Como montar uma empresa de limpeza de piscinas

O Brasil é um país tropical, sendo assim, piscinas em nosso país não podiam faltar. O Brasil é atualmente o número 2 do ranking quando se fala em número de piscinas, só perdendo para os Estados Unidos da América, porém, os EUA são infinitamente maiores do que o Brasil. Nosso país possui atualmente cerca de aproximadamente duzentos milhões de pessoas, sendo assim, oportunidades em várias áreas é que não irão faltar, principalmente em relação a piscinas.

Ou seja, que tal juntar o útil ao agradável criando uma empresa de limpeza de piscinas? Pois bem, nesse artigo lhe ensinaremos como você pode montar passo a passo uma empresa de limpeza de piscinas. Muitas pessoas têm piscinas em casa, porém, poucas gostam de limpá-las, sendo assim o ideal para a maioria das pessoas é a contratação de uma empresa especializada em limpeza de piscinas, onde elas sim têm maquinários ideais, equipamentos e profissionais altamente treinados e acima de tudo qualificados para o serviço.

Como montar uma empresa de limpeza de piscinas

Uma piscina limpa é muito mais do que apenas beleza, mas sim sinal também de higiene e saúde, tanto para as crianças quanto para os adultos, diga-se de passagem. Uma piscina má cuidada pode ocasionar em problemas de pele, respiratórios e até infecções graves. Caso a piscina fique muito tempo sem cuidados é perigoso ocorrer a proliferação de mosquitos da dengue no local, uma doença grave e que está sempre atenta a locais de água para se multiplicar. Ou seja, sempre que possível cubra a piscina com um toldo e a mantenha coberta, tanto para a sua saúde quanto para a saúde de sua família e também é claro, para a boa higiene da piscina por si só.

Concorrência e público-alvo de uma empresa de limpeza de Piscinas

Hoje em dia, a concorrência se quer existe nesse mercado, sendo assim uma ótima forma de ganho para o empreendedor que investir neste tipo de negócio que movimenta mensalmente dezenas de centenas de milhares de pessoas. Porém, quem fora entrar neste mercado tem que estar atento as legislações de sua cidade e outras regulamentações impostas pela vigilância sanitária, pois este tipo de serviço compete a ela averiguar.

Caso o bairro que você queira atingir já tenha algumas outras empresas e limpeza de piscinas, fique tranquilo, a velocidade de crescimento das casas que optam por instalar piscinas são cada vez mais altas, sendo assim, tem espaço para todos e o que irá realmente fazer a diferença em relação a uma empresa de prestação de serviços de limpeza de piscina para a outra será a qualidade na entrega do serviço e no marketing da mesma.

Vale destacar que o potencial cliente do empreendedor deste tipo de negócio não são apenas pessoas físicas, mas sim também clubes, academias de ginásticas, clínicas de hidroginástica com fisioterapia, casas de veraneio, hotéis e pousadas, entre outros… Caso você preste um serviço de alta qualidade você pode prestar serviços fixos para essas empresas, sendo assim, você terá um ganho relativamente alto todo mês e poderá levar o seu negócio para o outro nível com mais tranquilidade, sem necessitar trabalhar preocupado e precisar matar um leão por dia.

A demanda deste tipo de serviço em casas particulares varia muito, geralmente no verão esse tipo de serviço é mais requisitado, como também nos finais de semana, mas, no quesito, hotéis, pousadas e outros exemplos como dito no parágrafo anterior, isso não muda tanto, a procura por esse serviço é todo dia e em todas as épocas do ano.

Conheça também o Como Montar uma Distribuidora de Aguá Mineral, vale a leitura.

Dicas para localização e marketing de uma empresa de limpeza de Piscinas

Todo e qualquer negócio é necessário que se tenha uma boa localização, isso faz toda a diferença, já que tornar um empreendimento conhecido com uma boa localização faz toda a diferença. O marketing também é extremamente essencial, caso contrário a sua clientela será pequena e nenhum negócio vive sem clientes. Você também pode fazer parcerias com donos de lojas de produtos para piscinas e aumentar assim drasticamente a sua clientela.

Antigamente fazer um bom marketing de algum negócio era algo muito difícil, hoje em dia isso é bem simples através das redes sociais, principalmente do Facebook, por exemplo. Onde você pode fazer anúncios em grupos da sua cidade ou até mesmo nos da sua região se você atender. Com isso você atinge um ótimo público-alvo gastando zero. É inviável hoje em dia você viver apenas do marketing convencional, hoje o mercado requer mais do que apenas o básico, que é o carro de som divulgando o negócio e um outdoor.

Como montar uma empresa de limpeza de piscinas

Estrutura da empresa de limpeza de Piscinas

É preciso de algumas áreas dentro da empresa para o negócio correr redondo e dar tudo certo. Áreas como: administração, sala de treinamento, depósito de produtos, banheiro e sala de atendimento é essencial para a sua empresa ser reconhecida no mercado e fazer a diferença. Principalmente a área de atendimento, deve ser bonita e agradável, com ar-condicionado, passando ao futuro cliente confiança acima de tudo.

Um local com cerca de aproximadamente 70 metros quadrados já é o suficiente para montar uma empresa de limpeza de piscinas. Geralmente o aluguel de tamanho relatado acima em bairros de centro batem a casa dos R$ 800 reais mensais, porém, vale o investimento. Em questão de localização não se pode economizar de forma alguma.

Vale destacar que uma piscina requer diversos cuidados e não apenas limpeza, instalação também é essencial, assim como conserto, sendo assim, não coloque todo o seu negócio na mesma cesta, é preciso diversificar. Preste diversos serviços e contrate mão de obra qualificada e os treine sempre, com isso você valoriza a sua própria empresa e conseguir a partir disso cobrar mais pelos serviços prestados por você.

Legalização

Parte essencial de uma empresa, você precisa legalizá-la, porém, hoje em dia isso é fácil com o site do Microempreendedor Individual, que é onde você consegue tirar um CNPJ em poucos minutos e pode além disso, gerar notas fiscais sem necessidade de ter um contador. Montar uma empresa de limpeza de piscinas é um grande negócio atualmente. Portanto, mãos na massa e sucesso!

Leave a Reply