Como Montar Uma Banca de Revistas

Você pretende ter um negócio rentável e lucrativo que prenda a atenção dos clientes diariamente? Creio que sim, caso contrário não estaria lendo este artigo. Pois bem, um dos maiores e melhores negócios para quem quer crescer rápido e com pouco dinheiro é montar uma banca de revistas. O trabalho de montar um projeto deste tipo é relativamente fácil, e o melhor, você consegue fidelizar facilmente os seus clientes em pouco tempo, até porque, jornais e revistas são impressos quase que diariamente, quiçá diariamente em muitos dos casos, ou seja, quem gosta de ler ou é fã de tal jornal irá a sua banca de jornais e revistas diariamente consumir o que você vende.

Quem gosta de ler, simplesmente lê diariamente e não tem preferência por banca de revistas, sendo assim, a preferência da pessoa é ler o que se gosta, até porque a pessoa não irá ler em seu estabelecimento, com isso você consegue captar este cliente se você estiver mais perto da residência dele do que o cara da banca de jornal ao lado, por exemplo.

O que muito se fala atualmente na hora de montar um negócio é na qualidade do atendimento. Mas, neste tipo de empreendimento o cliente ficará com o dono da banca por apenas alguns minutos e nesse caso não é preciso ter uma relação muito estreita com o cliente, sendo assim, a melhor banca de jornal não será a mais linda ou a de melhor qualidade e atendimento, mas sim a banca que estiver mais próxima da pessoa que pretende adquirir uma revista ou um jornal, por exemplo. Acho que a partir dessa explicação ficou claro para você o que eu quis dizer.

Como Montar Uma Banca de Revistas

Como funciona uma banca de revistas

Uma banca de revistas trabalha geralmente a partir de consignação, mas o que significa isso? Simples, você não paga nada pelas revistas e jornais, simplesmente a empresa passa em sua revistaria e deixa exemplares dela, caso você venda, você ganha comissão em cima daquela venda, se você não vender você não perde nada, basta devolver o que recebeu ou aguardar alguém da empresa buscar de volta.

Esse modo de trabalho é o mais ideal para revistarias, pois você não precisa comprar dezenas de exemplares diários, pois como todos sabem, alguns jornais são impressos diariamente, com isso, ficaria simplesmente inviável você comprar dezenas de exemplares de dezenas de jornais diariamente, com certeza você pecaria em alguma compra e deixaria de vender dezenas de exemplares e com isso você perderia dinheiro, sem contar na trabalheira que você teria de entrar em contato com jornais diariamente pedindo o exemplar do dia seguinte.

Sendo assim, o formato de consignação é o ideal, ganhar comissão por venda e não perder nada senão vender é o sistema e o plano de negócio perfeito para uma banca de revistas e jornais. Geralmente o número de vendas de jornais semanais bate a casa dos 250, sem contar as revistas que são vendidas bem diariamente, vale frisar que o domingo é o dia que se vende mais jornais se comparado a todos os outros dias da semana, isso acontece pois de domingo as pessoas tem mais tempo e não trabalha, com isso sobra-se tempo para ficar mais antenado do que aconteceu no Brasil e no mundo durante a semana. Com isso, a comissão de centavos por venda de revistas e jornais acaba valendo a pena.

Conheça também  130 Ideias  de Negócios para trabalhar em casa, vale a leitura.

Localização e público-alvo de uma banca de revistas

Essa é a parte mais importante do negócio: a localização. Até porque, quem não é visto não é lembrado. Uma revistaria, banca de jornais, o que seja, qualquer outro tipo de negócio, tem que estar em contato direto com o público-alvo, ou seja, prefira instalar a sua banca de jornais e revistas em centros urbanos e em bairros residenciais, com isso o aglomerado de pessoas no local é alto e você só tem a ganhar com isso, nada de abrir um negócio deste tipo em local de pouco movimento, isso é o fim do seu negócio.

Não se pode economizar em aluguel em relação a este tipo de negócio, é preciso investir o máximo possível para ficar em um local privilegiado a fim de ficar perto de dezenas de centenas de milhares de pessoas, lhe garanto que você só tem a ganhar.

Você também não pode de forma alguma ficar preso em apenas jornais e revistas, é preciso inovar e até vender cartões de recarga de celular, bebidas e salgadinhos, tudo o que as pessoas consomem diariamente e que dê pra estocar por um certo espaço de tempo é positivo para o seu negócio prosperar cada vez mais neste mercado, mercado este que só cresce no Brasil diariamente, diga-se de passagem.

O público-alvo de quem visita uma banca de jornais é bem variada, ele varia desde crianças que gostam de revistas em quadrinhos e revistas de desenhar desde, adolescentes, adultos e idosos, você também engloba pessoas que são estudantes e concurseiros, pois esse tipo de pessoa precisa muito de materiais para estudo, ou seja, você precisa pegar o maior número de pessoas possíveis para vender cada vez mais e com frequência, até porque, de nada adianta vender bastante hoje e amanhã não vender nada, caso o seu negócio seja desta forma, você está setado ao fracasso.

Como Montar Uma Banca de Revistas

Documentação necessária para montar uma banca de revistas

Antes de montar qualquer negócio, por mais simples que ele seja, é preciso regularizá-lo da melhor forma possível, e, para montar uma banca de revistas você precisa comparecer à prefeitura de sua cidade para conseguir o Alvará de Funcionamento, só depois disso você pode abrir o seu novo empreendimento. Você também precisa de um CNPJ, que pode ser tirado online mesmo pelo site do Microempreendedor Individual, em poucos dias ou até mesmo horas você consegue regularizar o seu negócio da melhor forma possível.

O público-alvo de uma banca de revistas são pessoas de alta classe social, e, esse público usa muito cartão de crédito, sendo assim, o ideal é você ter uma máquina de cartão e isso só é possível com um CNPJ, ou seja, profissionalize seu negócio e antes de qualquer coisa conheça seu público-alvo.

E aí, caro leitor ou cara leitora, o que achou das nossas dicas de como montar uma banca de revistas? Deixe o seu comentário logo abaixo e bons negócios!

Leave a Reply