Várias pessoas pensam que o food truck foi apenas um tipo de negócio da moda, mas elas estão enganadas. Esse é um modelo de negócio que está tão sólido que vem estando presente no Brasil desde 2014. Veja como montar um food truck de sorvete!
Uma das modalidades que pode ser pensada para começar a trabalhar com o food truck é com sorvete. Como muitos brasileiros tem rotinas intensas, as sobremesas e gastronomia em geral vem sendo consumidas fora de casa mesmo, o que demonstra ser uma boa oportunidade de investimento.
Como montar um food truck de sorvete
Para quem quer abrir um negócio próprio, precisa de conhecimento da área, além de procurar planejar para investir em alguma coisa rentável. O investimento em food trcuk de sorvete pode ser muito lucrativo quando realizado da maneira mais bem planejada, conseguindo ter foco no trabalho.
Se você é um tipo de pessoa que não gosta de ficar em um lugar só, o food truck de sorvete pode ser uma excelente opção para conquistar dinheiro em um tipo de negócio itinerante. É possível realizar o atendimento viajando, conhecendo outros pontos da cidade ou até mesmo indo em outros locais.
VEJA TAMBÉM: Como montar um estabelecimento vegano
Também é uma oportunidade de investimento buscar atender em aniversário, casamentos, feiras, buffet, entre outros. Para esses casos, é possível alugar um food trcuk ou atender a esses tipos de eventos pessoalmente. Para isso, também é importante saber divulgar os seus serviços, já analisando para quem quer vender e que tipo de público vai ter interesse.
Para poder montar um food truck de sorvete é necessário mais do que apenas investir em um carro, comprar o sorvete e sair por aí vendendo. Tem uma legislação específica para esse tipo de negócio que precisa ser seguida, além de exigências da Vigilância Sanitária em relação a abertura de empresa de alimentos.
Planejamento
É necessário começar sabendo como anda o mercado, verificando quem é o público alvo, a matéria prima que vai ser utilizada e como realizar a divulgação do seu negócio. Quanto mais informações você obter sobre esses detalhes, muito mais segurança de tomar decisões você vai ter.
No ramo de alimentação, existem algumas exigências específicas que precisam ser seguidas, assim, é importante descobrir que normas precisam ser cumpridas, além de cursos que precisam ser feitos. Cada município vai contar com as suas próprias leis para que seja possível obter um alvará de funcionamento.
Além disso, é uma empresa que está sendo aberta e para isso, é importante verificar se o food truck vai precisar de MEI. Caso não seja possível, é necessário procurar informações em um escritório de contabilidade, verificando que tipo de regime tributário a empresa vai estar dentro para poder fazer a abertura do negócio.
Food truck
Como o truck faz parte do nome, é fundamental ter um caminhão pequeno que seja adaptado, com um valor que esteja dentro do seu orçamento e que consiga atender ao tipo de alimento que vai ser oferecido. Ele pode ser novo ou usado, avaliando as opções a serem oferecidas. Também é necessário avaliar o seu projeto para ter certeza que truck vai atender as suas necessidades. É possível encontrar no mercado por entre R$ 8 mil até R$ 200 mil.
VEJA TAMBÉM: Como montar um jornal local
Em relação a estrutura, para conseguir ter um food truck de sorvete não é necessária uma máquina de sorvete, visto que o alimento pode ser preparado em casa e depois apenas transportado. Mas vai ser necessário ter um refrigerador, além de armários para conseguir armazenar os ingredientes e outros acessórios que compõe o sorvete.