Diversas pessoas têm optado por trabalhar vendendo lanches rápidos que podem ser vendidos em carrinhos, barracas ou dentro de estabelecimentos como lanchonetes. O negócio de lanches na chapa pode ser feito em tempo integral ou nas horas vagas, sendo que uma das dúvidas é a montagem do cardápio.
Importância de montar cardápio de lanches
O cardápio é uma forma de facilitar a vida de quem está vendendo os lanches na chapa em uma barraquinha na rua ou para tornar mais fácil o atendimento em lanchonetes e até restaurantes. Por meio do cardápio, os clientes podem saber quais os lanches que têm para vender, os ingredientes de cada lanche e o preço.
O cardápio é fundamental para todos os tipos de negócios voltados para a alimentação. A clientela necessita de um cardápio claro e bem elaborado.
VEJA TAMBÉM: Como montar cardápio para bar
Como montar cardápio de lanches
- Listar todos os lanches – O primeiro passo para montar cardápio de lanches na chapa é listar todos os lanches disponibilizados em seu negócio. Essa lista é o início para definir o número desses itens no cardápio e mais para frente fazer uma divisão por seções, seguindo cada tipo de lanche. Ao listar também é hora de dar nomes para cada lanche. Exemplos: X-Queijo com milho, X-Salada, Super Picanha, etc.
- Colocar os ingredientes dos lanches – Após fazer a lista dos lanches é preciso colocar em cada um deles quais são os ingredientes usados em seu preparo. Isso facilita o atendimento dos garçons ao esclarecer as dúvidas dos clientes e deixa o atendimento ainda mais rápido.
- Inserir cores da logomarca da lanchonete – Para quem é dono de lanchonete, para montar cardápio com lanches na chapa é necessário inserir as cores da logomarca do empreendimento. Nos cardápios é muito importante valorizar as cores da logomarca. Esse detalhe faz com que os consumidores lembrem-se do nome do estabelecimento e dos lanches facilmente e indiquem a lanchonete para pessoas conhecidas.
- Invista na qualidade das imagens – Para montar cardápio de lanches na chapa que chame a atenção é importante investir na qualidade das imagens, para isso, torna-se necessário contratar um fotógrafo profissional para que ele faça as fotos dos lanches. As fotos que mostram realmente como são os lanches dão mais credibilidade ao negócio e deixam os clientes com água na boca.
- Use letras grandes – Os cardápios devem ter letras grandes, deixando claros os lanches, ingredientes de cada lanche, molhos, acompanhamentos, bebidas e outros itens do cardápio. As letras em tamanho maior também são essenciais para deixar o atendimento dos garçons mais rápido.
- Montar o cardápio por seções – Principalmente, para as lanchonetes que trabalham com uma grande diversidade de lanches, a melhor dica é montar os cardápios para lanches em seções de acordo com cada tipo de lanche. Por exemplo: Se o negócio oferece lanches com peixes, frangos, carne bovina, dentre outros, basta separar o cardápio com opções com carne bovina, com peixes e opções com frango.
- Visual atraente – Para atrair clientes para seu estabelecimento, monte cardápio atrativo de lanches na chapa, para isso, use cores, letras, harmonização de cores, fotos e o material que será impresso deve também ser de muita qualidade. Antes de fazer seu cardápio faça uma pesquisa nos maiores estabelecimentos, assim terá certeza que fará o cardápio certo para sua empresa.
- Colocar sugestões de acompanhamento – Uma dica fundamental para cardápios de lanches rápidos e para incentivar um consumo maior dos clientes, é colocar frases curtas com sugestões de acompanhamentos. Comece a frase colocando “vai bem com”.
Cardápios de lanches na internet
Para quem busca cardápios prontos de lanches na chapa, a opção é buscar na internet, onde é possível encontrar vários modelos de cardápios para baixar, editar e imprimir.
VEJA TAMBÉM: Como fazer pão caseiro para vender
Então se quer trabalhar no ramo de lanches rápidos, invista em um cardápio de qualidade e verá como seu estabelecimento fará muito sucesso.