Como montar uma loja de presentes de sucesso

Quem nunca presenteou alguém ou foi presenteado? É uma delícia, não é? Então saiba que esse é um dos atos mais comuns no mundo e que, geralmente, demonstram o amor e carinho que uma pessoa tem pela outra. Mas, você sabia que esse gesto de afeto é responsável pela movimentação de 10% das vendas mundiais? Sim, é isso mesmo! Este é um mercado que está a todo valor e, com crise ou sem crise, gira.

Como montar uma loja de presentes de sucesso
E para você aproveitar essa oportunidade de negócio que só tem tendência para crescer ainda mais, separamos para você abaixo os primeiros passos principais que te ajudarão caso você tenha dúvidas de como montar uma loja de presentes de sucesso. Veja só:

Como tornar um empreendimento em um sucesso

Muita gente acha que para tornar um empreendimento um sucesso basta abri-lo e pronto acabou. Ledo engano. Na verdade, o que você precisa ter em mente imediatamente, antes mesmo de começar o planejamento propriamente dito do seu negócio, é ter uma missão que sirva como um guia para você e para o seu negócio.

Como assim? Pense comigo, o que você tem como objetivos na sua loja? Que ela mude a forma de presentear as pessoas? Que ela torne especial uma data comemorativa, independente se for o Natal, aniversário ou qualquer comemoração? Você quer abrir uma loja de presentes com produtos de qualidade, diferenciados e com preços melhores do que o da concorrência? Você quer torna-la famosa a ponto das pessoas sempre recorrerem a sua loja caso precisem de um presente? Bom, esses são apenas alguns dos objetivos que uma loja pode ter, e é importante que você os defina-os para que eles possam nortear o caminho que o seu empreendimento irá seguir.

Mas por que isso tudo é importante? Tornar um empreendimento em um sucesso dependerá do quanto você se dedicará a ele, o quanto a sua equipe estará engajada com as vendas e o quanto de foco você terá dentro da sua loja. Isso tudo parece muito simples, mas os objetivos que você setar para a sua loja de presentes definirão se ela será um sucesso, ou não. Entendido? Então vamos para o próximo passo!

Conheça: Nomes de lojas de Roupas Femininas 

Analise o mercado antes de dar o primeiro passo

Uma análise de mercado é o ponto chave e decisivo se a sua ideia tem futuro ou se não sairá do papel. Para fazê-la, o ideal seria você mapear todos as lojas de presentes na sua cidade (ou, caso ela seja muito grande, do seu bairro) para descobrir se o local ainda comporta mais uma loja deste segmento, evitando futuras complicações na concorrência.
A maneira mais fácil de fazer essa pesquisa de mercado é colocando às mãos na massa realmente.

Pegue um bloquinho e caneta e comece anotando todas as lojas de presentes do seu bairro (ou no local que pretenda abrir o estabelecimento) ou cidade e, em seguida, pesquise qual a proposta de cada loja, perguntando-se: Quais os tipos de clientes que elas atingem? Quanto elas faturam por mês aproximadamente? Quais as marcas vendidas na loja? Quais os tipos de presentes mais vendidos? Ter respostas para todas essas perguntas é essencial para que você possa traçar uma linha de segmento ainda não explorado na sua cidade e, talvez, até mesmo procurar por uma franquia de loja de presentes que ainda não tenha por aí e que tenha potencial suficiente para te gerar muitos lucros.

A localização da sua loja pode determinar o seu sucesso (ou fracasso)

Mas o que a localização tem a ver com o sucesso da minha loja? Simplesmente tudo! Afinal, como você acha que venderá se ninguém achar a sua loja? Ou então, como você vai vender os seus presentes sofisticados e de alto custo em um bairro popular? Portanto, assim que você terminar de fazer a sua análise mercado, parta para a decisão do local aonde instalará a sua loja de presentes.

Opte sempre por locais bem localizados e, se o público-alvo tiver maior poder aquisitivo, então abra a sua loja em bairros mais nobres e shoppings. Caso o público tenha menor poder aquisitivo, opte por instalar a sua loja em centros comerciais populares.

Outros detalhes que também devem ser analisados com dose extra de atenção são os que estão relacionados à concorrência. Tome cuidado para não abrir a sua loja muito próxima a outros estabelecimentos que vendam os mesmo produtos que os seus e, caso tenha, tente buscar por diferenciais que te ajudem a se destacar das demais lojas de presentes nas proximidades.

Valor do aluguel, estacionamento, facilidade embarque e desembarque de transportes públicos, saneamento básico, coleta de lixo… Esses também são alguns dos pontos que devem ser analisados antes de escolher o ponto comercial que você instalará a sua loja de presentes. E, por fim, não se esqueça de instalar a sua loja de presentes em ruas movimentadas, com grande circulação de pessoas e veículos, isso te ajudará a manter as suas vendas altas!

E a estrutura da sua loja? Sabia que ela pode influenciar nas suas vendas?

Além de ser agradável, chamativo e aconchegante, a sua loja de presentes ainda precisa ter uma estrutura espaçosa para ser mais confortável e abrigar todos os seus produtos e estoque sem problemas, cerca de 40m².
Além disso, a decoração também precisa ser atrativa, pois será ela quem chamará os clientes para entrar na sua loja. Opte sempre por cores estratégias, boa iluminação, ambiente climatizado e prateleiras em ordem. Tudo isso te ajudará a fazer com que a sua loja de presentes seja um sucesso!

A boa escolha da sua equipe pode aumentar as suas vendas

A escolha correta de uma equipe mantém qualquer empreendimento andando nos trilhos sem quaisquer problemas, afinal, são os funcionários, juntamente com o empenho que cada um deles reserva para o seu trabalho, quem farão com que a sua empresa cresça.
Dependendo do tamanho da sua loja, você provavelmente precisará inicialmente de um caixa, alguém para a área administrativa e gerencia (que pode ser o próprio dono) e vendedores. Mas, é comum que no início os empreendedores queiram começar sozinhos, com a ajuda de no máximo um vendedor, mas saiba que se a sua loja for de um porte médio para grande, pode ser necessário que você precise com urgência de mais pessoas para te ajudar, principalmente na semana de inauguração da sua loja de presentes.

Quer atingir mais clientes? Então pense na sua estratégia de marketing!

Localização é importante, estrutura é essencial, pesquisa de mercado é indispensável… Estamos esquecendo de algo? Mas é claro, a sua estratégia de marketing! Se você quiser ter cada vez mais clientes dentro da sua loja, então você deve começar a desenvolver a sua estratégia de marketing e divulgação da sua loja de presentes desde já.
Pense nos segmentos, em quais públicos ela irá atender (sexo, faixa etária, classe social, etc.), quais os produtos que serão vendidos e tudo mais. Depois disso, já podemos partir para algumas dicas de marketing:

• Tenha uma página no Facebook para a sua loja e a mantenha atualizada diariamente, compartilhando seus produtos, promoções e novidades;

• Tenha um perfil da loja no Instagram para postar as novidades da sua loja todos os dias;

• Faça campanhas patrocinadas em redes sociais para atingir seu público-alvo;

• Tenha um site para expor seus produtos, a história da sua loja de presentes e promoções.

• Invista na diversidade dos seus produtos

Tudo o que falamos anteriormente foi crucial para o sucesso da sua loja de presentes, mas tem uma coisa que ganha de tudo aquilo e que merece ainda mais atenção: o seu mix de produtos!

O que você pretende vender na sua loja? Sabemos que é presente, mas hoje existe uma grande variedade de marcas, como a Imaginariam, por exemplo, que oferece um grande estoque de presentes especiais e encantadores, principalmente voltados para o público mais jovem.

É importante ter um leque recheado de opções de presentes para seus clientes conseguirem encontrar aquilo que eles tinham imaginado de presente para alguém especial.

E quais serão os seus fornecedores de presentes?

Os locais da onde você comprará os produtos para revender na sua loja precisam ser de confiança e que vendam produtos de qualidade. Sempre procure por indicações verdadeiras de pessoas que já trabalham nesse ramo e nunca tiveram problemas com a marca.

Como montar uma loja de presentes de sucesso

A legalização da sua loja de presentes não pode ficar de fora

Sabemos que questões legais para a abertura de uma loja são extremamente chatas, cansativas e que demandam bastante tempo. Porém, é um mau absolutamente necessário e que não pode ficar de fora do seu planejamento, mesmo que você tenha que contratar um profissional em contabilidade para cuidar destas questões com você.
Depois de uma pesquisa no SEBRAE, encontramos para você os principais trâmites que você precisará resolver antes de abrir a sua loja de presentes, se restar alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo que te ajudaremos. Veja:

• Registro na Receita Federal para obtenção o CNPJ

• Registro na Junta Comercial;

• Registro na Receita Estadual;

• Registro na Prefeitura.

Além desses, ainda há diversos outros trâmites legais que precisarão ser providenciados. Porém, por serem mais chatinhos recomendamos que você procure a ajuda de um contador.

Essas foram as nossas dicas de como montar uma loja de presentes de sucesso, tomara que tenha te ajudado e qualquer dúvida basta deixar nos comentários que te ajudaremos em breve!

Leave a Reply