Antes de deixar os bebês ou crianças em casa, os pais desejam ter a certeza de que os deixaram em boas mãos, ou seja, com pessoas confiantes e responsáveis. A creche, apesar de ser uma opção viável para se deixar os filhos, ainda possui as suas peculiaridades e, por isso, alguns pais preferem a tranquilidade de manter uma rotina para seus filhos contratando uma babá profissional para cuidar dos pequenos.
No entanto, a partir do momento que essa contratação se tornou mais profissional, os pais vêm preferindo contratar apenas pessoas especializadas, com referência, experiência e que já fizeram cursos relacionados ao cuidado de crianças para oferecer o melhor serviço. Assim sendo, essa oportunidade acabou abrindo espaço para um mercado: as agências de babás. Essas, por sua vez, procuram ter o propósito de gerenciar as profissionais do mercado, apontar oportunidades para se destacar e, principalmente, dar noções de como cuidar de bebês e crianças, além de diversos outros segmentos que promovem a comodidade para os pais.
Análise de mercado das agências de babás
Sumário
Não são só os pais – homens – que trabalham para fora hoje em dia. As mulheres que, além de cuidar dos filhos, casa e, por vezes, até de estudos, acabam também por ter que arrumar um emprego. Quando isso acontece, o tempo para cuidar dos filhos acaba se tornando escasso e, por isso, contratar uma babá se torna indispensável. Mas, com tantos casos de espancamento de bebês e crianças registrados pelo Brasil, fica cada vez mais difícil encontrarmos pessoas responsáveis e de boa índole para esse serviço. E é exatamente para contornar esta situação que existe o mercado de agência de babás.
Os pais, atualmente, preferem contratar uma profissional para cuidar de seus filhos quando ela é indicada e, talvez, até mesmo reconhecida. Para garantir que seja encontrada essa pessoa de confiança, é necessário que exista uma empresa especializada no gerenciamento desses profissionais e que, também, ofereça cursos de cuidados, e outros assuntos necessários para se colocar na prática no dia a dia de uma babá.
Uma agência de babás de qualidade só conseguirá esse nome no mercado e, a partir disso, reconhecimento, caso ela passe credibilidade para seus clientes. Como? Escolhendo e treinando profissionais capacitados, analisando a preparação psicológica de cada um, oferecendo cursos sobre cuidados infantis, e muito mais. Tudo isso colaborará para que a empresa se torne destaque nesse mercado em grande expansão.
Análise de concorrência das agências de babás
Apesar das agências de babás propriamente ditas não serem tantas, esse mercado possui um grande concorrente: as creches. As creches ainda possuem um enorme alcance de clientes hoje em dia, tanto as públicas quanto as particulares. Essas escolinhas, apesar das desvantagens, ainda são bastante escolhidas por alguns pais pelo fato das crianças interagirem com outras e não ficarem sozinhas em casa. Esse convívio social é muito importante para uma criança fazer amizades, saber dividir, e entre outros benefícios. Porém, para uma agência de babás, ou melhor, para que o contrato de babás profissionais seja maior nesta empresa, é fundamental que seja investido em divulgação e marketing da agência.
Nas propagandas, é importante que seja abordado as vantagens e os principais diferenciais de se contratar uma babá ao invés de colocar a criança em uma creche. Mas, é claro, com bom-senso. Quesitos como, a importância da criança ter uma rotina em casa de alimentação, brincadeiras, banho e hora de dormir; o fato da criança estar dentro da sua própria casa e, por isso, se sentir mais segura e perto de seus pertences e brinquedos; o controle dos pais em relação à rotina seguida pela babá e o bebê; a proteção contra o contágio de doenças provenientes de outras crianças; e, principalmente, a segurança que os pais podem ter de que os seus filhos estão sendo bem cuidados, até mesmo por uma câmera.
Para que haja um destaque em meio às outras agências de babás existentes na sua cidade, é necessário que seja investido um bom capital na especialização das babás, ou seja, serviços oferecidos. E, também, ter alguns diferenciais que abordarei logo abaixo.
Diversifique para conquistar clientes
Além dos cursos de especialização das babás para passar mais segurança e confiança para os pais, também seria interessante a agência de babás oferecer alguns serviços diferenciados voltados apenas para os pais. Isso, além de passar mais confiança para os seus futuros clientes interessados, também irá aquecer a relação entre a agência e a clientela. Exemplos de cursos ou palestras bem legais poderiam ser relacionados aos temas: “Cuidados básicos com o seu filho”, “Como educar o seu filho de maneira correta”, “O que fazer quando seu filho possui dificuldades na escola”, e entre outras. Outra dica é revelar aos pais a preocupação da agência com um serviço de qualidade, podendo ser passado isso com palestras relacionadas à importância de decidir bem e quais os cuidados na contratação de uma babá.
Outro diferencial que a agência de babás pode ter em relação às outras do mercado, é tornar o serviço de profissionais mais amplo. Nem toda família, por exemplo, necessita de uma babá tradicional para cuidar do seu filho, aquelas que ficam todos os dias. Outras famílias podem querer contratar os serviços de uma agência por períodos mais curtos, como durante as férias dos filhos, uma viagem ao exterior ou aqui mesmo, para ir à praia, para os finais de semana ou quando há algum compromisso em que o filho não poderá ser levado. Ter todos esses tipos de serviço dentro de uma agência de babás, nem que seja para cobrar um pouco a mais quando é apenas uma noite, final de semana ou férias, é indispensável para o sucesso do negócio.
Entrevista e escolha das profissionais babás da agência
Quer garantir que a sua empresa seja bem-sucedida? Então invista muito bem na contratação das suas babás. Os cursos sobre cuidados não precisam ser parte do conhecimento das novas contratadas, porém, é indispensável que elas tenham experiência com a área ou, ao menos, gostem de interagir com bebês e crianças.
A formação psicológica da babá também deverá ser analisada antes de contratá-la, já que isso influenciará diretamente em como a criança está sendo cuidada. E, consequentemente, para conseguir essa boa formação psicológica, também é indispensável que a profissional tenha o ensino fundamental e médio completos, e podendo ou não, ter nível superior.
Antes de encaminhar uma babá para o seu cliente, também seria importante a agência agendar uma reunião com os pais da criança, a própria criança, a babá e algum responsável da empresa para esclarecer dúvidas, firmar um relacionamento e prosseguir a escolha. A atenção com o cliente, respeitando as escolhas e vontades dele, é importantíssimo.
Estrutura e cursos para a agência de babás
Embora boa parte dos serviços oferecidos pela agência de babás seja domiciliar, é fundamental que haja uma sede para a agência, aonde poderá ser feito o atendimento, planejamento, escolha das babás, reuniões, cursos e palestras e etc. Dessa maneira, possuir uma estrutura dentro de um espaço é muito importante para o sucesso do negócio. Deixe um espaço na agência para cada setor: recepção e atendimento, planejamento e escolha das babás, sala de reuniões e um local destinado para as aulas dos cursos e palestras. Além disso, ter um estoque de brinquedos, caso a babá precise levar consigo, e, também, um estoque de uniformes da empresa para as profissionais, é importante.
Como já foi dito anteriormente, ministrar alguns cursos voltados para a especialização das babás é fundamental para que elas conheçam a importância de agir de forma responsável e digna dentro de seu local de trabalho. Além disso, é importante que a profissional saiba que, apesar de estar oferecendo apenas um trabalho para uma família, ela tem uma enorme importância dentro da casa e precisa servir de exemplo para a criança, já que passará a maior parte do tempo com ela. Outros cursos sobre instruções de primeiros socorros, como lidar com uma criança enferma, como cuidar de crianças deficientes físicas ou mentais, e como lidar com diferentes tipos de temperamento, são imprescindíveis.
E aí, caro leitor, o que achou dessas dicas sobre como montar uma agência de babás? Caso você tenha mais alguma dúvida, dica ou sugestão no artigo, deixe o seu comentário logo abaixo que te responderemos o mais rápido possível. Bons negócios!
Muito obrigada pela matéria gostaria muito de abrir uma agência estou investigando e ganhando coragem para ir em frente gostaria muito de contar com o vosso suporte.
Bom Dia … Gostei muito dessa matéria ,construtiva e esclarecedora. A minha duvida é: estou com planos de abrir uma agencia desse seguimento, estou com duvidas por onde devo começar ou seja qual primeiro passo devo dáe como devo chegar ao publico contratante (mães). Desde ja Agradeço e aguardo a resposta.
Poderiam me ajudar com valores, qual o preço medial a ser cobrado pelo serviço?!
Quanto é o investimento inicial?!
Boa tarde, muito esclarecedora a matéria, mas, no meu caso o projeto que tenho é para servir apenas clientes de emergências como a noite e ou fins de semana. Como sou pedagoga tenho experiência na área. A pergunta que gostaria de saber: Mesmo sendo apenas para oferecer um serviço emergencial tenho que abrir uma empresa de contratação de babás ?? As profissionais que pretendo contratar todas possui pedagogia. Meu objetivo é trabalhar com freelancer. A criança pode frequentar a creche normal porque nosso atendimento seria apenas em situações de emergência, onde os pais precisem sair e não podem levar seus filhos? Será que esse tipo de negócio é rendavel??? Obrigada se me orientar!.
Boa noite, eu gostaria de saber em relação se devo assinar as carteiras das pessoas que forem prestar serviço por meio da agência, ( no caso as baby,s sitters)? haverá vínculo empregatício entre a a agência e elas???
BOA TARDE SIM A MATERIA É DE GRANDE AJUDA E BEM DIRECTA E SIMPLES FACIL DE COMPRIENDER EU GOSTEI MUITO . EU ESTOU NESSA MAS O QUE ESTA ME DIFICULTANDO É O ESPAÇO