Um empreendimento que vem fazendo o maior sucesso nos dias de hoje, inclusive mais ainda do que já fazia há anos anteriores são as casas de entretenimento, mais conhecida por boate. Este é sempre um estabelecimento promissor a quem investir, pois pode atingir diversos gêneros e principalmente diversos público-alvo, o que é excelente se tratando de business.
Antes de qualquer coisa, vale frisar, que montar uma boate não é para amadores e que não é um negócio apenas para quem tem dinheiro, já que para se dar bem em um empreendimento deste tipo é preciso experiência em negócios, caso contrário você poderá se complicar com tamanha complexidade. Ou seja, de nada adianta você ter experiência e não ter dinheiro para investir neste negócio, pois este é um empreendimento que precisa de muito capital para investir e principalmente para colocar girar semanalmente, e de outro lado temos a questão do dinheiro, de nada adianta você ter a grana para aplicar se você não tem experiência.
Este tipo de negócio se dá bem com 2 ou mais sócios, isso pela complexidade do empreendimento e pelos trâmites jurídicos, que são muitos, diga-se de passagem. Sendo assim, uma única pessoa simplesmente não dará conta do recado. É preciso de várias pessoas focadas cada uma em uma parte do negócio, com isso o objetivo vai sendo traçado aos poucos e quando você ver, seu negócio já é um sucesso na região em que está instalado.
Conheça também o Como montar uma agencia de Eventos, vale a leitura.
Escolhendo o tipo de boate para montar
Você precisa escolher muito bem o tipo de boate que você terá, caso contrário você poderá englobar poucas pessoas e isso é o começo do fracasso do seu negócio. Você precisa analisar e estudar o seu público-alvo, analisar principalmente a concorrência e ver o que eles fazem de bom na sua região e os pontos fracos deles.
Da mesma maneira que você pode criar uma boate nichada, ou seja, de um único gênero, como o POP, por exemplo, você pode criar uma boate que englobe diversos gêneros musicais. Isso irá atrair, com certeza, muito mais pessoas, mas o público poderá não sair satisfeito do local naquela noite pelos gêneros que foram tocados.
O que os empresários geralmente vêm fazendo é deixar em aberto o gênero da boate, porém, cada semana toca apenas um estilo de música em específico, por exemplo, na sexta toca-se apenas Rock, no sábado toca-se apenas eletrônico e por aí vai. Cabe a você decidir os dias se vai mudar de gosto musical diariamente ou até mesmo semanalmente.
Mas, o que os empresários estão evitando é tocar diversos estilos musicais em apenas uma noite ou deixar a própria boate tocando apenas um estilo para sempre. Tocando apenas um estilo musical por dia você atrai mais públicos fiéis e isso acaba virando parte deles e isso em pouco tempo se torna rotina, sendo assim, você tem sempre pessoas que visitarão a sua boate quase que semanalmente.
Vale frisar que mudar de estilo musical diariamente requer trabalho em dobro, mudar o visual da boate também é necessário para se adaptar ao estilo da música. Mas, vale a pena pois os ganhos também serão em dobro, então será um ótimo custo-benefício.
Localização de uma boate
Agora entremos no assunto de localização do local, é preciso que você o estude com calma, de acordo é claro com o seu público-alvo, pois de nada adianta você querer ter um público-alvo de alta classe e instalar a sua boate em um local não tão de boa localização assim. Por exemplo, se o seu público-alvo for de pessoas de alto poder aquisitivo, você precisa ter uma boate em bairros nobres e perto de moradias de alto padrão, também deve ter um estacionamento grande para os carros e pode até cobrar a parte por isso. O local deve ser de fácil acesso e seguro, geralmente este tipo de público vai de carro, porém, se possível instale a boate perto de pontos de táxi para facilitar o acesso como já fora dito, isso valoriza o seu local da melhor forma possível.
Organizando a boate – estrutura e licenças
Essa parte também é essencial, tudo depende do seu capital para investir, você pode simplesmente criar um galpão ou alugar o mesmo, caso prefira por alugar, alugue por no máximo 6 ou 8 meses, caso você não goste do local você pode trocar por outro. Um local conta muito em relação ao sucesso ou até mesmo ao fracasso de um empreendimento. Evite no começo gastar muito dinheiro até conhecer bem o mercado, então recomendo-lhe começar por alugar um local, caso o negócio não dê certo, infelizmente, seu capital prejudicado terá sido bem menor, diga-se de passagem.
Da mesma forma que você fez com o local você terá que fazer com as pessoas para evitar grande perda de dinheiro caso o empreendimento não dê certo. Prefira sempre terceirizar em vez de contratar, caso você contrate e você não continue o projeto, você terá que pagar algumas obrigações e etc…
Em relação agora as licenças, fique bem atento sobre isso, caso contrário você poderá ter a sua boate fechada pela polícia. A lei do silêncio vale para todos e você precisa respeitar, cuidado para não abrir a sua boate perto de casas residenciais, você não pode fazer barulhos após as 22 horas. Ou seja, escolha um local de fácil acesso e longe do centro da cidade, de preferência.
Você também precisa ter um espaço específico mínimo, e, cada espaço pode uma quantidade x de pessoas, então antes de montar uma boate verifique todas as regras, caso contrário a licença poderá não ser emitida tão facilmente e você irá precisar fazer modificações e isso ocasionará perda de dinheiro. E, modificações em locais alugados seria inviável a você e os trâmites seriam ainda mais complicados.
Cada cidade tem a sua regra em relação a licenças então você terá que ir até a Prefeitura de sua cidade para saber mais informações de como a sua cidade trabalha em relação aos trâmites para casas de entretenimento, mais precisamente as boates. Agora que você já sabe os passos básicos de como montar uma boate, mãos à obra e bons negócios!