Se tornar um empreendedor não é fácil, pois, é necessário abrir um negócio próprio e se tornar responsável pelo seu sucesso ou fracasso. Para montar um negócio é necessário levar em conta vários fatores como: se é com isso que quer trabalhar, dinheiro disponível para investir e tempo e muito trabalho dedicado ao negócio.
Quer investir em um negócio neste ano? SAIBA COMO ESCOLHER A FRANQUIA CERTA PARA INVESTIR
Um negócio próprio que está ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro é o depósito de bebidas. Embora pareça difícil montar um, na realidade é como qualquer outro empreendimento que exige dinheiro e muito trabalho.
Como montar um depósito de bebidas – passo a passo
Planejamento – Antes de abrir um depósito de bebidas é importante fazer um planejamento minucioso de tudo que será necessário nesse empreendimento. Faça pesquisas para saber quanto dinheiro será preciso para pagar aluguel do local onde as bebidas serão armazenadas, o preço das bebidas no atacado, salários dos empregados e tudo mais. Depois que fizer isso e ter a certeza que tem dinheiro para tudo. Pode começar a montar o seu negócio.
Local – O local para armazenar as bebidas deve ser localizado em uma avenida que tenha saída para diversas partes, pois, quando o depósito receber o pedido de bebidas de restaurantes, bares, festas e outros, o transporte será feito com muita velocidade, acelerando assim a entrega das bebidas nos estabelecimentos clientes.
Armazenagem de bebidas – Quem pensa que é só abrir um depósito e colocar as bebidas dentro de qualquer jeito está muito enganado. Cada bebida exige uma armazenagem para que mantenha o sabor e não percam a sua qualidade. Entre as bebidas mais armazenadas em depósitos estão: refrigerantes, água mineral, sucos, licores, energéticos, cervejas e bebidas destiladas. Quem quiser colocar em seu depósito bebidas como Whisky, champanhe e vinho, terá que gastar um pouco mais de dinheiro para armazená-los.
Clientes de um depósito de bebidas – Um depósito de bebidas pode ter clientes de todas as classes sociais, desde os mais humildes, donos de bares de bairros até donos de grandes restaurantes. Para conseguir clientes a única dica é divulgar o negócio e isso pode ser feito distribuindo panfletos e cartões de visitas pelos bairros vizinhos, anunciar em sites diversos ou nas redes sociais e até criar um site falando do negócio. Quanto mais canais de marketing o depósito de bebidas tiver, mas clientes ele conseguirá.
Equipamentos – Em um depósito de bebidas, além de os locais específicos para armazenar cada bebida, são necessários alguns equipamentos como: carrinhos para transportar as bebidas, prateleiras para demonstrar algumas bebidas disponíveis no empreendimento, um escritório com mesa, cadeira e um computador para trabalhar o dono ou administrador do negócio, uma mesa, telefone e computador para a secretária ou recepcionista e sofás e cadeiras para as pessoas se sentarem para esperar serem atendidas.
Transporte de entrega – Um depósito de bebidas tem muitas opções de transportes de entrega, sendo que os principais são: motocicletas, caminhonetes e caminhões de pequeno porte. Dependendo da demanda, o depósito de bebidas pode utilizar até um caminhão de grande porte.
Preços – Todo proprietário de depósitos de bebidas devem ter em mente que precisam cobrar preços justos em suas bebidas, porque, os clientes vão sempre comprar em grande quantidade, por isso, as bebidas não podem ser muito caras, porque não valerá a pena para os donos de bares, restaurantes, organizadores de festas de todos os tipos, entre outros.
Tratamento – Tratar bem os clientes é um dos pontos mais importantes ao abrir um negócio, pois, isso fideliza as pessoas, porque todas gostam de ser bem tratadas. O empreendedor deve falar de forma educada com seus futuros clientes e também os que já são clientes.
Portanto, se pensa em abrir um depósito de bebidas, siga as dicas acima, converse com profissionais experientes nessa área e saiba que tem que ser esforçado para que tudo der certo.