Você que pretende empreender e tem dúvidas de como, onde e quanto gastar para montar um buffet de festas, fique tranquilo, reunimos para você aqui neste artigo todas as informações necessárias de que você necessita para abrir a partir de amanhã o seu buffet de festas. Cada vez mais as pessoas estão optando por abrir o seu próprio negócio, isso acontece, pois, trabalhar para os outros já não é mais um ponto positivo, a não ser que você seja concursado, diga-se de passagem, caso contrário, não vale a pena, e outra, também não recomendo trabalhar para os outros, geralmente o ganho é irrisório e não dá nem para o fim do mês o salário ganho.
Já um negócio próprio os ganhos são excelentes e o aumento do lucro só depende de você, o quanto trabalha e o quanto produz. Uma das coisas mais rentáveis nos dias atuais é ter um buffet de festas, isso acontece pois independente do país estar em crise ou não, sempre tem as pessoas que fazem festas, e quem faz festas faz para valer, não economiza, ou seja, caso você tenha um buffet de festas você se sairá bem em todos os negócios fechados, independentemente do país estar em crise e/ou não.
Vale lembrar que na crise sempre o mais afetado será a classe trabalhadora, e, quem faz mais festas e abre a mão na hora de gastar com festas é a classe A, sendo assim, você está no lugar certo de abrir um belo negócio para ganhar dinheiro. Agora chega de papo e aprenda de uma vez por todas como montar um buffet de festas e faturar alto com o seu próprio negócio.
Mercado em Grande Crescimento
O mercado de festas, apesar da crise, está em grande expansão, e por isso, vale frisar que antes de qualquer coisa você deve se especializar em algum tipo de buffet, pois existem vários, como por exemplo: buffet de festas infantis, buffet de festas teen, buffet de eventos para empresas, buffet para formaturas e buffet para recepções, entre outros. Como puderam verificar acima, existem algumas opções de buffets, nada lhe impede de trabalhar em todos, porém, seria interessante se especializar em algum buffet específico a fim de prestar o melhor serviço.
Cada tipo de buffet trabalha em um segmento distinto, o de festas infantis é mais temático, por isso eu digo que é bom se especializar em um tipo único de buffet, com isso, você pode já ter tudo o que precisa para o buffet que você presta serviço, e o melhor, o seu valor inicial para entrar no mercado será menor, não será necessário você adquirir todas as opções de buffet já de início para prestar os serviços.
Conheça também o Como Montar uma Lanchonete, vale a leitura.
Análise de Mercado
Como eu já disse, recomendo que você comece criando um buffet e se especialize em um segmento, porém, analise o mercado de buffets perto de sua localidade, abra um buffet de preferência que ninguém trabalhe atualmente, com isso você pode se destacar da concorrência. Pois como eu citei acima para você focar em um tipo de buffet, os outros buffets fazem a mesma coisa, ou seja, se em sua região tem um buffet de festas infantis, abra um buffet de outro tipo pois isso é necessário na sua região e ainda não há a menor concorrência, por exemplo.
Franquias de Buffet
A melhor forma de você abrir um buffet rapidamente e sem muito perigo é através de uma franquia de buffet, com isso tudo que você necessita é rapidamente adquirido, aliás, tudo mesmo. Desde o mais simples suporte até a mais avançada análise do mercado e treinamento na área, principalmente para pessoas amadoras ainda no mercado ou até mesmo no segmento de buffets.
O mercado de franquias funciona supersimples, para quem não sabe darei um resumo básico a seguir: basicamente você paga um valor para uma empresa, com isso, ela te dá todo o suporte necessário e todo o material de que você precisa para abrir o seu buffet, você também tem direito de usar o nome da marca, que geralmente é famosa e dezenas de centenas de milhares de pessoas já conhecem, com isso, você já começa nesse mercado de buffets com certa autoridade, até porque, quem vai gastar com festas, por exemplo, e gastar com buffets, prefere um buffet da marca famosa X do que gastar com um buffet novo que abriu no bairro sem qualquer autoridade no mercado ainda.
Apesar do seu buffet ser novo e você se quer ter experiência, seu buffet terá a marca do mesmo buffet que tem centenas de sedes por todo o Brasil e que todos conhecem, com isso, você tem uma autoridade instantânea e passa na frente de muitos concorrentes desse mercado. Algumas outras franquias famosas são as de fast-foods, como o McDonald’s e o Burger King, por exemplo, são franquias da mesma forma.
O valor de uma franquia de buffets varia muito da franquia, do tamanho da mesma e da autoridade que ela tem nacionalmente, porém, o valor médio gira entre R$ 80 mil e R$ 300 mil reais, sem contar o valor mensal que é necessário pagar para continuar usufruindo dos materiais que serão cedidos.
Você que pretende abrir o seu próprio negócio tem também que consultar o Sebrae. O Sebrae é o responsável por dar um norte a milhares de empreendedores que sonham em abrir o seu próprio negócio e empreender nesse mundo afim de buscar a sua independência financeira. Peço que antes de qualquer coisa que você visite o Sebrae mais próximo afim de saber um pouco mais do mercado de buffets e falar com um consultor que lhe dará muito mais dicas e insights do que você pode fazer neste mercado, mercado este que é gigante e que só precisa de gente audaciosa para crescer e fazer o mercado girar cada vez mais.
Espero que depois desse artigo você já tenha tomado a sua decisão de que tipo de buffet criar. Se você tiver mais alguma dúvida, sugestão ou experiência que queira compartilhar conosco, deixe o seu comentário logo abaixo que te responderemos o mais breve possível. Boa sorte e bons negócios.