Como Montar uma Academia

As academias são hoje um dos espaços mais frequentados do Brasil e do mundo. O incentivo constante de levar uma vida saudável e ser portador de uma boa aparência têm levado pessoas de todas as idades e classes sociais a buscarem por academias onde possam ter o tão sonhado corpo estético e onde possam melhorar sua qualidade de vida. Isso facilita e muito os planos daqueles que desejam montar uma academia, que apesar de existirem aos montes, ainda há espaço no mercado, basta que você saiba no que estará investindo e como investir, para ter noções sobre como começar uma empresa neste ramo, acompanhe esta edição.

Como Montar uma Academia

Conheça a Clientela

Primeiramente é necessário conhecer o seu público, o tipo de pessoas que deseja atrair e, para isso, você pode levar em conta os tipos de públicos que estão faltando nas demais academias de sua cidade, por exemplo, se em sua cidade a maioria das academias são destinadas à homens e mulheres que buscam melhoria na musculatura, invista numa academia destinada à atividades físicas para pessoas da terceira idade; se a maioria destina-se a pessoas da classe média, você pode investir em academias destinadas à classe alta ou à classe mais baixa.

Nesse caso é preciso pensar na quantia disponível para investimento, se pretende começar com um pequeno negócio, não invista em público de classe alta, pois o porte de sua academia não superaria o porte de outras academias destinadas a esse público; nesse caso, o melhor seria destinar-se ao publico de classe mais baixa, embora o lucro pareça baixo inicialmente, você terá mais chances de atrair clientes e com o tempo expandir o seu negócio.

Tenha um Ponto Estratégico

Escolha o local adequado para montar sua academia de acordo com o público alvo, se o público alvo for classe alta, busque montar em bairros nobres ou em grandes centros; caso o público seja de classe baixa, monte seu negócio em bairros de fácil acesso para esses clientes, nesse caso seria também recomendável que haja pontos de ônibus e metrô para facilitar a locomoção.

Lembre-se de fazer uma pesquisa pelo local onde deseja instalar-se para verificar a quantia de academias iguais ou parecidas com a sua que já estão instaladas por lá, dê preferência a locais onde haja poucas academias como a sua.

Conheça também o Como abrir uma academia de Pilates , vale a leitura.

Planejamento do Imóvel e Equipamentos Necessários

O imóvel deve ser amplo para que tenha como comportar os equipamentos necessários e a infraestrutura adequada, em média 250 metros quadrados. Seu imóvel deve possuir pelo menos área de recepção, sala de administração, sala para aula de ginástica, área para musculação com aparelhos, vestiário feminino e masculino com chuveiros. Porém, se você deseja um ambiente mais completo e que atraia mais clientes, de acordo com sua disponibilidade financeira, você pode incluir sala de avaliação física, área específica para aquecimento, alongamento e condicionamento, lanchonete com alimentos e bebidas saudáveis, local para venda de produtos como roupas esportivas e suplementos, sala de descanso, disponibilidade de Wi-fi, espaço onde pais possam deixar suas crianças enquanto utilizam a academia e ainda salões de beleza.

Uma academia deve contar com equipamentos específicos para o treinamento. Existem diversos tipos de aparelhos que você pode agregar em seu estabelecimento, quanto mais aparelhos, maiores as chances de atrair clientes. Alguns dos aparelhos indispensáveis são: bicicleta ergométrica, pull over, pec-deck, esteira, banco supino, leg press, halteres, step, cross trainers, peitoral dorsal, máquina flexora, cadeira romana, entre outros.

Além disso, seu estabelecimento deve possuir bebedouros, aparelhos de som, balcão e outros acessórios administrativos, mais as mobílias de áreas recreativas. No total você deverá desembolsar uma média de R$ 100.000,00; para possuir uma academia razoavelmente completa. Conforme agrega valores à sua academia, esse valor estimado irá aumentar, isso também varia de acordo com a qualidade dos produtos e do local onde situada.

Contrate Profissionais Qualificados e Atualizados

Para o funcionamento de sua academia, possuir os equipamentos necessários e clientes não basta, é preciso que haja funcionários capacitados trabalhando com você. Esses funcionários serão basicamente: atendente, dê preferência a pessoas simpáticas, bem humoradas, que saibam o que estão fazendo e habilidosas para atender as necessidades dos clientes; profissionais graduados em Ed. Física, qualificados e atualizados no ensino da prática de atividade física e conhecedores da fisiologia humana; pode ser necessário também a contratação de médicos que irão avaliar a condição física dos clientes para saber o tipo de atividade que estes podem exercer e ainda a contratação de nutricionista, para oferecer acompanhamento nutricional aos clientes, para potencializar os resultados das práticas físicas, esse oferecimento pode dar ao seu negócio um diferencial interessante para atrair clientes.

Não se Perca na Administração

Sua academia deve possuir sistema de automação eficiente para facilitar a parte administrativa como gerenciamento de cadastros, cobranças, contas a receber e a pagar, etc. Deve ficar atento ao orçamento, nos custos para manter o estabelecimento e possuir sempre uma reserva financeira para manter-se seguro.

Para que seu negócio funcione sem problemas, tudo deve estar de acordo com as normas legais para pertencer um estabelecimento, para ajuda-lo com as papeladas e para o fornecimento de maiores detalhes, você deve entrar em contato com um profissional de contabilidade.

Como Montar uma Academia

Faça Com Que Seu Negócio Apareça

Além das recomendações já passadas, você pode incluir em seu negócio outros serviços que irão te dar destaque, como fornecer aulas de hidroginástica, aulas de artes marciais, dança, spinning, body system e outros serviços. Pode, inclusive, optar por uma atividade especifica dentro do ramo das academias, como abrir uma academia apenas de hidroginástica, academia só de artes marciais e etc. Se possível, ofereça serviço domiciliar para clientes que não podem ir até a academia, como idosos e outras pessoas com problemas de saúde. Procure também fornecer serviço qualificado para pessoas portadoras de deficiência física.

Divulgue seu estabelecimento em jornais, revistas da cidade, panfletos, deixe cartões de sua academia em lojas de suplementos e artigos esportivos, estabeleça contatos e parcerias, ofereça serviço de qualidade para que seus clientes sejam ativos e tragam novos clientes.

Planeje Tudo Antes

Busque especializar-se sempre para estar por dentro das últimas novidades e agregar conhecimentos ao seu negócio. Antes de iniciar qualquer investimento, tenha em mente se aquilo realmente te trará retorno e se você realmente pode investir naquilo. Tendo tudo planejado dificilmente haverá arrependimentos e insucessos. Caso você tenha algo a acrescentar nessa matéria, deixe nos comentários para que mais pessoas possam ter conhecimento; caso tenha alguma pergunta você também poderá deixar nos comentários!

 

Leave a Reply