Como franquear um negócio, veja nosso guia

Muitos empresários e empreendedores procuram uma maneira de fazer os seus negócios crescerem e acabam encontrando no modelo de franquia uma maneira de conseguir alavancar os seus negócios. É um modelo de negócio que pode dar muito certo, mas é preciso ter bastante atenção.

Alguns procuram essa maneira para salvar a crise de algum negócio que já possuem, mas é preciso analisar a própria marca para ver se ela realmente é bem conhecida e se consegue se destacar assim.

Quer montar  seu  primeiro negócio? APRENDA COMO MONTAR UM NEGÓCIO EM CASA COM R$ 3.000 REAIS

Sumário

Franquear um negócio é multiplicar o sucesso já obtido, por isso, algumas dicas podem ser pensadas antes de tomar esta atitude.

Como transformar o seu negócio em uma rede de franquias

É preciso, antes de tudo, enxergar a força da sua empresa. Os franqueados só vão querer abrir uma franquia da sua marca, se a sua marca for sólida e tiver uma boa posição dentro do mercado, pois aí se torna uma grande vantagem de negócio.

Uma boa forma de saber isso é perceber se os seus clientes perguntam sobre franquias, pois aí nota-se que há uma demanda de franquias de maneira espontânea.

Antes de começar uma franquia, é preciso ver se você tem a capacidade de atender e dar apoio aos seus franqueados. É necessário ter capacidade de abastecimento para atender as demandas das franquias.

Mantenha a gestão bem organizada

Ter as contas bem organizadas e preparadas para dividir com os seus novos parceiros é importante. Quem quer franquear o seu negócio, precisa ser bem transparente com os dados empresariais para quando estiverem buscando parceiros.

A marca precisa ser forte e as franquias precisam funcionar bem como um todo. Se o seu negócio tem problemas, franquear não vai ser a maneira de corrigir isso.

Caso a operação não funcione, a franquia também não vai para frente. Quando um negócio já não funciona bem, a rede de parceiros não vai levantar o negócio. Tudo precisa estar funcionando muito bem.

Elabore um plano de negócios

A franquia funciona como mais um produto, por isso, precisa ter estrutura para ser vendido, e o negócio precisa passar por uma nova estruturação de plano de negócios. Isso vai evitar que haja problemas legais no futuro.

Por isso, ter um departamento de franquias pode ser ideal para que eles estudem a viabilidade e se preocupem com essa parte de reorganização da empresa, pensando na parte operacional e na parte financeira.

Prepare a documentação necessária

Para conseguir franquear a sua marca, é preciso de alguns documentos, exigidos por lei. Toda franquia precisa de um contrato de franquia um Circular de Oferta da Franquia, a serem oferecidos para quem quiser ser um franqueado.

Além disso, é necessário ter um manual de operações. O contrato é quem vai determinar qual vai ser a relação entre os franqueados e os franqueadores.

Além disso, as franquias conseguem abrir uma oportunidade de entender melhor a distribuição dos produtos, abrindo as opções de canais alternativos para acessar o consumidor final.

Realize uma pesquisa de mercado

Realizar uma pesquisa para descobrir se aquele é o melhor canal de distribuição da empresa é bem importante. Conhecer bem o seu negócio é muito importante para saber onde é melhor crescer. Tentar por todos os lados vai gerar conflitos na rede, por isso, é importante saber trabalhar em rede.

Como todos os negócios são concorridos, o empresário e empreendedor já sabe que os lucros são proporcionalmente apertados. Saber formatar isso é bem importante, fazendo uma releitura do negócio para que ele consiga se multiplicar.

A franquia não é uma cópia, mas sim uma revisão e uma formatação mais inteligente da marca para que ela consiga alcançar novos nichos e até mesmo micro nichos de mercado, o que faz com que os lucros sejam divididos.

Franquear é uma ótima solução para quem conhece a sua marca e sabe do seu potencial de atuação, pois as franquias possuem uma área de atuação mais restrita.

Não dá para abrir uma unidade em qualquer lugar, é preciso saber a viabilidade do ponto, do público-alvo antes de abrir.

Por isso, fazer um estudo de mercado e uma autoanalise é ideal para que não se precipite em abrir uma franquia, pois este não é um processo que é indicado para qualquer marca. Algumas marcas precisam de mais de 100 unidades para conseguir começar a dar lucros para o franqueador.

Leave a Reply