Se você deseja uma boa opção para investimentos, principalmente em 2017, temos para você uma ótima sacada. O que está rendendo bons lucros nos últimos anos são os albergues!
Independente da crise, quem sempre viajou não deixou de viajar, a crise pegou a classe mais baixa e que não está muito acostumada a viajar. Por essas e outras que essa é uma boa opção de investimento, tanto para grandes como também pequenos empresários.
E, você, que quer entrar no mercado como empreendedor, essa é a sua chance de se destacar no mercado e aflorar, conquistando a sua independência financeira em pouco tempo.
Mercado de um albergue
Um dos nichos mais bem explorados do Brasil e que dão um bom lucro, estão os hotéis e as pousadas. Mas, os albergues ainda são uma das opções mais baratas e viáveis para quem não pode desembolsar muito dinheiro e ainda assim quer ter um bom lucro no seu negócio.
Nos Estados Unidos da América é muito comum os quartos compartilhados, no Brasil chamado mais precisamente de hostels. Esse tipo de hospedagem é muito comum lá fora e muito mais barato do que uma hospedagem convencional, pois neste caso do hostel, você acaba rachando a conta com outro hóspede que também estará no mesmo quarto que você.
Geralmente, quem prefere optar por albergues são mochileiros que viajam o mundo e que não podem gastar muito dinheiro e, jovens casais que estão nas suas primeiras viagens e, por isso, também não podem gastar muito.
Vale ressaltar que, apesar dos quartos serem compartilhados, os armários são individuais e com chaves. Em albergues também existem banheiros por gênero e sala de jogos. Porém, isso não é regra e é preciso consultar cada albergue para confirmar.
Montar um albergue não é muito difícil e requer apenas um espaço grande e de qualidade, com uma boa localização é meio caminho andado, sem contar que, o atendimento tem que ser bem pessoal, as pessoas que pretendem se hospedar em um albergue são mais descoladas, como mochileiros e jovens casais como já fora dito, por essas e outras que eles gostam nesses lugares de se sentir principalmente em casa, ou seja, um atendimento de qualidade com um toque pessoal é uma excelente forma de manter o albergue sempre uma ótima pedida.
Apesar de um albergue receber pessoas em todas as épocas do ano, com certeza no verão os resultados são bem melhores, onde o seu faturamento pode até triplicar, porém, isso varia de região para região, se você tiver um albergue no Sul do País, por exemplo, na época do inverno será onde você terá o seu maior faturamento, por outro lado recomendo abrir albergues em outras partes do país para uma maior lucratividade.
Quem viaja para o Sul do país atrás de frio não são muito mochileiros e casais jovens e, quando fazem isso, preferem um hotel com mais privacidade, um quarto mais privativo, diga-se de passagem.
Leia também: Nomes de Lojas de Roupas Masculinas
Documentação para montar um albergue
Assim como todo negócio no Brasil, é preciso legalizar a sua empresa perante a lei, sendo assim é preciso que você entre em contato com alguma empresa de contabilidade a fim da mesma abrir para você um CNPJ de acordo com o que você necessitará.
A empresa de contabilidade, no caso, saberá em qual segmento você deve ser encaixado de acordo com as suas expectativas de faturamento. Temos MEI, ME, LTDA etc.
Você também precisará cadastrar a sua empresa no setor de hotéis e na prefeitura de sua cidade, assim como na junta comercial.
O credenciamento do seu albergue também será necessário, isso se faz na ABAJ, Federação de Albergues da Juventude, é preciso que se credencie também na Associação de Albergues da Juventude Local.
Dependendo da estrutura física do seu hostel, você poderá ter uma resposta afirmativa ou negativa, porém, antes de enviar toda a documentação é preciso verificar todas as regras para se abrir um hostel a fim de não haver negativa no projeto.
Isso se consegue na própria ABAJ, lá você terá acesso a toda documentação e recomendação, assim como sugestões. Tudo para seu albergue funcionar em perfeita harmonia, desde tamanho, espaço, funcionamento, reservas e principalmente, publicidade.
O aval para o funcionamento pleno do hostel varia de região para região, porém, isso pode acontecer de 1 a até impressionantes 6 meses, ou seja, a burocracia pode ser grande então é preciso alinhar corretamente e se preparar para não haver qualquer demora.
Assim que aprovado, o local receberá uma placa com os dizeres “Hostelling Internacional”, ela deve ser colocada na entrada do local. A melhor análise do local deve ser feita por um técnico, isso lhe dá garantias de que você não terá uma recusa, ou seja, antes de enviar a documentação para análise, peça ajuda a quem está na área e tem experiência no ramo, feito isso você não terá demora para montar um albergue.
Estrutura para montar um albergue
Um albergue parece-se mais precisamente com uma casa, ela não precisa necessariamente ter mais de 1 andar. Porém, o recomendável para se ter um bom lucro é que ela tenha no mínimo 30 vagas. Cada quarto poderá conter até 5 camas, podendo ser elas de beliche ou não.
Isso é de sua preferência. Porém, fique sempre atento ao espaço dentro do quarto, é preciso que se tenha uma boa organização e caibam os armários particulares para suas roupas.
Apesar de um hostel não ser um hotel de luxo, é possível com pouco investimento proporcionar ao cliente uma boa experiência e principalmente economia, é claro. Quem procura um hostel está interessado na economia, mas não deixa de lado o conforto e o tratamento mais caloroso, coisa que não se vê em um hotel convencional, onde o tratamento é muito robotizado, diga-se de passagem.
Serviços como café da manhã são obrigatórios em hostéis, porém, não são necessários garçons, neste caso cada um se serve e lava a sua louça. Sendo assim, bastantes instruções é extremamente necessário.
Horários, regras e mais.
Para montar um albergue é necessário capital de R$ 250 mil reais, o retorno virá em até 2 anos. Camareira, gerente, recepcionista, lavadeira, cozinheira, vigilante e administrador, estes são os funcionários necessários para um hostel funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Agora que você já sabe como montar um albergue, use as nossas dicas para fazer do seu negócio um sucesso!