Como Montar uma Floricultura de Sucesso

Seja para presentear alguém especial em datas comemorativas como o dia das mães, dia dos namorados, aniversários, ou então, para servir de enfeite dentro do lar, ou para decorar ocasiões importantes como o casamento, por exemplo, as flores são extremamente requisitadas por diversas pessoas e, por isso, para quem tem facilidade com essa área e gosta de mexer com essa matéria prima delicada, abrir uma floricultura pode ser uma ótima ideia de negócio.

Porém, por falta de informação ou experiência nesse mercado, algumas pessoas têm algumas dúvidas em relação a esse setor, principalmente em relação a lucratividade que esse negócio pode gerar. Realmente, a venda de flores é um pouco sazonal e, por isso, existirá alguns picos maiores de vendas. No entanto, se você seguir algumas dicas e administrar o seu negócio junto com outros serviços, a sua floricultura pode sim gerar bons resultados o ano todo. Quer saber como? Então confira mais informações abaixo e saiba como montar uma floricultura de sucesso.

Como Montar uma Floricultura

Análise de Mercado Para Abrir uma Floricultura

Assim como em qualquer outro empreendimento, fazer uma análise de mercado antes de “botar a mão na massa” é indispensável. Você, empreendedor, deve ter em mente que a sua floricultura não será a única e, por isso, será necessário que você adote estratégias que destacarão o seu negócio em meio a concorrência. Nesse caso, o ideal seria que você elaborasse um plano de negócios para definir as metas, objetivos e expectativas da sua empresa, assim como, quais serão os serviços oferecidos, os produtos, a divulgação da floricultura, e principalmente, os recursos necessários para a abertura do seu negócio.

Lembrando que os seus clientes podem variar muito e, por isso, você terá que lidar com diversos tipos de pessoas, com gostos diferentes. Enquanto você poderá vender uma simples rosa para um homem que deseja presentear a mulher, ao mesmo tempo você poderá fechar um negócio com outra pessoa que quer uma ornamentação para a sua festa de casamento. Pensando nisso, você precisa saber lidar com esses diferentes públicos, ter um bom atendimento, facilidade em fechar negócio e, principalmente, conseguir fidelizar a clientela.

Localização da Floricultura

Se você tem dúvidas de como montar uma floricultura, então saiba que a primeira etapa que deve ser analisada com muita atenção é a da escolha do ponto comercial. Possivelmente, as pessoas que comprarão os seus produtos, na grande parte, serão as que estão passando pela rua naquele momento e encontraram a sua floricultura. Por isso, estar bem localizado, em uma rua movimentada, com grande tráfego de veículos e, principalmente, com estacionamento e de fácil acesso à transportes públicos, é a melhor opção para você instalar o seu negócio.

Assim sendo, ao invés de optar por um ponto comercial mais afastado pelo simples fato do aluguel ser mais em conta, irá compensar você procurar um pouco mais nos grandes centros por um local bem localizado e que o preço seja razoável. Afinal, de nada adianta você abrir a sua floricultura em uma área afastada, com pouco movimento e pagar quase nada de aluguel, se você não terá uma boa lucratividade no final do mês.

Estrutura Necessária Para Montar uma Floricultura

A estrutura necessária para montar uma floricultura não é lá tão abrangente. Na verdade, o que você precisará mais é de um espaço para o preparo das flores, um para a recepção e atendimento dos clientes com balcão, telefone, computador, e um espaço para a exposição das flores. Além disso, uma moto também seria ideal para começar o seu negócio com um diferencial da concorrência, já que o serviço de entrega é bastante requisitado.

Em relação à loja de flores propriamente dita, seria legal você pensar em uma decoração chamativa e agradável, já que isso conta bastante na escolha dos clientes. Outra dica é investir um bom dinheiro na fachada da sua loja, já que a primeira impressão é a que fica e, geralmente, uma floricultura bem atraente consegue fazer com que uma pessoa compre algum produto da loja por impulso.

No quesito matéria prima, ou seja, as flores, o ideal é que você procure por diversos fornecedores e faça uma boa pesquisa de preços. Geralmente, os fornecedores podem ser pessoas comuns que cultivam as flores, ou então, associações de produtores. É claro que você também pode avaliar a ideia de ter a sua própria produção de flores caso você se dê muito bem com o cultivo, porém, isso ficaria muito mais trabalhoso e o seu tempo mais curto.

Investimento Inicial Para Abrir uma Floricultura

Não dá para falar sobre o assunto de como montar uma floricultura sem citar os gastos e despesas que você terá com essa abertura. De acordo com as nossas pesquisas e levando em conta a localização que citamos acima e a estrutura necessária para abrir uma floricultura, você provavelmente terá que desembolsar um capital de cerca de R$50 mil reais para iniciar o seu negócio. É claro que esse valor pode variar de acordo com o tamanho do seu empreendimento e região, porém, analisando uma floricultura de porte médio, com um bom estoque, bem localizada, o preço será aproximadamente este.

O prazo de retorno desse investimento também pode variar bastante de negócio para negócio, entretanto, se você souber administrar a sua floricultura da maneira correta, investir em marketing e divulgação dela, fidelizar clientes e, principalmente, seguir algumas das dicas que darei abaixo, você conseguirá um prazo mais curto e logo verá resultados excelentes.

Dicas Para Driblar a Sazonalidade da Floricultura

Vamos ser reais: a floricultura, querendo ou não, possui épocas do ano a qual há um maior giro de caixa e procura. Por isso, diversos empreendedores sentem um certo receio se devem abrir ou não esse tipo de negócio. As datas comemorativas realmente representam 90% das vendas de uma floricultura, porém, isso só acontece quando não há investimento em divulgação, bom atendimento e, principalmente, boa administração.

Para garantir que a sua receita se mantenha mais linear ao longo do ano, é necessário que você inclua mais serviços na sua floricultura e a deixe conhecida na sua cidade. Uma boa maneira de fazer isso é oferecendo serviços para a decoração de ambientes externos, e incluindo outros produtos na sua floricultura, como livros, kits de presentes, ursinhos de pelúcia, chocolates, cestas, vinhos, entre outros. O que quero dizer aqui é que o necessário para garantir o sucesso do seu empreendimento é soltar a criatividade e ter um belo de um jogo de cintura para atrair a clientela.

Aspectos Legais de uma Floricultura

Como qualquer outra empresa, para abrir uma floricultura você também terá que ir atrás de legalizar o seu negócio antes de abrir as portas. Honestamente, eu poderia te ensinar aqui todos os passos para abrir uma empresa, obter o CNPJ, o Alvará de Funcionamento na Prefeitura Municipal e outros detalhes burocráticos, porém, por ser uma parte que dá muito trabalho e que pode gerar diversas complicações, recomendo que você contrate um profissional em contabilidade para te auxiliar em todos esses processos.

loja especializada em flores

Veja também como montar um negócio de produtos orgânicos, talvez lhe interesse.

Vale a Pena Montar uma Floricultura?

Todas as dicas que te dei ao longo deste artigo são um tanto subjetivas e você só saberá se o negócio realmente dará certo colocando a mão na massa. Porém, mesmo assim, algumas pessoas têm fortes dúvidas se abrir uma floricultura dá dinheiro e vale a pena. Na minha opinião, todo empreendimento que ofereça um serviço ou produto que atenda às necessidades de uma determinada demanda, que seja de qualidade, tenha um bom atendimento e relacionamento com os clientes, pode sim dar super certo. O que você precisará para montar o seu próprio negócio, nesse caso a floricultura, é investir mais do que o dinheiro, e sim, muita dedicação.

E aí, caro leitor, o que achou das nossas dicas de como abrir e montar uma floricultura? Se você tiver mais alguma dúvida, sugestão ou experiência que queira compartilhar conosco e com outras pessoas que tem o mesmo objetivo de negócio que você, deixe o seu comentário logo abaixo.

Boa sorte, ou melhor, bons negócios!

Leave a Reply