A partir do dia 02 de abril, o próprio Ministério da Saúde começou a recomendar o uso de máscaras de proteção para todas as pessoas com sintomas ou sem sintomas de covid-19. Desta maneira, as máscaras de tecidos estão vindo de encontro à essa necessidade, justamente porque os hospitais precisam de máscaras especificas para proteção e os cidadãos podem usar as caseiras.
Além disso, no site do Ministério em questão o mesmo oferece algumas instruções e ainda ressalta que esse produto pode sim ser feito em casa, usando apenas uma peça de roupa antiga, porém, as pessoas estão buscando versões mais elaboradas, sendo assim, é uma excelente oportunidade para empreendedores!
Veja dicas para vender máscaras de tecidos
Realmente, a demanda por máscaras de tecidos acabou abrindo espaço para profissionais autônomos e empreendedores que estão sempre em busca de renda principalmente durante esse período mais difícil.
Sendo assim, a consultora do Sebrae-SP Juliana Segallio deu algumas dicas sobre o que é preciso ter em mente antes de começar a vender esse tipo de produto, confira abaixo:
1.1 Em relação às especificações técnicas
Entenda ainda que o primeiro passo para começar a planejar essa produção é realmente definir quais serão as especificações desse produto, e exatamente o que será necessário para produzi-lo.
Sendo assim, você precisa ter em mente qual é a quantidade média de material que deverá ser usado e ainda os custos envolvidos em todo o processo. Ademais, é interessante ainda ter várias outras opções, sendo que muitos estão produzindo modelos que prendem na própria cabeça ao invés de orelhas por exemplo.
VEJA TAMBÉM: Montar uma loja de suplementos: passo a passo para o sucesso
Ademais, conforme o Ministério da Saúde, alguns detalhes não podem passar tal como o uso de uma camada dupla de tecidos tais como: algodão e cotton.
1.2 Sobre as estratégias de vendas
Certamente em relação as estratégias de vendas da máscara de tecido devem seguir recomendações, entre as mesmas é de que elas sejam de uso individual, logo devem ser substituídas depois que porventura ficarem úmidas.
Sendo assim, essa é a oportunidade perfeita de vender kits que possam vir com mais de uma unidade de máscara, inclusive com versões para crianças e adultos, logo vender kits promocionais otimiza esse processo e ainda aumenta o tíquete médio.
1.3 Sobre a divulgação
Certamente precisamos salientar que as redes sociais acabam sendo um canal completamente interessante para essa divulgação das máscaras de tecido, sendo que a descrição do produto realmente deve ser bem clara e ainda precisa conter instruções tanto do uso quanto de higienização necessárias para que quando as pessoas a usarem consigam se sentir seguras e ter proteção eficiente.
Sendo assim, evidenciar os cuidados que foram tomados no processo de produção realmente ajuda a ganhar confiança, sendo que quem trabalhava com outros produtos e ainda está diversificando o portfólio deve ser bem cuidados no que se refere ao diálogo com os clientes.
1.4 Quanto à entrega
Em relação às máscaras de tecido, sabemos que nesse momento os aplicativos de entrega realmente podem e devem ser bastante úteis, sendo que não são acessíveis ou até mesmo viáveis para todos.
Sendo assim, a maioria dos empreendedores acaba realizando as entregas por conta própria ou a ajuda de parceiros, sendo assim, o ideal é sempre organizar bem as entregas, desta maneira, o ideal é planejar datas, regiões e horários, sempre tendo em mente a otimização do tempo e do custo.
1.5 Sobre os meios de pagamento
Devido a essa pandemia, devemos salientar que o uso de pagamentos digitais realmente é o mais vantajoso nesse primeiro momento, sendo que isso acaba oferecendo ainda maior praticidade e então acaba por evitar o contato com objetos compartilhados tal como maquininha de cartão.
Sendo assim, caso a única opção seja utiliza-las então é importante realizar essa higienização com certa frequência, sendo assim, o ideal é realmente evitar o uso do dinheiro.
1.6 Tome conta da demanda
É preciso saber que a demanda pelas máscaras de tecido deve se prolongar entre três e quatro meses, sendo que mesmo que a situação do país melhore, então a tendência realmente é que essa volta seja gradual.
Desta maneira, é preciso então ter cautela e claramente não formar um grande estoque, sendo assim, se houver previsão de estoque, então significa que realmente é preciso divulgar para todos os outros mercados para finalmente poder escoar tais peças.
VEJA TAMBÉM: Como montar uma loja de roupas multimarcas
1.7 Faça parcerias
Certamente com uma alta demanda pelas máscaras, então muitas empreendedoras acabam se deparando com uma demanda bem maior do que conseguem atender inicialmente, sendo assim, o ideal é se unir com outras pessoas.
Ademais, uma das possibilidades é realmente centralizar os pedidos por completo e ainda escoar as demandas entre os parceiros, sendo que isso realmente dá força para aquelas que precisam de renda e ainda ajudam a atender essa demanda.
1.8 Estude oportunidades para vender as máscaras de tecidos
Veja bem, é importante compreender que este de fato é um bom momento para de fato iniciar e ao mesmo tempo estreitar seu relacionamento com os clientes. Logo quando acabar o período de isolamento, automaticamente então você terá uma base de contatos, além do mais, participar e até mesmo divulgar ações solidárias, como uma doação de máscaras acaba sendo uma forma de gerar maior impacto e conseguir um bom engajamento ao mesmo tempo.