Como Montar uma Agência de Turismo

Está pensando em abrir um negócio próprio, mas não tem nem ideia de por onde começar? Se a sua dúvida é acerca de como montar uma agência de turismo e viagens, então você está no lugar certo, pois a nossa equipe tomou a liberdade de pesquisar sobre esse ramo que, nos últimos anos, está crescendo consideravelmente e sendo uma ótima opção de investimento.

Quer dicas sobre planejamento, localização, investimento inicial, análise de mercado, consumidores e concorrentes de uma agência de turismo? Então continue lendo abaixo para conferir essas e outras informações.

montar agencia turismo

Análise de Mercado, Concorrência e Consumidores

Apesar do Brasil não estar nos seus melhores anos, os brasileiros, mesmo assim, não deixam de investir o seu dinheirinho em viagens para conhecer novos lugares e se aventurar mundo afora. Desde uma ida ao sul do Brasil até uma visita nas belas praias nordestinas, ou então, uma viagem para o exterior, as pessoas, independentemente de sua classe social ou sexo, fazem uma viagem por inúmeros motivos, entre eles, uma tentativa de lazer, descanso, e curiosidade para conhecer novas culturas.

Pensando nisso, você pode entender que a busca por agências de turismo está extremamente grande, já que a vontade de sair da zona de conforto é ainda maior. Por isso, é possível afirmar que abrir uma agência de turismo e viagens é sim uma ótima ideia de negócio e que gera resultados surpreendentes. Mas, para conseguir esse sucesso tão almejado, também é necessário extrema dedicação por parte do empreendedor, começando pela vontade de se destacar em meio à concorrência.

Por ser um negócio que dá dinheiro, a concorrência é altamente grande, e por isso, encontrar estratégias que possam driblar e atrair a clientela é fundamental. Analisar o mercado, encontrar e definir o seu público alvo, anotar as preferências dos seus clientes, os seus hábitos, e principalmente, oferecer um serviço de qualidade e que atenda às necessidades dos seus consumidores é o primeiro passo para garantir o sucesso do seu empreendimento.

Um exemplo de análise de mercado e consumidores é a opção de abrir uma agência de turismo voltada para atender a demanda da terceira idade. Os mais velhos, hoje em dia, principalmente depois da aposentadoria, estão em busca de um pouquinho de diversão e descanso em algum lugar realmente agradável. Por isso, esse mercado que ainda é pouco explorado pode trazer resultados inimagináveis. É claro que, nesse caso, você terá que buscar por alternativas para divulgar o seu negócio muito mais eficazes do que para atingir a outros públicos. Essa é uma ideia que pode ser um sucesso.

Localização de uma Agência de Turismo e Viagens

Para a sua agência de turismo e viagens ser bem conhecida, é necessário que, além de um bom marketing, você também escolha uma localização excelente. Se você acha que abrir uma agência de turismo em qualquer local, afastado e sem movimento algum irá te garantir um bom giro de caixa, desista, não dará certo. As empresas que mais se dão bem no mercado são aquelas localizadas em centros comerciais extremamente movimentados, assim como em shoppings, aeroportos e bairros de classe média e alta.

Além disso, outra opção que vale ressaltar é a oportunidade de abrir uma agência de turismo online. Como você deve saber, o e-commerce, nos últimos anos, vem crescendo bastante, e por isso, para os empreendedores está pode ser uma ótima chance de se destacar no mercado online e conseguir ter um bom rendimento no final do mês. Outra vantagem de abrir um negócio online é que você poderá economizar muito mais em relação aos custos e despesas iniciais que qualquer empreendimento exige, principalmente a de uma agência de porte grande.

Pessoal Necessário Para uma Agência de Turismo

O ponto mais importante da sua agência de turismo serão os seus funcionários e a relação que eles têm com os seus clientes, isso porque serão eles os quais fecharão contratos, farão ofertas, divulgarão a sua empresa, etc. Por isso, escolher profissionais qualificados, que saibam de toda a política da sua empresa, são carismáticos, e que principalmente, sejam bons negociadores, é extremamente fundamental.

A quantidade de pessoas necessárias para abrir uma agência de turismo irá variar de acordo com o tamanho do negócio. Porém, com uma base de uma agência de porte médio, inicialmente, 3 profissionais bem capacitados é o bastante. É claro que com o crescimento da demanda na sua agência, será necessário que você aumente a quantidade de pessoal que trabalha para você.

Estrutura de uma Agência de Turismo e Viagens e Investimento Inicial

Além de um serviço de qualidade, também é indispensável que você pense na estrutura da sua agência de turismo e viagens, isso porque, um ambiente aconchegante e com um ar agradável também conta na experiência do seu cliente com a sua empresa.

Uma agência de turismo relativamente grande, bem equipada e com um número intermediário de funcionários, precisará de aproximadamente de 40m² à 100m², dependendo do tamanho que você achará mais apropriado. Em relação à estrutura, balcões para a recepção com computadores, telefone, impressora e outros equipamentos de escritório é importante. Além disso, fazer uma sala de reuniões, um banheiro para funcionários e clientes, e uma copa para servir água e café também é indispensável.

Pensando com esse mesmo raciocínio de tamanho e funcionalidade da sua agência de viagens, o investimento inicial necessário para abrir esse empreendimento é de cerca de aproximadamente R$30 mil reais, porém esse valor pode variar.

Dicas Extras Para Melhorar a Sua Agência de Turismo e Viagens

Pensar em maneiras de se diferenciar das outras agências de turismo e conseguir mais clientes é fundamental. Mas, como fazer isso já no início? Simples, comece a acompanhar desde já as tendências do mercado de viagens para conseguir proporcionar melhores experiências para a sua clientela. Descubra as maiores necessidades do seu público alvo e invista nisso. Pacotes de lua-de-mel para destinos paradisíacos, com brindes e promoções para os casais, por exemplo, é uma maneira de conquistar os recém-casados até a sua empresa. Outra dica é investir em pacotes para SPA’s, hotéis fazendas no interior, e outros destinos que seriam voltados para as pessoas que desejam se ausentar das cidades grandes e que buscam descanso em algum local relaxante.

Esses pequenos diferenciais podem fazer muita diferença no sucesso da sua agência de turismo, pois podem atender e satisfazer as necessidades de uma grande demanda que, às vezes, são pouco exploradas.

Marketing e Divulgação da Agência de Turismo e Viagens

Investir no marketing da sua empresa é, sem sombras de dúvidas, um meio de atrair uma grande massa de prospectos interessados em seus pacotes de viagem. Por isso, divulgar a sua empresa, principalmente pelas redes sociais como o Facebook, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de conseguir clientela. Investir em anúncios patrocinados com já definido um público alvo para atingir, é um jeito de começar a sua agência de turismo, tanto física quanto online, com resultados excelentes.

Elaboração de um Plano de Negócios

Como qualquer outro empreendimento, elaborar um plano de negócios é indispensável para garantir um futuro promissor para a empresa. Definir os objetivos, metas, expectativas, lucros iniciais, perfil dos clientes, preços do mercado, investimento inicial necessário e a localização da sua agência, é importantíssimo. Se você não sabe como fazer um planejamento da sua empresa, então recomendo que você leia esse artigo que ensinamos o passo a passo para desenvolver um plano de negócios bem elaborado. Não se esqueça que o sucesso de uma empresa é, principalmente, o resultado de um bom planejamento.

E aí, caro leitor, o que achou das nossas dicas de como montar uma agência de turismo? Se você tiver mais alguma dúvida, sugestão ou experiência que queira compartilhar conosco, deixe o seu comentário logo abaixo. Boa sorte, ou melhor, bons negócios!

Leave a Reply