Como Criar Uma Equipe De Vendas De Sucesso

O sucesso é a meta de qualquer empresa, seja ela implantada recentemente no mercado ou à longa data. Mas, o problema é que está não é uma tarefa tão fácil. Além de uma gestão eficiente, também é preciso contar com uma equipe de vendas capacitada e pronta para quebrar as objeções dos clientes, encantá-los e, finalmente, vender o seu produto ou serviço. E é isso que te ajudaremos a criar. Confira mais informações abaixo sobre como criar uma equipe de vendas de sucesso!

Como criar uma equipe de vendas de sucesso

Investir em bons profissionais é OBRIGATÓRIO

Certa vez, perguntei para um comerciante o seguinte: “de todos os seus funcionários, quais são bons?”. A resposta era sempre, infelizmente, de 2 a 3 apenas. Levando em conta que ele tinha cerca de 10 empregados trabalhando junto a ele, é triste saber que essa estimativa de qualidade profissional é tão baixa.

Se você já passou por toda aquela fase de investir no seu negócio, em marketing, na compra (ou produção) dos melhores produtos para seus clientes, mas deixou de investir em bons profissionais que são o pilar de qualquer empreendimento, então você precisa melhorar este quesito antes que seja tarde demais.

Caso a sua resposta seja parecida com o varejista que comentei acima, é importante que você refaça a sua equipe de vendas, começando com uma nova seleção. Isso pode levar tempo, porém, a sua empresa só tenderá ao fracasso se ficar com funcionários sem a intenção de te ajudar a crescer.

Bons vendedores possuem autonomia, então reforce isso

Quem gosta de ser mandado durante todo o seu expediente, não é mesmo? E aposto que os seus bons vendedores possuem capacidade de governar-se pelos próprios meios, sem que você tenha que apontar uma direção de 5 em 5 minutos.

É claro que uma empresa que almeja o sucesso precisa do dono em cima 24 horas por dia. Porém, isso pode prejudicar o desempenho dos seus profissionais contratados que não conseguirão mostrar todo o seu potencial.

Treine a sua equipe de vendas e mantenha a sua empresa sempre atualizada

Vendedores que sabem conquistar um cliente, quebrar objeções e, enfim, vender, além de ainda fidelizá-los, são aqueles que se mantém atualizados sobre a empresa, os produtos e serviços vendidos e outros detalhes fundamentais de conhecimento dos funcionários.

Não é preciso que eles saibam os detalhes minuciosos de outro setor da sua empresa, apenas em cima do que eles vão trabalhar será o necessário.

Descubra: 7 Indícios que você é um Empreendedor de Sucesso 

Meça o desempenho da sua equipe de vendas constantemente

Assim que você passar a dar autonomia para sua equipe, vai ser a hora que ela passará todo o seu potencial dentro da sua empresa. Mas, é importante que você encontre métricas para avaliar o desempenho dos seus contratados, analisar aquilo que está funcionando e aquilo que está deixando a desejar, etc.

Exigir relatórios frequentes na sua mesa também é outra forma de manter-se atualizado sobre o que está acontecendo de um modo geral no seu empreendimento, caso isso seja possível.

Valorize o seu time

Depois da qualidade dos seus produtos ou serviços, a primeira coisa mais importante de uma empresa é a equipe de vendas, afinal, sem ela, o seu empreendimento não vai ter bons resultados. Levando isto e muito mais em consideração, é muito importante que você dê o valor merecido a sua equipe.

Se ela está mostrando eficiência, então deixe a sua satisfação bem clara, pois isto mantém qualquer um animado. Caso seja o contrário, mostre também o seu descontentamento e ajude a sua equipe melhorar os erros.

Tudo isto te ajudará bastante na dúvida de como criar uma equipe de vendas de sucesso!

Como criar uma equipe de vendas de sucesso

Incentive o instinto competitivo da sua equipe de vendas

Quem não gosta de perder, provavelmente odeia muito mais sair por baixo do que adora quando ganha alguma coisa. Justamente por isso, você precisa aguçar está competição entre os seus funcionários, de uma maneira saudável e que dê bons retornos para a sua empresa e, é claro, para eles.

Oferecer comissões por X vendas, ou bater uma meta para ganhar alguma coisa em especifico, como uma promoção no trabalho, pode ser bastante motivador. Garanta que todos os seus contratados tenham o espírito competitivo.

Mantenha os bancos de reserva sempre ocupados

Você já pensou em que pode chegar um dia que a sua equipe de vendas poderá sofrer mudanças? Hoje, dificilmente alguém fica por muito tempo em um único trabalho e, por isso, apostar em novos recrutamentos é sempre importante, tendo aquela carta na manga.

Nunca deixe que primeiro o seu funcionário saia da sua empresa para depois ir atrás de um novo profissional. Já deixe alguns pré-selecionados para quando for necessário, já preencher o local vazio.

Agora que você já sabe como criar uma equipe de vendas de sucesso, basta colocar todas estas dicas em prática e melhorar as suas vendas. Não se esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo nos contando o que achou desta matéria e compartilhe!

Leave a Reply