Como Montar Uma Empresa de Iluminação de Festas

Se você busca oportunidades de criar novos negócios e ganhar dinheiro em tempos de crise, saiba que oportunidades não faltam. Como é o exemplo desse negócio que vamos citar neste artigo, iluminação de festas. Saiba que no Brasil existe atualmente cerca de aproximadamente 2 mil pontos de eventos, ou seja, essa é uma boa oportunidade para você fazer a diferença e se destacar nesse mercado, que só tende a crescer, diga-se de passagem. Diferentemente de outros mercados, que estão infelizmente, estacionados devido à grande crise que vive o Brasil. Porém, vamos pensar em coisa boa e falar do mercado de iluminação de festas, que é a prova de crise.

Hoje em dia o Brasil possui 750 mil pessoas empregadas direta e indiretamente nesse mercado de eventos e festas, neste mercado está incluído consultores e principalmente promotores de vendas. Pois bem, um serviço de iluminação não é barato e sai simplesmente caro para quem monta eventos, seja pouco ou até mesmo muitos, sendo assim, é muito mais prático terceirizar e deixar está parte com quem entende, e é aí que entra o seu negócio. Cerca de 99% das festas e eventos no Brasil tem iluminação terceirizada, essa contratação é obrigatória, pois como todos sabem, não existe festa ou qualquer outro evento sem uma boa iluminação.

Como Montar Uma Empresa de Iluminação de Festas

Abrir uma empresa de iluminação de festas não é nada difícil, porém, é preciso conhecer o mercado e principalmente a concorrência, uma vez que de nada adianta você abrir uma empresa de iluminação de festas em cidades pequenas do interior onde não tem quase qualquer evento, você ficará muito tempo sem trabalhar e isso decretará o fim do seu mais novo empreendimento. Ou seja, ter um plano de negócios é extremamente necessário, caso contrário você poderá estar entrando em más lençóis. Incluso no seu plano de negócio é indispensável um consultor financeiro, com isso, você ficará mais bem preparado, e, isso ajuda até a captar empréstimos e até investidores caso haja necessidade.

Público alvo

Sumário

Um dos passos mais importantes antes de abrir todo e qualquer negócio é saber exatamente qual o seu público-alvo, e o seu será: casas de shows, organizadores de eventos e casas de eventos e festas, além é claro, de clientes particulares. Antes de qualquer coisa vale frisar que não há empresa antes de você analisar todos o seu público-alvo, é preciso fazer isso com calma e sem pressa, caso contrário é um tiro no pé.

Concorrência de uma empresa de iluminação de festas

Você também tem que ficar atento a concorrência, nada de se instalar na mesma rua de outra empresa que presta o mesmo serviço que você. Porém, nada de se instalar também em ruas longe de centros urbanos e com pouca movimentação, é preciso se instalar em locais de fácil acesso e com um aglomerado grande de pessoas, quanto mais pessoas conhecer o seu negócio, mais clientes você irá ter. Principalmente em cidades grandes e em metrópoles.

Falando em cidades grandes e metrópoles, não se assuste com o número de empresas que prestam o mesmo serviço que você. A cidade é grande, ou seja, ao mesmo tempo terá dezenas de outros eventos, sendo assim, terá espaço para todos e aos poucos você irá conquistando a clientela. Este tipo de serviço não requer depois muitos gastos, assim sendo, o seu investimento irá decaindo conforme o tempo, o seu gasto maior será no começo, depois os seus lucros só aumentarão mais e mais conforme o tempo for passando.

Geralmente em casas de shows e eventos, as empresas de iluminação são fixas, assim se evita mais contatos com novas empresas semanalmente e perda de tempo, em pouco tempo você terá clientes fixos e você ficará com certeza mais tranquilo financeiramente em relação ao seu negócio. Mas, por outro lado, como tomar o lugar dessas empresas fixas que tem trabalhos na mesma casa de show semanalmente? Nesse caso como você está começando, o correto seria você praticar preços melhores do que a concorrência para se destacar no mercado e mostrar a qualidade do seu serviço, com isso, o lucro do organizador será melhor e você será um melhor custo benefício para ele.

Investir muito em marketing é outra saída, hoje em dia muitas empresas ainda investem no convencional apenas, que são anúncios em carros de som e em panfletos. Isso ainda funciona, porém, não é muito efetivo como antigamente. Hoje em dia tem como fazer melhor o marketing da sua empresa, criando um site para a mesma e fazendo anúncios para o seu público-alvo no Google ou até mesmo em redes sociais, como o Facebook, Twitter ou o YouTube, por exemplo. Com isso, você conseguirá atingir mais pessoas e poderá ter uma clientela fixa bem rapidamente.

Veja também como montar uma Agencia de Eventos, talvez lhe interesse.

Estrutura básica necessária

Você precisa passar confiança para o organizador do evento, ou seja, é preciso de investimento em um local físico e próprio, nada de trabalhar home office, isso não passa nesse caso confiança, que é o que você precisa nesse caso. Tenha um escritório mesmo que pequeno e básico, apenas para contatos e reuniões básicas. Seu material poderá ficar ao fundo do mesmo para os organizadores terem ideia de toda a sua estrutura, isso passa mais confiança e com isso, você ganha mais clientes.

Como Montar Uma Empresa de Iluminação de Festas

Equipamento necessário para montar uma empresa de iluminação

Pois bem, agora vamos aos equipamentos e gastos necessários para montar uma empresa de iluminação: mesa de som, moving head tubo, pedestais, canhão de luz, máquina de fumaça, globos de iluminação colorido de boate e luz negra. Porém, não pense que é fácil e acaba por aí, é preciso selecionar bem os seus equipamentos, existem de várias marcas e modelos, é preciso pesquisar bem e comprar o produto de melhor custo-benefício, que não vá fazer feio e que não fique também muito caro, ou seja, que seja razoável e que caiba no seu bolso.

Para montar uma empresa de iluminação de festas e eventos você precisa ter capital inicial de R$ 50 mil reais. Alvará de funcionamento que você consegue na prefeitura de sua cidade e um CNPJ válido que você pode conseguir em poucos minutos no site do Microempreendedor Individual.

Possui mais alguma dúvida sobre como montar uma empresa de iluminação de festas? Deixe o seu comentário abaixo e bons negócios!

Leave a Reply