Como montar uma ótica de sucesso

As pessoas estão cada vez mais precisando usar óculos de grau e, por isso, uma ótima oportunidade de negócio é abrir uma ótica. No entanto, por falta de experiência, muitos empreendedores se veem em dúvidas sobre como montar uma ótica de sucesso e, por isso, o Gera Negócios decidiu elaborar este artigo para responder todas as dúvidas sobre essa ideia de negócio. Confira logo abaixo!

Como montar uma ótica de sucesso

Pesquisa de mercado

Antes de você tomar qualquer atitude de abrir a sua ótica, é muito importante que você, primeiramente, faça uma análise de mercado para ter certeza sobre a viabilidade, ou não, da sua ideia de negócio. Muitos empreendedores, por paixão por sua ideia, acabam deixando de lado detalhes como a concorrência e particularidades sobre seu público, o que acaba acarretando em futuros prejuízos.

Público-alvo de uma ótica

O público-alvo de uma ótica sempre será grande, já que as pessoas recorrem a estes tipos de estabelecimentos quando possuem algum problema oftalmológico ou querem comprar um óculos escuro para proteger os seus olhos do sol e, de quebra, ainda ficar na moda.

Para atender satisfatoriamente à demanda, é muito importante que a ótica se mantenha atualizada nas últimas tendências de óculos de grau e escuros, os modelos que mais fazem sucesso e quais modelos o público tem comprado mais.

Leia também: Como Abrir um Negócio com 1000 reais 

Produtos para vender em uma ótica

Além dos óculos de grau e o serviço de fabricação das lentes, uma ótica também pode vender óculos escuros, assim como lentes de contato. Relógios, alianças e anéis também são alguns dos outros produtos que também podem ser encontrados em estabelecimentos deste tipo, mas isso dependerá da vontade do empreendedor e se há demanda para tal venda.

Fornecedores de uma ótica

Se você quer aprender como montar uma ótica de sucesso, aqui vai uma dica que vale ouro: sempre procure revender os produtos apenas de fornecedores de confiança e que trabalham com óculos e outros itens de qualidade! Assim, você também consegue aplicar um melhor preço.

Localização ideal para abrir uma ótica de sucesso

Um dos pontos principais ao abrir uma ótica é pensar na melhor localização para instalar o estabelecimento. Vários empreendedores deixam esse detalhe passar e, quando estão com as portas abertas, arrependem-se de não terem prestado mais atenção a esse quesito.

Mas, por que é tão importante pensar no local? Pense comigo: se os seus clientes não te acharem, como é que você irá vender? Por isso, sempre procure abrir a sua ótica em ruas com grande fluxo de pessoas, centros comerciais, etc. Shoppings centers também são outra opção de local para abrir um estabelecimento que vale muito a pena. Apenas tenha certeza de escolher o melhor local de acordo com o seu público-alvo.

Funcionários para uma ótica

Se você quer ter uma ótica de sucesso, então comece contratando pessoas que visam o crescimento, trabalham duro, conhecem o seu produto (queiram conhecer) e sejam simpáticas para oferecer o melhor atendimento ao cliente.

Em relação à quantidade de funcionários para uma ótica, sugerimos que você comece com uma pessoa para o caixa e mais duas atendentes para a área de vendas. Caso a sua ótica seja de pequeno porte, apenas uma pessoa, no caso você, pode dar conta de tudo.

Marketing e divulgação

Não importa se uma ideia de negócio é pequena, média ou grande. Todas elas precisam de investimento em divulgação se quiserem alcançar o sucesso. Portanto, calcule no seu orçamento uma boa quantia para chamar clientes para o dia da inauguração da sua loja e, posteriormente, continue fazendo propagandas nas mídias sociais, principalmente, pois são as que mais dão retorno.

Como montar uma ótica de sucessoComo montar uma ótica de sucesso

Desenvolvimento de um plano de negócios

Agora que você já sabe o básico de como montar uma ótica de sucesso, é importante que você invista tempo para elaborar um plano de negócios para a sua ideia.

Se você não sabe o que é plano de negócios, este é um documento onde contém todas as informações relacionadas ao seu futuro empreendimento, desde localização até o cálculo do orçamento e pesquisas de mercado. Caso você não tenha ideia de como fazer o planejamento da sua ótica, sugiro que você leia o artigo especial que fizemos explicando o passo a passo para fazer um plano de negócios perfeito. Tenho certeza que te ajudará.

Gostou do nosso artigo ou tem alguma outra sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades que postamos aqui no blog sobre ideias de negócios e dicas de empreendedorismo. Bons negócios!

Leave a Reply