O Brasil é um dos maiores países do mundo, com isso, temos de estrada pavimentadas dezenas de centenas de milhares de quilômetros, também temos uma das maiores frotas de caminhões do mundo, com isso, montar uma borracharia é uma excelente ideia nos dias atuais. Cada vez mais, mais pessoas estão optando por este tipo de empreendimento tamanha a demanda e o preço baixo necessário para investir. O mercado é promissor e necessita mais do que nunca de mão de obra qualificada. Geralmente uma borracharia faz serviços como: conserto e troca de pneus, balanceamento, cambagem e alinhamento.
Assim sendo, uma borracharia não foca em apenas uma questão, que é de consertar e trocar pneus, mas sim em outros problemas básicos envolvendo esse material tão importante de uma moto, carro ou caminhão, o pneu. Você ao abrir uma borracharia tem que fechar todos os leques disponíveis se tratando de pneus, com isso o seu lucro será bem maior e você não ficará preso a apenas prestar um único tipo de serviço.
Infelizmente o Brasil é um dos países que possuem as piores estradas do mundo, com isso, muitos problemas relacionados aos pneus acontecem, como os furos, por exemplo. E, nem todas as pessoas tem um estepe pronto a disposição ou em condições de seguir viagem, outras pessoas também não sabem trocar o pneu e etc… E, outras ainda não tem qualquer seguro e quem tem, em grande parte dos casos não consegue contato com a seguradora ou está em uma região mais deserta, com isso, as oficinais a beira de estradas é que saem ganhando fazendo cada vez mais serviços e resolvendo esses problemas comuns que acontecem na beira das estradas brasileiras.
O brasileiro não presta muita atenção em coisas básicas de um carro que podem ajudar a mudar toda uma figura, raramente as pessoas calibram os estepes dos carros, sendo assim, quando é preciso utilizar o mesmo, ele está murcho e isso dificulta a troca e ele fica simplesmente inutilizável. Atualmente tem muito borracheiro ganhando rios de dinheiro em beira de pistas apenas remendando pneus com as suas borracharias. É como a velha frase conhecida e sempre dita por todos, enquanto uns choram outros vendem lenços.
Sendo assim, uma borracharia é hoje e sempre uma boa forma de se ganhar dinheiro prestando serviços em beira de pistas, serviços não irão faltar mesmo as pessoas sabendo que não possuir um estepe é falha grave. Sem contar ainda das pessoas que não tem estepe e simplesmente não sabem, ou, teve o estepe roubado e só foi perceber quando precisou do mesmo em uma questão de emergência. Alguns carros possuem o estepe abaixo do mesmo e quando ocorre algum roubo, a pessoa nem nota de que o estepe não está mais lá. É o caso do Peugeot 207, por exemplo, onde o estepe fica na parte de baixo do carro e caso ele desapareça, a pessoa nem notará, a não ser que ela se agache a cada vez que for pegar o carro depois de o ter estacionado, o que é inviável e que não acontece em 99,9% dos casos, diga-se de passagem.
Conheça também o Como montar um Lava Jato Profissional, vale a leitura.
Concorrência do mercado de uma borracharia
Por incrível que pareça a concorrência é baixa, isso acontece pelo número de atendimentos necessários que estão disponíveis por dia. Vale frisar que em uma mesma avenida, de preferência muito movimentada, você pode até ver cerca de até 3 borracharias em poucos metros de distância separando uma da outra, porém, os serviços a se prestar é tão grande que a concorrência acaba por ser mínima, tem espaço para todos tamanha a frota de motos, carros e caminhões no Brasil atualmente e também pela qualidade de nossas rodovias, por exemplo.
Quem tem uma borracharia há muito tempo já conhece bem do mercado, tanto que quem tem uma borracharia há muitos anos, certamente já abriu mais alguma para aumentar assim drasticamente os seus ganhos, pois sabe que a demanda é grande, principalmente em avenidas e rodovias de péssima qualidade. O melhor lugar para você montar uma borracharia são em BRs de má qualidade, por isso, vale a pesquisa para conferir bons locais para você montar a sua borracharia e cobrar um preço mais alto, isso porque, no local só terá você e a pessoa pagará o que você está pedindo para ela ter o carro consertado o quanto antes para poder seguir viagem, por exemplo.
Estrutura para montar uma borracharia
Você não precisa de uma estrutura grande, basta ter uma fachada chamativa informando precisamente de que ali é uma borracharia, com isso você conseguirá obter muitos clientes que passam por ali. As pessoas não ligam muito para o design da mesma nesse caso, pois o que ela quer no momento é apenas ter o seu pneu remendado e ir embora. Antes das pessoas chegarem perto da sua borracharia também é interessante você colocar informações em pneus a beira da pista de que tem uma borracharia mais à frente.
O mais viável seria você já começar a sinalizar em ambos os lados da pista de que tem uma borracharia há 3 km dali, e, ir sinalizando sempre de 1 em 1 km até chegar a 500 metros. Com isso a pessoa irá pelo menos seguir viagem para chegar até a sua borracharia. A noite você precisa iluminar a fachada para melhor visualização das pessoas que ali passam.
Os equipamentos básicos de trabalho que você precisa ter em sua oficina são: compressores de ar, prateleiras, ferramentas, calibrador, tanque, máquinas vulcanizadora e para desmontagem de pneus, telefone, fax, computador, ar-condicionado e impressora. Vale ressaltar que um borracheiro não tem qualquer horário de serviço, as pessoas necessitam na maioria das vezes desse tipo de serviço 24 horas por dia, assim sendo, você precisa ser uma pessoa que está sempre à disposição e, que se morar na borracharia será muito mais bem pago, pois poderá prestar qualquer tipo de serviço assim que o ter.
Espero que tenham gostado das nossas dicas de como montar uma borracharia. Qualquer outra dúvida é só deixar nos comentários. Bons negócios!