Como montar uma Autoescola

Já pensou em montar uma autoescola? Esse é um centro de formação de condutores (CFC), que pode ser montado, mas com algumas informações para começar pode ajudar ainda mais nesse novo negócio. Existem alguns passos que precisam ser realizados primeiro para conseguir montar da maneira correta.

Para começar, é importante ter uma consulta com o Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, onde vai ser possível verificar quais as exigências para as instalações, que veículos são necessários, tamanho do espaço físico, entre outras informações. Com os dados corretos, é possível começar a montar.

Dicas para montar uma autoescola

montar autoescola

Muitas pessoas já estão com o seu carro próprio ou planejam comprar os seus, mas para começar é importante saber dirigir. Por isso, muitas pessoas já começam depois dos 18 anos a fazer a sua carteira de motorista para depois começar a pensar em comprar o carro. Com mais pessoas tendo acesso a carro, mais se interessam por realizar a sua carteira de motorista.

Por isso, há um mercado muito bom para montar uma autoescola, pois existe uma demanda por veículos, o que faz com que mais pessoas precisem tirar a sua carteira de habilitação. Outro ponto é que as legislações de trânsito estão cada vez mais rígidas, assim, as pessoas acabam tendo que voltar para a autoescola para renovação, entre outros motivos.

VEJA TAMBÉM: Como montar um serviço de aluguel de utensílios de festas

Nas principais capitais brasileiras, o mercado de autoescolas é algo bem concorrido, por isso, o ideal é pensar em algum diferencial ou uma excelente localização para conseguir se destacar. Os instrutores também precisam ser bem capacitados, sabendo orientar os novos alunos, conseguindo contar com conhecimento sobre o seu trabalho, além de ter uma frota de carros em boas condições.

Mesmo que o empreendedor interessado em montar uma autoescola já tenha noção de como funciona o negócio, o ideal é visitar outros estabelecimentos para ver como é a vida dos empregados desse local. Assim, é possível aprender mais sobre o ramo, sabendo as diversidades que podem existir na rotina de trabalho.


Funcionamento de uma autoescola

Se você já foi aluno de uma autoescola, deve saber como é a rotina para aluno, mas para o dono é bem diferente. Hoje em dia, o nome para autoescola é de Centro de Formação de Condutores (CFC). Para poder funcionar, é preciso de um registro que é expedido pelo órgão de trânsito.

Existe algumas classificações dos centros que vão poder oferecer as aulas teóricas e técnicas, ou funcionando como espaço para aula prática, também sendo possível oferecer as duas. Para conseguir registrar a autoescola, é preciso já ter definido que tipo de funcionamento a sua vai contar.

Quem se interessar em registrar uma autoescola precisa redigir e levar para o diretor do Detran da região, com uma carta de intenção de registro que vai indicar que categoria de autoescola quer abrir, além já da localização escolhida. Desse jeito, é possível contar com uma vistoria para ver se o novo empreendimento tem os requisitos exigidos.

As exigências que serão feitas é: uma diretoria de ensino com instrutores capacitados pela Controladoria Regional de Trânsito; ter uma razão social; atender aos requisitos didáticos, além de higiene, conforto e segurança; ter a aparelhagem técnica para as aulas teóricas, técnicas; ter automóveis com máximo 8 anos de fabricação.

VEJA TAMBÉM: Como montar um curso de culinária

Já que se apresenta uma concorrência bem forte nesse setor, há também uma grande demanda por parte dos alunos. Assim, é importante antes de abrir a sua autoescola, realizar uma pesquisa sobre os concorrentes, contando com uma localização muito boa, vendo preços, serviços que pode oferecer. Ver qual é o seu público alvo para conseguir traçar as estratégias de divulgação do seu negócio.

Leave a Reply