Como vender artesanato pela internet

A internet é hoje um dos meios mais importantes para realizar as mais diversas atividades, como: estudar, trabalhar, conhecer pessoas, pagar contas e tudo mais, porém para ganhar dinheiro na rede mundial de computadores é necessário fazer um planejamento, assim o sucesso é garantido.

Como vender artesanato pela internet

Tudo pode ser comercializado na internet, inclusive artesanatos, basta seguir algumas dicas importantes e fazer tudo o possível para atrair cada vez mais clientes.

Quer usar o Mercado  livre para vender seus produtos? Aprenda como vender todos os dias no  Mercado  livre 

O que é artesanato?

Artesanatos são coisas feitas manualmente com materiais variados, inclusive, reciclados. Entre os artesanatos mais conhecidos estão: toalhas de mesa e de banho, bonecas de pano, cestas, roupas para bebês, blusas, bijuterias, chapéus e muito mais.

O artesanato é muito adorado porque são produzidos com muito esforço e trabalho de verdadeiros artistas que querem mostrar a sua arte e ganhar dinheiro com isso para sobreviver.

Geralmente o artesanato é vendido em lojas e bancas de rua, mas com a tecnologia cada vez mais popular, já é possível vender artesanato na internet.

Como vender artesanato pela internet

Antes de pensar em vender qualquer coisa na internet, é necessário preparar algumas peças, pois, ter produtos à pronta entrega é muito bom para conseguir clientes de todas as partes.

O artesanato pode ser vendido em uma loja virtual criada somente para essa atividade, ou o artesão pode colocar um anúncio em um site desse nicho. Essa opção é muito boa, porque essas páginas só são acessadas por pessoas interessadas em artesanato.

As fotos são muito importantes para vender um artesanato, porque as pessoas prestam atenção na beleza da peça e se as fotos não forem nítidas, dificilmente alguém vai querer comprá-la.

Em geral as peças feitas artesanalmente não custam caro, por isso, na hora de colocar uma peça para vender na loja virtual ou fizer um anúncio, é essencial colocar um bom preço que agrade as duas partes, o vendedor e o consumidor.

Como abrir uma loja virtual de artesanato

Planejamento – Assim como todos os empreendimentos, para montar uma loja virtual para comercializar artesanatos, é necessário um planejamento, no qual deve constar: o que será vendido, quem vai cuidar da produção, qual será o preço de cada produto, se o fornecedor terá como atender pedidos maiores de matéria-prima, quem mais faz algo parecido com o que você faz e quem é o seu público-alvo.

Cuide do estoque – Para vender artesanato é necessária uma atenção especial ao estoque, porque muitas peças necessitam de lugares arejados, ou por serem muito frágeis precisam ser guardadas com cuidado. O estoque de artesanato deve ser espaçoso para que as peças não fiquem umas sobre as outras e acabem se danificando. Faça rótulos para cada peça para facilitar a organização.

Aposte em boas descrições e fotos – Os clientes precisam ter acesso a ótimas fotos para conhecer os artesanatos muito bem. Utilize imagens com alta resolução e feitas em vários ângulos para que eles consigam ver todos os detalhes da peça. Na hora de descrever os produtos, fale sobre os materiais usados em sua fabricação e sobre o processo de produção.

Crie um blog – Criar um blog com textos originais para o público-alvo da loja virtual de artesanato é uma ótima dica para conseguir mais clientes e ainda é uma atividade que relaxa.

Redes sociais – Hoje em dia para ter sucesso na internet, é essencial estar nas redes sociais, então crie uma conta no Instagram, faça uma página no Facebook e se quiser, crie também uma conta no Twitter, porque quanto mais pessoas conheceram a sua loja, maiores serão as vendas.

Como vender artesanato pela internet

Sites para vender artesanato

Elo 7 – Esse site é o mais conhecido na área de comercialização de artesanato. Essa página é dedicada a pequenos artesãos que querem divulgar os seus produtos e não sabem como criar uma loja virtual. Esse site permite que o artesão crie uma loja virtual e venda seus produtos de forma simples. No Elo 7 os vendedores de artesanato podem receber pagamentos por cartão de crédito ou boleto bancário, se preferir podem receber usando o Moip.

Outros sites que oferecem o serviço de vendas de artesanato são: Que Barato e Mercado Livre. Os vendedores de artesanato poderão receber os pagamentos através do PagSeguro, Bcash, Moip e PayPal.

Portanto, se quer vender artesanatos na internet e ganhar um bom dinheiro com isso, siga as dicas acima e boa sorte. Antes de iniciar qualquer negócio, é preciso ter certeza que é o que realmente deseja, porque para obter sucesso e lucros serão necessários dedicação, foco e muito trabalho.

Leave a Reply