Como criar uma empresa de coleta e separação de lixo reciclável

Nos dias atuais, o maior desafio das grandes cidades é o controle do lixo, que é feito pela prefeitura municipal, mas existem locais como terrenos baldios, beira de estradas, e até mesmo casas de cidadãos que se tornam depósitos de lixo como pneus, garrafas de vidro, plásticos, papel e metal, que são materiais recicláveis.

Como criar uma empresa de coleta e separação de lixo reciclável.

Com isso, a ideia de criar uma empresa especializada nessa coleta se torna tão importante e essencial para fazer da cidade um local melhor e mais limpo para a população. Algumas cidades como Tóquio no Japão que é um ícone em limpeza, a ponto de se tornar a cidade mais limpa do mundo, deveria servir de exemplo para todas as cidades do globo, mas é uma pena que isso não aconteça.

Aprenda: Ideias de negócios para abrir com o dinheiro do FGTS

A localização

Sumário

Os grandes depósitos de lixo das cidades, ou lixões como são conhecidos, recebem toneladas de lixo diariamente, sendo os mesmos compostos por lixo orgânico e inorgânico como os recicláveis. Algumas cidades têm como projeto municipal a coleta e separação do lixo, mas infelizmente não funciona de acordo com o projeto. Contudo uma boa localização para uma empresa de coleta e separação de lixo reciclável é o próprio lixão, onde será encontrada a maior concentração de lixo.

Quais benefícios a empresa trará para a população?

A empresa irá gerar grandes benefícios, tais como a limpeza da cidade, que é o objetivo principal e que a partir disso outros benefícios aparecerão, como a diminuição de pragas, como ratos, principalmente insetos como mosquitos e baratas. O Brasil passa por uma epidemia de doenças causadas por mosquitos, como a Dengue e o Zica vírus, por exemplo, que são duas doenças causadas pelo mesmo mosquito cuja desova ocorre nas águas paradas encontradas em lixo jogado a céu aberto principalmente, ou seja, se não houver lixo, a quantidade de pragas irá diminuir fazendo com que as doenças também sejam diminuídas.

Tendo isso em mente, vamos aos negócios.

Aluguel de caminhões de lixo.

Algumas empresas como a LOPAC, por exemplo, são empresas especializadas em locação de caminhões compactadores de lixo, ou seja, no momento da criação da empresa, será interessante conversar e desenvolver uma parceria com empresas como essa.

Treinamento e capacitação de funcionários.

Como forma de gerar empregos, a empresa pode oferecer treinamento especializado para os funcionários como o que utilizar, como EPIs, e como separar o lixo, nesse caso uma grande equipe deve ser formada.

EPIs como luvas, botas, roupas próprias, além de máscaras e óculos e capacete devem ser comprados para garantir a segurança dos funcionários, o lixo pode ser cortante, infectante e transmitir doenças como o tétano, leptospirose se tiver pragas como ratos no local, além de outras várias doenças causadas por contato ou inalação.

Locais de maior coleta.

Alguns locais como periferias e pontos onde a população local é de classe baixa principalmente, a acumulação de lixo a céu aberto é muito maior, com isso a empresa deve dar um foco maior a esses locais, já que a intenção é tornar e manter não só os centros, mas sim toda a cidade e estado limpos, lembrando que essa empresa não é uma empresa de coleta de lixo comum como a da prefeitura, e sim uma empresa privada de coleta de material reciclável apenas, com isso os funcionários devem rodar a cidade à procura desses materiais como em residências, indústrias e comércios por exemplo.

Mas locais como hospitais também geram muito lixo, e esses devem ser recolhidos da mesma forma, porém com maior cautela, já que lixo hospitalar é altamente tóxico e infectante.

Como criar uma empresa de coleta e separação de lixo reciclável.

Existem empresas desse tipo?

Em alguns estados como São Paulo, por exemplo, empresas como a LOGA que em parceria com a prefeitura realiza a coleta seletiva de lixo e graças a essas empresas a cidades vêm se tornando um local mais limpo e agradável de viver, mas devemos levar em conta que nem toda cidade possui esse sistema de coleta e que as que possuem, nem sempre fazem o famoso pente fino, já que existem bairros de difícil acesso, e terrenos abandonados em áreas não muito distante das cidades, mas que trazem prejuízo para a mesma, com isso uma empresa especializada e que trabalhe duro para manter as cidades e seus arredores limpos se torna tão importante e interessante para os negócios.

Mas como o lixo vai gerar lucro pra minha empresa?

Após a coleta de todo esse material, ele deverá ser encaminhado para as empresas que reutilizam esses materiais como as recicladoras, essas empresas compram esse material e reutilizam para fins lucrativos, criar uma sociedade entre elas pode gerar um bom lucro, oferecer os serviços da empresa para as grandes indústrias, hospitais e até mesmo para a prefeitura e subprefeituras também fará com que os lucros da sua empresa estejam sempre em ascensão, outra dica é abranger o maior número possível de regiões, mas para isso sua empresa deve crescer no mercado, para isso, eficiência no momento do trabalho fará com que sua empresa se destaque e cresça, expandir os negócios também ajudará nos lucros já que criações de filiais espalhadas por outros estados fará com que sua empresa cresça mais ainda.

Então fica a dica e mãos a obra, pois para um empreendedor criativo não existem fronteiras, apenas desafios a serem conquistados.

Leave a Reply