Montar um açougue é o sonho de milhares de pessoas pelo Brasil, isso ocorre pela alta procura por este tipo de empreendimento, que cada vez mais necessita de mão de obra qualificada. Nos últimos tempos os hipermercados acabaram tomando um pouco dos espaços dos açougues, mas parece que isso mudou recentemente, e, isso devido a qualidade das carnes vendidas em hipermercados, que não chegam a qualidade de uma carne do açougue, diga-se de passagem.
Um açougue requer pouca experiência por parte do empreendedor e principalmente pouco investimento de capital, tanto no lançamento do mesmo quanto na manutenção. Com isso, este tipo de estabelecimento cabe em todos os tipos de bolsos. É fato de que as carnes dos açougues são muito melhores e mais saborosas e é claro, tratadas se comparado as carnes dos hipermercados, e, isso a gente confere facilmente através do paladar.
Geralmente no açougue, o açougueiro prepara a carne da melhor forma possível, desde o tempero até o corte da mesma, e, escolhe cada peça que no açougue dele ficará. Já em um hipermercado, são compradas carnes em lote, sendo assim, nem sempre o melhor pedaço é conferido 100%, sem contar nos cortes das carnes que não são das melhores, muito menos em relação aos temperos, pois as carnes são temperadas em grandes quantidades.
Fora ainda a questão da economia, os supermercados na maioria das vezes colocam pessoas sem experiência para preparar as carnes, e isso acontece por questões de economia. Já em um açougue, o açougueiro entende totalmente de toda e qualquer carne que lá está, ou seja, nada melhor do que um especialista em carnes para cuidar da nossa carne da melhor maneira possível.
Conheça também o Como Montar uma Churrascaria, vale a leitura.
As pessoas nos últimos tempos migraram do açougue para os supermercados e hipermercados pela facilidade em se comprar carne, pois as pessoas já tinham de ir ao estabelecimento para fazer compras e lá já tinha uma seção apenas de frios e ficava muito mais viável a compra da peça.
Mas, o povo brasileiro, que simplesmente ama carnes, parece que entendeu de uma vez por todas a diferença de uma peça de carne de um hipermercado se comparado a de um açougue, por exemplo. Por essas e outras que os açougues estão voltando e com tudo, e, por isso, agora é a hora de você investir neste tipo de empreendimento e vender muita carne, seja ela de boi, porco, carneiro e até outros…
A mesma coisa acontece com as frutas, as dos supermercados nunca são de tamanha qualidade se comparadas às de feiras, por exemplo. Vale ressaltar também que você não necessita apenas vender carnes em seu açougue, você pode oferecer tranquilamente água, cerveja, grelhas, tábuas para carnes, álcool, carvão e sal grosso. Ou seja, simplesmente tudo que se precisa para fazer um bom churrasco. E, os empreendedores de atualmente não assim o fazem, deixando dessa forma muito dinheiro na mesa.
Se você optar hoje em dia fazer um açougue com tudo isso relatado acima anteriormente, com certeza o seu negócio tem tudo para fazer o maior sucesso tamanha a qualidade que ele será. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de carnes no mundo, e, o brasileiro ama carnes, sendo assim, o mercado no Brasil é simplesmente gigantesco e tem espaço para todos os públicos, sem contar que o público-alvo no Brasil que gosta deste tipo de produto é a extrema maioria, já que no Brasil há poucos veganos, por exemplo.
Em todo e qualquer negócio é necessário oferecer coisas distintas da concorrência para fazer a total diferença e para isso é necessário conhecer da melhor forma possível o mercado e principalmente a sua concorrência, entregar o que ele entrega de melhor e preencher os pontos negativos do seu rival, com isso, em pouco tempo você tomará os clientes do mesmo e ganhará muitos outros. Esse mercado é velho demais, porém, tem muito futuro ainda e apenas engatinha, quem entrar e tiver visão de futuro e um bom plano de negócios certamente terá tudo para prosperar nesse mercado e ganhar muito, mas muito dinheiro em pouco tempo.
Mesmo com a crise instalada em nosso país no atual momento as vendas em relação as carnes não baixaram, pois a maioria dos consumidores de carnes do Brasil é o público mais favorecido, e, para eles não há crise que pegue. E, por incrível que pareça, a renda do brasileiro só aumenta e o consumo de carne acompanha este aumento.
Localização de um açougue
Assim como qualquer outro empreendimento, é preciso que o seu estabelecimento esteja instalado em uma rua com grande fluxo de pessoas, caso contrário ele poderá não dar certo, uma vez que o local do estabelecimento está simplesmente ligado diretamente ao sucesso ou até mesmo ao fracasso de um empreendimento, sendo assim, sempre abra um açougue ou qualquer outra coisa em um local conhecido, rua movimentada, avenida e etc… Dê preferência, se for possível, no centro da cidade. Mas, tome sempre conta do aluguel do estabelecimento, ao final do mês a sua conta tem que fechar no azul, caso contrário de nada valeu um bom local.
Por outro lado, de nada adianta pagar pouco por um aluguel e estar instalado em um local isolado, sendo assim, você venderá pouco e a economia não irá ter valido a pena. O melhor a se fazer é estudar bem a região em que se quer trabalhar e arrumar um local com um ótimo custo-benefício.
Legalização do açougue
Essa parte é uma das mais importantes, o mercado de alimentação no Brasil é muito vigiado e cheio de regras e normas e é preciso segui-las, caso contrário você poderá sofrer alguma penalização e multas e o seu negócio poderá ser fechado. A Vigilância Sanitária é bem presente em estabelecimentos como açougues. O local tem que ser próprio para o estabelecimento, pisos até o teto, trajes corretos para a prática do serviço e principalmente a higiene do local e dos alimentos tem que estar em perfeitas condições. Agora que você já sabe como montar um açougue, mãos à obra e bons negócios.