. Em relação ao espaço, cerca de 100 m² já basta para que você proporcione conforto para os seus clientes e para os seus funcionários que estarão exercendo as suas atividades. Uma área para a recepção, uma para a coleta e separação das roupas recebidas, um local para passar as peças, um local para a lavagem, e outra para a embalagem é fundamental.

Inicialmente, você não precisará comprar uma enorme quantidade de equipamentos, já que você começará com poucos clientes. Porém, uma média de pelo menos cinco máquinas de lavar, dois tanquinhos, dois ferros elétricos, duas máquinas de passar roupas, cinco secadoras a gás, são essenciais. Além disso, móveis para a recepção e atendimento, assim como um computador, local para o caixa e telefone, também deve fazer parte da estrutura de uma lavanderia.

lavandaria domestica

Quantidade de Funcionários Necessários Para a Lavanderia

Não existe um profissional qualificado apenas para o serviço de lavanderia, porém, encontrar um pessoal que tenha atenção no que faz, faça um serviço bem-feito, ofereça um bom atendimento e cumpra com os prazos, é fundamental. Desse modo, sempre que for contratar alguém, certifique-se de que ele é capacitado para exercer as atividades necessárias.

A quantidade de funcionários necessários para a sua lavanderia inicialmente dependerá do tamanho do seu empreendimento e da quantidade de clientes que você atenderá por dia. Mas, tendo uma base baixa, você precisará de, pelo menos, uma pessoa para cada setor, que são:

  • Coleta e entrega
  • Recepção e atendimento
  • Lavagem das roupas
  • Passagem das roupas

Desenvolva um Plano de Negócios

Um negócio de sucesso é aquele que por trás teve um planejamento impecável. Por isso, ao invés de arriscar a sua sorte, antes desenvolva um plano de negócios, analise o mercado, avalie a concorrência, veja se a ideia é realmente viável e se você tem consumidores na sua região. Se você não sabe como montar um plano de negócios, recomendo que você leia o nosso artigo em que explicamos o passo a passo de como desenvolver um.

E aí, caro leitor e futuro empreendedor, o que achou das nossas dicas de como montar uma lavanderia? Se você tiver mais alguma dúvida, sugestão ou experiência que queira compartilhar conosco deixe o seu comentário logo abaixo que te responderemos.

Bons negócios e até mais!

Leave a Reply