Como montar uma Pousada

Brasileiro nunca viajou tanto como agora e, por isso, aproveitar esta grande demanda no turismo para abrir um negócio que a atenda, pode ser extremamente promissor. Hotéis, já temos de monte. Agora, um local que também é gostoso de se hospedar, mas que cobre um preço mais acessível pela hospedagem, o mercado está necessitando. E é aí que entram as pousadas.

Mas, o grande problema de quem abre uma pousada hoje em dia, é achar que ela não precisa de investimento em estrutura e nem em instalações. E é neste ponto que mora o grande erro e faz com que a maioria das pessoas acabem por reservar uma hospedagem em um hotel. Porém, a partir do momento que você muda esse pensamento e passa a encarar a sua pousada como também um ramo da hotelaria e que precisa de detalhes como localização, estrutura, instalações, funcionários, e um bom atendimento ao cliente, você dará um passo para o sucesso da sua empresa.

Entendido até aqui? Então se você quiser saber como montar uma pousada e ganhar muito dinheiro com ela, além é claro, de ficar próximo a belezas naturais caso ela esteja localizada próxima a elas, continue lendo este artigo, pois logo abaixo você saberá de muitos detalhes e informações para abrir este empreendimento promissor.

Como montar uma pousada

Localização da Pousada

Antes de montar a sua pousada, é fundamental que você escolha o melhor local para abri-la, não só o ponto, como também a cidade. Para que o seu negócio seja bem-sucedido e você tenha uma grande quantidade de clientes por dia, é necessário que a localização da pousada seja em um local que possua alguma atratividade, característica histórica, cultura, natural ou uma opção de lazer que atraia uma grande quantidade de turista durante o ano todo e que essa demanda dobre durante as férias.

Um exemplo de local que atrai muitos turistas são as regiões serranas. As pousadas, neste caso, precisam estar localizadas próximas a natureza e, se possível, no meio. Mas também é necessário que haja uma preocupação por parte do empreendedor em não ficar longe de infraestrutura, pois aí dificultará a locomoção do visitante.

Outro exemplo é a instalação de uma pousada próxima a uma praia bastante visitada. É importante que ela esteja a poucos metros da atração turística, mas que também esteja próxima a bares, restaurantes e centros comerciais. Também temos a opção das cidades que, por si só, já são motivo para a atração de turistas. Um exemplo são as cidadezinhas do interior que, apesar de pequenas, possuem o que uma cidade grande não pode oferecer: tranquilidade, boas pessoas, ar puro, céu estrelado e delícias do interior.

Estrutura e instalações de uma Pousada

Para garantir que a sua pousada se destaque em meio à concorrência local, é imprescindível que você invista na estrutura e nas instalações do negócio. Apenas ter quartos simples com uma cama e um chuveiro “meia boca” que não tem água quente, por exemplo, é pedir para o fracasso chegar. Portanto, para garantir a satisfação dos seus futuros clientes, não economize quando o quesito é estrutura, mesmo que você queira que a aparência da pousada seja rústica.

Quartos bem equipados, com camas e travesseiros confortáveis. Chuveiros com água quente, privacidade, um espaço para as refeições, café da manhã incluso, cozinha, área para assistir TV, sala de espera, Wi-fi para os hospedes; tudo isso é importantíssimo para o sucesso da pousada.

Todos esses custos a mais, ou melhor, investimentos, serão essenciais para que você consiga destacar o seu empreendimento dos outros. Além disso, garantindo a satisfação dos hospedes, você consegue a fama da sua pousada até mesmo pelo “marketing boca a boca”, que nada mais é do que os seus clientes indicarem para amigos, parentes, e para quem mais pedir opinião.

Decoração da Pousada

Principalmente por ser uma pousada e estar localizada próxima a pontos turísticos, é aí que o investimento com decoração precisa ser maior. Se você escolher como localização as regiões serranas, por exemplo, então investir em algo mais rústico, com flores, que lembre ranchos ou decorações rurais, está perfeito. Caso o local seja uma praia, então fazer uma pousada com decorações que lembrem a praia, como pranchas de surf, coqueiros, folhas, e etc. Pequenos detalhes como esses fazem muito a diferença.

Funcionários necessários para uma Pousada

Para o sucesso da sua pousada ser garantido, você não pode trabalhar nela sozinho. O ideal é que você contrate inicialmente uma quantidade média de funcionários e, à medida que a demanda aumente, você também recrute mais pessoal. A equipe inicial deverá conter, ao menos, um cozinheiro(a) e alguém para servir as refeições, camareiras para a limpeza dos quartos e local, recepcionista e atendente.

Contratar funcionários profissionais, que saibam agir de acordo e que sejam capacitados, é muito importante para um bom atendimento com os clientes. Além disso, pelo fato das pousadas terem como público-alvo os turistas, é fundamental que alguns de sua equipe saibam falar algum outro idioma (De preferência o inglês), além do português.

Como montar uma pousada

Capital de investimento para montar uma Pousada

Com toda a estrutura que abordamos em outro tópico, assim como a decoração e instalações, necessitará de uma grande quantia de investimento inicial. Além da compra de um imóvel, relativamente grande, você também precisará gastar com a formalização da sua empresa, relacionados a despesas para o funcionamento da mesma, como o alvará de funcionamento, registro na prefeitura, etc.

Questões como a divulgação da pousada também devem ser levadas em conta, já que por ser importante, não pode ficar de fora do investimento. Contratação de pessoal também exige gastos. Portanto, juntando tudo isso, estimamos que uma pousada necessite de, no máximo, R$1 milhão de reais como investimento inicial. Mas, é claro que esse valor poderá mudar dependendo da região a ser instalada, assim como os serviços oferecidos, estrutura e tamanho.

Para garantir que não seja gasto mais do que o necessário ou mais do que você tenha, é essencial que seja elaborado um planejamento minucioso da ideia. Para isso, existe um documento chamado plano de negócios que nele você poderá incluir todos os gastos, objetivos e outros detalhes da sua empresa. Caso você não saiba como fazer este planejamento, elaboramos um artigo aqui no site sobre como fazer um plano de negócios passo a passo. Não deixe de conferir!

E aí, caro leitor, o que achou dessas dicas de como montar uma pousada de sucesso? Se você tiver mais alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário logo abaixo que te responderemos. Bons negócios!

 

Leave a Reply