Como abrir uma Barbearia

Uma barbearia ainda faz muito sucesso, principalmente em grandes cidades e metrópoles do Brasil, e isso acontece, pois, muitos homens têm vergonha de ir a um salão convencional onde tem mulheres frequentando o local, além disso, geralmente em salões convencionais os preços são mais salgados, e como a vida não anda fácil para ninguém, é muito mais vantajoso comparecer a uma barbearia. Sem contar que o papo que rola em uma barbearia é muito mais masculino, futebol, cerveja e mulheres, já em salões convencionais o papo fica mais voltado a fofoca, geralmente da cidade.

Como abrir uma barbearia

Quem são os clientes de uma barbearia

Você precisa e necessita antes de qualquer coisa saber quais são os clientes que comparecerão a sua barbearia, caso contrário o seu negócio poderá traçar, saber o público-alvo do seu novo empreendimento e principalmente a renda deles é extremamente necessário. Um planejamento correto só será possível se você souber o traço de cada cliente e o seu real poder aquisitivo, o que eles fazem, do que gostam e por aí vai…

Conheça também Como montar um  Salão de Beleza  vale a leitura.

Reparando a concorrência de uma barbearia

Hoje em dia nada se cria, tudo se copia, porém, é preciso não copiar mais algumas coisas e se espelhar em outras. Nos últimos tempos sumiram do Brasil e do mundo muitas barbearias, fecharam-se dezenas de centenas de milhares de barbearias no Brasil e principalmente pelo mundo, isso aconteceu principalmente pois os lugares foram deixados aos mingos, ou seja, não acompanharam o mercado e a evolução das pessoas, que se tornaram cada vez mais exigentes.

Nos últimos anos fora cada vez mais fácil encontrar barbearias em péssimas condições e com atendimentos arcaicos, foi a partir disso que os salões de beleza começaram a se destacar, dando ao consumidor um atendimento mais humanizado e um local mais recreativo, ganhando assim mais clientes e conquistando mais prospectos.

Ou seja, em sua nova barbearia tente fazer o papel de uma barbearia que se encaixe no perfil de seus consumidores e tenha um bom local, higiênico e de extrema qualidade, sem contar o atendimento que tem de ser de primeira, caso contrário você poderá prestar o melhor serviço, porém, com um mal local as pessoas deixarão você de lado. Já fora comprovado que o que mais as pessoas levam em consideração na hora de ir em algum local não é tanto o preço e muito menos a qualidade do serviço, mas sim levam em consideração a qualidade do atendimento.

Se você conseguir prestar um serviço de ótima qualidade por um preço baixo e um local correto, que as pessoas gostam, 90% do seu negócio já irá para outro nível e você terá boas chances de seu negócio decolar de vez ganhando assim cada vez mais prospectos interessados em seus serviços.

Como é o funcionamento de uma barbearia

Uma barbearia tem um modelo de negócio simples, geralmente tem de uma a quatro cadeiras, uma é ocupada geralmente pelo dono do estabelecimento e que recebe 100% do serviço, as outras cadeiras são de empregados do dono da barbearia ou parentes, que ao fazerem algum serviço ganham uma comissão, que será repartida com o chefe maior.

Porém, o modelo de negócio varia muito, em muitas barbearias do Brasil os donos da barbearia trabalham com os filhos, ou seja, não repartem comissão e cada corte é 100% destinado do dinheiro para quem o fez. Nesse caso só há uma regra, cada pessoa que entra é destinado a uma cadeira igualitária, ou seja, todos atendem geralmente o mesmo número de pessoas ao dia, com isso, fica-se justo para todos.

Barba simples, modelada, tintura, lavagem dos cabelos, cortes e hidratação, é basicamente isso que se faz em uma barbearia, porém, o dono tem que ficar atento a moda para saber fazer o que é pedido pelos clientes, pois como todos sabem, sempre tem algo que está na moda e que é pedido diariamente várias vezes, e o barbeiro tem que ficar atento e saber fazer da melhor forma possível, caso contrário poderá perder um cliente em potencial.

barbearia

Abrindo a barbearia

Abrir uma barbeará é fácil, antes de qualquer coisa você precisa ter um diploma de barbeiro, geralmente um barbeiro tem diversos diplomas, isso aumenta a sua autoridade e principalmente a sua técnica, com isso, a qualidade aumenta, e mais qualidade é sinal de maior clientela. Uma dica legal é pendurar todos os diplomas e colocar na parede da barbearia, até hoje muitos deles enquadram o diploma e fazem isso, fica chique e dá um ar de profissionalismo ao local, passando cada vez mais confiança ao cliente.

Você também precisa regularizar o seu negócio indo a prefeitura de sua cidade atrás do Alvará de funcionamento de sua barbearia, só com ele você poderá abrir as portas e colocar o seu negócio para render cada vez mais dinheiro. Além disso, você também precisa de um CNPJ, que pode ser retirado online mesmo através do Portal do Microempreendedor, com isso você tem em pouco tempo um CNPJ válido e já regulamentado a fim de trabalhar nos termos da lei, pagando impostos e contribuindo cada vez mais para o crescimento do seu país.

Localização da barbearia

Agora vem uma das últimas partes deste artigo, porém, uma das mais importantes, diga-se de passagem. É preciso que a sua barbearia esteja em uma localização privilegiada dentro da sua cidade, caso contrário, com certeza você estará perdendo muitos clientes. Barbearias em centros e em ruas de grande volume de pessoas é o ideal, caso contrário você estará cada vez mais longe do seu público-alvo, e como todos sabem, uma barbearia sem pessoa está decretada a falência.

Sendo assim, não economize de forma alguma no aluguel, invista realmente no aluguel para ter um local privilegiado e que englobe o maior número de pessoas, com certeza a partir disso a sua clientela aumentará drasticamente e o seu investimento valerá muito a pena, é simplesmente um retorno você pagar mais pelo aluguel do que economizar no mesmo e ter sempre a sua barbearia as moscas.

Gostou das nossas dicas de como montar uma barbaria? Deixe o seu comentário abaixo. Bons negócios!

Leave a Reply